Assinatura digital: sinônimo de transformação empresarial

Assinatura digital: sinônimo de transformação empresarial

14/08/2023 | Ana Clara Lima

Nos dias de hoje, a tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais crucial na forma como as empresas conduzem seus negócios e interagem com seus clientes. Uma das inovações mais impactantes nesse cenário é a assinatura digital, pois vem se firmado como um sinônimo de transformação empresarial. Portanto, entenda como essa ferramenta revolucionária está modernizando processos, economizando recursos e, ao mesmo tempo, aumentando a eficiência e a segurança das transações comerciais.

Como a inovação pode ser útil?

Essa é uma alternativa eletrônica de autenticação, garantindo a validade jurídica, dispensando a necessidade de assinaturas físicas. A partir de uma criptografia avançada para garantir a integridade dos documentos, essa é uma opção extremamente confiável para companhias de todos os setores. Ao eliminar a papelada e simplificar as dinâmicas, impulsiona-se a agilidade dos negócios e otimizando fluxos de trabalho.

Nesse sentido, um dos seus  principais benefícios é a redução significativa da exploração dos recursos naturais. A crescente conscientização ambiental e os esforços para a sustentabilidade têm levado muitas firmas a buscar caminhos ecologicamente responsáveis. “Hoje em dia, a assinatura digital surge como uma solução para alcançar a diminuição do consumo de papel, ajudando a diminuir o impacto global e os custos associados à impressão e ao armazenamento de certificados físicos”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

No entanto, talvez o aspecto mais impressionante dessa nova possibilidade seja sua segurança. Assim, gera-se um nível de confiança e autenticidade vital para as transações empresariais, especialmente aquelas aquelas envolvendo informações sensíveis ou confidenciais. Enquanto o cibercrime continua a representar uma ameaça significativa, o instrumento em questão oferece uma camada adicional de proteção contra fraudes e invasões.

Ademais, simplifica procedimentos burocráticos dos quais costumavam ser demorados e complexos. Contratos, acordos comerciais e outros documentos podem ser assinados e compartilhados eletronicamente em questão de minutos, eliminando a necessidade de envio por correio ou encontros presenciais. “Isso é particularmente valioso em um mundo onde o tempo é um recurso escasso e os estabelecimentos buscam operar com eficiência máxima”, reforça Mencaci. 

Pontos positivos da assinatura digital

Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG, a crise sanitária propiciou a construção de uma experiência virtual perfeita para os clientes, de acordo com 66% dos entrevistados. Aliás, 70% deles destacaram a emergência de novos modelos de negócios e fontes de receita, enquanto 74% mencionaram a digitalização das operações e o desenvolvimento de um modelo operacional de próxima geração. 

O levantamento também revelou como 75% dos respondentes enxergam a criação de um novo paradigma de força de trabalho, com a colaboração entre seres humanos ampliada por meio da automação e inteligência artificial. Nesse cenário de mudanças, a flexibilização corporativa tornou-se algo obrigatório dentro das entidades. Pensando nisso, elencamos quatro pontos positivos para quem conta com a assinatura digital no cotidiano laboral. Veja!

Agilidade nos processos: além de acelerar a elaboração de documentos, o recurso também conta com obtenção de validação de todas as partes envolvidas. Ao transferir os dados necessários para o ambiente digital, o processo pode ser conduzido de maneira on-line, resultando em maior rapidez. Isso permite aos usuários automatizar fluxos de trabalho e formulários de maneira dinâmica, amplificando a geração de novas demandas. 

Segurança e validade jurídica: no geral, atua com uma base tecnológica responsável por assegurar a formalização ágil e segura de procedimentos eletrônicos. Tudo isso ocorre em conformidade com leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos dos envolvidos, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem confiar no trâmite virtual de arquivos, com a certeza de autenticidade, integridade e segurança, aproveitando também recursos de rastreamento de acesso e proteção contra possíveis vazamentos de materiais. Inclusive, as chaves criptográficas de certificados digitais fazem um reforço adicional e conferem validade jurídica.

Redução de custos: a diferença entre empresas bem estabelecidas e aquelas com dificuldades financeiras frequentemente reside na estratégia de retenção de gastos, aliada ao investimento em inovação e na adoção de ferramentas para impulsionar resultados. Logo, é interessante ressaltar como esse instrumento é capaz de reduzir os insumos associados à impressão, deslocamentos, serviços de entrega e taxas de cartórios. 

Promoção da sustentabilidade: conforme dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2021, a produção global de papel totalizou 518,4 milhões de toneladas, demandando uma quantidade substancial de água em quase todas as fases da fabricação. Sem contar como a produção desse utensílio está intrinsecamente ligada ao uso de árvores, até mesmo de florestas ecologicamente sensíveis, impactando a biodiversidade. As corporações, principalmente as de grande porte, ao adotarem a produção de papel, geram uma série de impactos negativos. Dentre eles, podemos citar o desmatamento, alto consumo de energia e H2O, poluição do ar e contribuição significativa para resíduos, com cerca de 26% do lixo depositado em aterros compostos por tal produto. 

A tecnologia está por toda parte!

Nos dias de hoje, várias indústrias estão adotando a assinatura digital e colhendo os benefícios da transformação por ela oferecida. No setor financeiro, por exemplo, instituições bancárias usam para agilizar a aprovação de empréstimos e a abertura de contas, proporcionando uma experiência mais conveniente aos clientes. Já no ramo imobiliário, a tecnologia está revolucionando a maneira como contratos de locação e compra são validados. Até mesmo a área da saúde está se beneficiando, otimizando a troca de informações entre médicos e pacientes de forma segura.

Enfim, ao contar com a digitalização para o trâmite, a agilidade do processo é notável, permitindo a execução totalmente on-line. Por meio desse serviço, é viável automatizar fluxos de trabalho e formulários dinamicamente, ampliando a capacidade de geração automatizada de contratos.

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!