Green skills: sinônimo de transformação!

Green skills: sinônimo de transformação!

04/09/2023 | Ana Clara Lima

O mundo está passando por uma profunda transformação, impulsionada pela crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade urgente de adotar práticas mais sustentáveis. Nesse cenário, as "green skills" (habilidades verdes) emergem como um conceito vital, não apenas para a sobrevivência do planeta, mas também desenvolvimento econômico e social. Sendo assim, compreenda como elas vão além das competências tradicionais, incorporando conhecimentos e práticas em prol de um futuro mais equilibrado.

A era das green skills é agora!

A rápida evolução tecnológica, combinada com desafios ambientais, está moldando uma nova paisagem de trabalho. Não obstante, as corporações estão reconhecendo a importância de profissionais com conduta ética, capazes de integrar soluções certeiras em todas as esferas de suas operações. Essa exigência por adaptação impulsionou a demanda por funcionários versáteis para lidar com os complexos problemas enfrentados atualmente.

A aptidão em questão engloba uma ampla gama de setores e disciplinas, indo desde a gestão de recursos naturais até a arquitetura equilibrada, passando pela energia renovável, agricultura regenerativa e muito mais. “Pessoas assim podem ser encontradas em diversas áreas, como engenharia, urbanismo, economia, comunicação, ciência da computação e até mesmo artes. Essa abordagem multidisciplinar reflete a complexidade dos obstáculos da modernidade e a necessidade de soluções precisas”, destaca Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Nesse contexto, a educação desempenha um papel fundamental na promoção das green skills. Isso porque universidades, instituições de ensino técnico e programas de formação profissional estão se adaptando para oferecer currículos enfatizando a sustentabilidade em suas diversas facetas. Assim, é permitido aos alunos tornarem-se não apenas trabalhadores qualificados, mas também agentes de mudança com princípios em suas futuras carreiras.

Logo, muitas companhias estão adotando uma perspectiva proativa na promoção de tais competências entre seus colaboradores. Programas de treinamento interno, workshops e iniciativas de conscientização estão se tornando cada vez mais comuns. No final das contas, elas percebem como a capacitação do seu time não apenas contribui para o globo, mas também melhora a eficiência operacional, a inovação e a reputação da marca. 

As tendências mercadológicas

Apesar dos avanços, uma pesquisa recente conduzida pelo ManpowerGroup (2023) destaca como somente 34% das organizações deram início ao processo de compreender e estabelecer os requisitos para funções relacionadas a empregos verdes ou marcador por demandarem aptidões relacionadas ao tópico. Isso evidencia um começo no movimento em direção à contratação nesse contexto. 

Em um cenário global onde os valores e conceitos ESG têm um impacto crescente, a desenvolver green skills emerge como um desafio central tanto para as firmas quanto instituições de ensino. “É essencial elas estarem na pauta da estratégia das empresas e na formação dos profissionais, pois sem treinamento, desenvolvimento e educação, será pouco provável as organizações conseguirem efetivamente ter uma economia verde. Ou seja, é necessário ter talentos para fazer essa transição”, pontua Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas.

A pesquisa também revela como os empregadores continuam a enfrentar desafios na busca por especialistas completos, com 56% indicando esse como o maior obstáculo hoje em dia. Dentre as vagas disponíveis, os ramos mais necessitados incluem: TI & Dados (43%), Operações e Logística (37%), Manufatura e Produção (37%) e Administração e Suporte de Escritório (34%).

Fica claro, portanto, como a importância de manter-se atualizado sobre as novas dinâmicas corporativas e suas consequentes tendências mercadológicas. “Algumas empresas podem e trazem uma contribuição maior na questão ambiental (E), provavelmente buscarão essas habilidades nas profissionais mais ligadas ao ecossistema. Da mesma forma, empresas do segmento de serviços, varejo ou outros mais focados nas pautas sociais, possivelmente buscarão essas aptidões nos profissionais considerando áreas mais e de diversidade e inclusão (S)”, reforça Wilma. 

A digitalização faz parte da transformação!

Atualmente, a escassez de recursos naturais, as mudanças climáticas e a poluição são apenas alguns dos problemas urgentes enfrentados pela humanidade. A solução para esses impasses vai além da adoção de posturas já estabelecidas, pois requer uma atitude inovadora e visionária apta para transformar o modo como interagimos com a Terra. Não obstante, as cobranças sociais sobre essa pauta são intensas e impactam diretamente o campo comercial. 

Nos últimos anos, a experiência do consumidor tem sido o alvo de atenção dos estabelecimentos. Isso porque as prioridades de significativa parcela populacional mudou e é preciso seguir o ritmo das novidades. Desde a pandemia, a digitalização das atividades foi um grande exemplo de reestruturação no mundo corporativo. Afinal, o distanciamento abriu as portas para a realidade virtual de uma forma nunca vista antes.

Apesar de já ser um fenômeno em andamento, a migração para o on-line passou a fazer parte do cotidiano laboral de muitas pessoas. Com isso, os processos físicos, envolvendo tanto contratos quanto atendimentos ao cliente, tornaram-se cada vez mais obsoletos. “Sem a possibilidade de realizar reuniões presenciais ou até mesmo viajar, as parcerias precisaram ser fechadas remotamente. Como nunca, ficou nítida a necessidade de validar documentos a distância de forma segura e ágil”, reforça Mencaci. 

Nessa conjuntura, a assinatura digital ganhou ainda mais força no mercado e facilitou a rotina dos mais variados setores. A partir dessa ferramenta, encontra-se um caminho confiável e otimizado em relação à tradicional rubrica em papel. Tendo em vista a indispensabilidade das impressões físicas, há uma redução no desmatamento e de toda a burocracia envolvendo o envio de formulário via correio. Essa alternativa pode ser a peça-chave para alinhar a modernização operacional com a capacitação das equipes nos dias de hoje. 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!