A digitalização do bem

A digitalização do bem

02/10/2023 | Ana Clara Lima

Nos dias atuais, a inovação não é apenas uma ferramenta para facilitar a vida cotidiana, mas uma força poderosa capaz de promover o bem-estar coletivo, ambiental e humano. A digitalização do bem é um fenômeno no qual está emergindo rapidamente, marcando um ponto crucial na interseção entre a inovação e a busca por um mundo mais sustentável e igualitário. Sendo assim, entenda como os recursos modernos estão sendo utilizados para impulsionar causas sociais e humanitárias, transformando a maneira como abordamos problemas globais e tornando o futuro mais promissor para todos.

Como usar bem a tecnologia?

Como bem sabemos,  a tecnologia está sendo empregada de maneiras inovadoras para abordar questões urgentes, como a mudança climática, a degradação florestal e a escassez de recursos naturais. A inteligência artificial, por exemplo, está sendo usada para otimizar o uso de energia em edifícios, reduzir o desperdício de alimentos e até mesmo para monitorar e prever padrões climáticos, fornecendo dados valiosos para a tomada de decisões ecológicas.

Nesse contexto, a virtualização das atividades tanto individuais quanto laborais está possibilitando o acesso à educação e o desenvolvimento de habilidades em regiões remotas e desfavorecidas. Plataformas de aprendizado on-line estão disponíveis para pessoas em todo o mundo, permitindo adquirir conhecimentos relevantes. Ou seja, está quebrando barreiras e criando oportunidades para um amanhã menos desigual.

Dessa forma, as novidades estão sendo direcionadas para modificar vidas e o planeta de maneiras inimagináveis há algumas décadas. No entanto, é fundamental garantir essa revolução de ser inclusiva, ética e orientada por valores humanos. “Enquanto continuarmos nesse caminho, é imperativo manter o foco em criar um futuro melhor e mais acessível para todos, por meio da potência diferenciada da tecnologia. O futuro é digital e podemos fazê-lo ser do bem”, contextualiza Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

A transformação digital chegou para ajudar!

De acordo com informações fornecidas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2021, a produção global de papel atingiu a marca de 518,4 milhões de toneladas, resultando em uma demanda considerável de água em quase todas as etapas de fabricação. Além disso, é importante salientar como a indústria desse material está diretamente relacionada ao uso intensivo de árvores, muitas vezes de florestas, impactando diretamente a biodiversidade. Nessa conjuntura, elencamos seis benefícios trazidos pela transformação digital. Veja!

Interações rápidas baseadas no feedback: como nunca, as companhias reconhecem a importância de ouvir atentamente sua audiência e, mais significante, agir rapidamente com base nesse diálogo. A velocidade na resposta às necessidades e preocupações externas não apenas demonstra um compromisso genuíno com a qualidade, mas também pode ser a diferença entre manter um cliente fiel e perdê-lo para a concorrência. 

A era tech exige instantaneidade e quem consegue agir rapidamente com base nas opiniões coletivas está estabelecendo um padrão de serviço no qual é valorizado e reconhecido. Afinal, vivemos em um mundo onde a atenção e a lealdade dos consumidores são conquistadas a cada interação.

Experiências digitais para o público: em um cenário onde a inovação permeia praticamente todos os aspectos da vida cotidiana, as expectativas dos usuários estão ainda mais elevadas. Não obstante, as corporações são constantemente desafiadas a oferecer experiências excepcionais de maneira intuitiva, eficaz e memoráveis.

Isso envolve desde a navegação perfeita em sites até interfaces de aplicativos envolventes e eficientes. “Antes da cultura ágil, é preciso ter transformação digital. Ambas não são possíveis sem a interação entre os indivíduos e os respectivos procedimentos e ferramentas utilizadas. Também é essencial ter soluções tecnológicas, das quais permitam a colaboração entre clientes, parceiros e stakeholders, além de um planejamento concreto de ações, o qual será periodicamente visitado para checagem de resposta às mudanças”, explica Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Adaptação rápida às transformações: as mudanças acontecem em ritmo acelerado, seja na ciência, nas tendências de mercado ou nas dinâmicas sociais. Por essa razão, conseguir ajustar-se de forma ágil e eficaz a essas movimentações têm uma vantagem competitiva significativa. Isso exige flexibilidade, mentalidade aberta e a disposição de aprender e desaprender em um ciclo contínuo. “Outro ponto de atenção é como a inovação precisa ser levada a sério pelas empresas e gestores para ter uma jornada efetiva de transformação digital, tendo em vista como mudar a cultura requer adaptabilidade de todos os envolvidos, sendo necessário empregar os processos e dar lugar para a inteligência colaborativa”, reforça Gonçalves. 

Transparência e responsabilidade: esse tópico implica na divulgação clara e honesta das ações, intenções e impactos de uma empresa. Ela promove tanto a confiança quanto demonstra um compromisso genuíno com a ética e a integridade. É o reconhecimento da influência da instituição na população e no meio ambiente, e a disposição de assumir essa responsabilidade de forma justa e sustentável. “Hoje em dia, testemunhamos o impacto da ESG nos negócios e como o conceito chegou para ficar. Nessa conjuntura, a digitalização de certificados chegou para trazer maiores facilidades e alinhar culturas empresariais com os juízos atuais da sociedade”, acrescenta Mencaci.

Melhoria contínua e flexibilidade: isso envolve a avaliação constante de procedimentos, métodos e estratégias, visando aprimorá-los de forma incremental e consistente. Logo, é a habilidade de se ajustar rapidamente a novas circunstâncias, informações e demandas, mantendo o desempenho e o rendimento. Quando combinadas, essas duas qualidades formam um ciclo virtuoso: um catalisador para o sucesso em um mundo em constante mudança e evolução. Fica nítido, portanto, como a reestruturação do mercado de trabalho é fruto de tais competências, afinal, o home office viabilizou as videoconferências e até mesmo validar contratos a distância. 

Por fim, a assinatura digital tem se destacado como uma ferramenta eficaz para a redução de custos em empresas de diversos setores. A partir desse instrumento, os estabelecimentos podem eliminar despesas associadas à impressão, envio e armazenamento físico de documentos. Inclusive, essa dinâmica é mais rápida e eficiente, otimizando a produtividade e economizando tempo. 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!