Ajude na redução do consumo de papel!

Ajude na redução do consumo de papel!

05/12/2022 | Ana Clara Lima

Todo mundo já escutou em algum momento da vida a famosa frase “menos é mais”. Ao longo dos anos, inúmeras campanhas publicitárias e conscientizadoras já usaram essa premissa para alertar os telespectadores sobre a necessidade de repensar os nossos hábitos consumistas. Hoje em dia, falar sobre marcas de sucesso já deixou de ser sinônimo de lucros ou riquezas. Como nunca, a imagem do negócio tem sido pautada tanto nas ações sociais quanto ambientais. Por isso, cada vez mais vemos empresas não apenas abordando assuntos como também colocando-os em prática. Partindo de um aspecto de maior amplitude, além dos próprios indivíduos, a adoção de uma cultura ecológica no meio laboral é fundamental para a naturalização desses valores pelo mundo. Por meio da digitalização, é possível ser ético e moderno ao mesmo tempo. Sendo assim, compreenda como se manter atualizado pode ajudar os negócios e o planeta simultaneamente.

Os efeitos da produção de papel

Como dito anteriormente, os estabelecimentos estão aumentando os seus esforços para desenvolverem um semblante verde. Sobre o assunto, a maior preocupação tem se direcionado para as próximas gerações, necessitadas da nossa empatia e atitudes para também desfrutarem do planeta normalmente. A partir desse viés, cuidar das nossas matas e evitar o desmatamento é o primeiro passo a ser dado. Quando falamos sobre os papéis, automaticamente nos referimos às árvores e sua constante exploração.

De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, lançado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o papel picado colocado nas lixeiras representa 26% dos despejos dos aterros sanitários. Para pensar na redução do carbono, a melhor opção já inventada foi a trituração profissional com a competência de separar toneladas do gênero por tipo de material. Por tais motivos, é tão importante seguir o caminho tecnológico para reduzir tanto os prejuízos ambientais quanto às despesas operacionais geradas. 

Considerando esse cenário, a melhor opção encontrada tem sido a substituição dos procedimentos relacionados à papelada pelos aparatos eletrônicos. Embora inicialmente seja difícil e diferente se adaptar a essa realidade, os resultados e objetivos são alcançados igualmente. “Nos tempos modernos, conseguimos resolver praticamente tudo com um simples toque na tela do celular. Com as devidas ferramentas, de qualquer lugar do mundo é possível fazer uma reunião, resolver problemas e até mesmo firmar contratos. Por meio da virtualidade, novos patamares podem ser alcançados juntamente com a garantia de questões antigas, como a proteção da natureza”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

Aprofundando ainda mais esse tema, um funcionário de escritório usa, em média, 10 mil folhas de impressora A4 por ano, tendo cada uma delas necessitado de 10 litros de água para ser formada. Logo, sua fabricação é um dos grandes agravadores do efeito estufa. “O papel é de fato um recurso renovável, mas isso é apenas parte da história. A própria produção pode ser tremendamente prejudicial ao meio ambiente. Grandes quantidades de óleo, água e vários outros produtos químicos são necessários para fazer esse utensílio tão utilizado”, diz Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.

Como lidar com a globalização?

Todos estão cientes das vantagens da globalização. O fluxo informacional gerado por esse fenômeno foi crucial para o desenvolvimento de várias trocas socioculturais e suas respectivas evoluções. Embora um mar de inovações tenha sido desenvolvido, são inegáveis os impactos negativos causados pela industrialização. Conforme um relatório formulado pela Research Gate, 50% da madeira industrial é explorada para essa finalidade e, nos últimos 40 anos, o consumo de seus frutos aumentou em 400%. Nesse contexto, fica cada vez mais impossível ignorar os custos e a finitude de tal expediente.

Para sobreviver a essa conjuntura, é indispensável seguir as tendências do mercado e do ecossistema. Isso não apenas adianta as estratégias de um empreendimento como também facilita a adaptação para uma realidade muito breve. “Além de diminuir a produção e o desperdício, essas funcionalidades facilitam infinitamente a localização e o armazenamento de documentos. Combinando os benefícios ambientais aos serviços de transição para o armazenamento em nuvem, as organizações podem minimizar o consumismo, oferecendo uma opção ambientalmente sustentável para residências e empresas gerenciarem registros novos e antigos nos próximos anos”, complementa Carreira. 

A digitalização como opção!

Desde meados de 2004, a ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é um tópico em destaque no meio corporativo. As questões referentes à sustentabilidade já não são novidade, portanto, cabe a cada um correr atrás dos instrumentos necessários para fazer a economia verde funcionar. Por meio da adoção dos instrumentos propícios de cada setor, é viável reduzir gastos e o descarte de insumos desnecessários na atualidade. Logo, as expectativas da humanidade sofrem uma grande influência da adoção de posturas condizentes com as questões globais por parte das organizações. 

Levando em consideração as limitações orgânicas, é preciso saber aproveitar muito bem as facilidades desenvolvidas para o uso pessoal e profissional. De forma inteligente, as tecnologias conseguem adequar práticas tradicionais para a atual demanda mercadológica. “O ato de assinar documentos é um excelente exemplo de reinvenção propícia tanto nas comercializações quanto na preservação. A partir de uma significativa melhora nas entregas, a praticidade e economia de insumos são benéficas para todos. Além dessas questões, também evita-se o desperdício característico dos objetos físicos, ou seja, acidentes envolvendo água, fogo e poeira”, finaliza Paula. 

Torna-se evidente, portanto, a indispensabilidade de acumular papeladas nos armários das firmas. A partir da unificação dos procedimentos proporcionada pelo nosso programa, os contratantes dos nossos serviços conseguem criar, editar e enviar certificados para os signatários selecionados. Com os pilares de flexibilidade, sustentabilidade e velocidade você capacita suas funções e de toda a equipe. Assim, há a potencialização de futuras parcerias e propostas comerciais. 

Sobre a Assine Bem!

A Assine Bem é uma plataforma digital em busca otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Com segurança digital baseada em criptografia, garantimos aos nossos clientes os documentos arquivados e assinados em nossa plataforma são inalteráveis.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Conte com a Assine Bem!