Entrar

Perguntas Frequentes

Perguntas

  O que é assinatura digital?
É a sua assinatura em um documento digital e tem o mesmo valor jurídico das assinaturas manuscritas.
  O que é e como funciona uma assinatura digital?
É uma assinatura gerada por uma plataforma on-line. Os softwares ou plataformas digitais, vão identificá-lo e pedirão seu consentimento para assinar o documento. Depois, alguma marcação será feita no documento para identificar a assinatura. A solução também pode armazenar algumas informações técnicas para futuras conferências e validação dos dados. "
  Como se faz uma assinatura digital?
Para assinar um documento no formato digital, você precisará escolher uma plataforma on-line para realizar esse processo. Será necessário passar pelas etapas de validação exigidas. Feito isso, uma operação matemática criptogrifará esse documento e, com isso, permitirá a confirmação da origem deste e assinaturas. A assinatura será vinculada ao documento final e, caso haja edição do documento, a assinatura perderá a validade.
  Qual legislação que valida a assinatura digital?
As assinaturas digitais estão previstas na MP 2.200-2/2001, e a plataforma Assine Bem está amparado no artigo 10, § 2º: MEDIDA PROVISÓRIA No 2.200-2, DE 24 DE AGOSTO DE 2001 Art. 10. Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória. § 2º O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento."
  O que são documentos digitais?
Os documentos digitais são formatos atualizados de documentos manuscritos. Com eles, podemos eliminar a necessidade do uso de papel e formatos manuais de validação.
  Segurança da Assinatura Digital
Os documentos assinados digitalmente possuem validade jurídica amparada na MP 2200-2, de 24 de Agosto de 2002 e, além da validação jurídica, as plataformas responsáveis por esse processo utilizam da criptografia, garantindo a segurança de seus dados e a inviolabilidade do documento assinado.
  Segurança dos documentos digitais
Os documentos digitais utilizam um mecanismo de criptografia para assegurar as informações, integridade e a origem dos documentos. Possibilitando assim, a identificação de possíveis fraudes e edições no documento original. "
  O que é criptografia?
Criptografia, é um método utilizado para codificar um texto (ou mensagem, ou arquivo, etc), assim, pessoas não autorizadas não consiguem ler e/ou alterar o seu conteúdo.
  O que é certificado digital?
Certificado digital é um arquivo eletrônico. Ele serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica, e por ele pode se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Ou seja, o certificado digital é um arquivo de identificação, é seu documento de identificação (como o RG) online."
  É possível enviar fotos que já estão salvas no computador ou celular?
Sim, é possível. Ao chegar na etapa de foto nossa plataforma te dará a opção de anexar um arquivo salvo ou tirar uma nova foto. Para acessar suas fotos você deverá autorizar no início da etapa.
  É possível selecionar e enviar mais de uma foto?
Sim, você poderá anexar até 2 fotos na etapa dos documentos. Para acessar suas fotos, você deverá autorizar no início da etapa.
  Por que outra pessoa não pode assinar o documento em meu lugar?
A assinatura é pessoal, se outra pessoa fará a assinatura em seu lugar, sugerimos cadastrar os dados de quem, de fato, assinará o documento. No processo manual, se outra pessoa assina o documento por alguém, é considerado fraude. O mesmo ocorre no processo digital.
  Eu posso enviar o link que recebi da plataforma para outra pessoa acessar?
O link é pessoal e intransferível. Não sugerimos o envio do link para outra pessoa. Dessa forma, garantimos a segurança dos documentos direcionados para você. Assim, eles serão assinados apenas por você. Caso outra pessoa precise validar o documento antes de sua assinatura, sugerimos utilizar o processo de Visto Jurídico.
  O celular fornecido para envio do Token pode ser o de um terceiro como um funcionário do RH?
Não sugerimos cadastrar um celular de outra pessoa para recebimento do token pois, além do Token, essa pessoa receberá o link para assinatura.
  O que é Assine Bem?
A Assine Bem é uma plataforma digital com foco na otimização do processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Com segurança digital baseada em criptografia garantimos segurança aos nossos clientes. Os documentos arquivados e assinados em nossa plataforma são inalteráveis. "
  Tenho mais de um documento para assinar, posso usar o mesmo link para todos?
Sim, caso você tenha mais de um documento para assinar, todos aparecerão no mesmo link. Você poderá assinar um por vez ou, selecionar todos e assinar com um único token.
  O link para assinatura expira? Se sim, após quanto tempo?
Sim, o link de assinatura expira após 30 dias.
  Como enviar documentos para assinatura digital?
É muito simples e seguro. Após criar sua conta com a Assine Bem, escolha o documento desejado em seu computador e faça o upload. Escolha os signatários (quantos precisar) e dispare para assinatura. Pronto!
  Quais documentos podem ser assinados digitalmente?
Todo documento pode ser assinado digitalmente. Basta que ambas as partes concordem com o processo de assinatura digital.
  Como é feita a identificação de quem assina os documentos?
A plataforma Assine Bem regista diversos pontos de autenticação dos assinantes. Quem determina os pontos é o dono do documento. O processo pode ser autenticado pelo formato simples: e-mail, celular e token ou pelo processo completo: foto de documento oficial + selfie ao lado do documento, e-mail, celular e token.
  Assinatura digital é segura?
Sim, a assinatura digital é segura. O documento assinado digitalmente tem o histórico das assinaturas, data, horário, IP de quem assinou, entre outros. Você decide se mantém o documento apenas salvo em nossa plataforma ou se exporta e compartilha.
  Como sei que o documento está protegido e não será alterado?
A Assine Bem utiliza métodos de criptografia e cálculos matemáticos para identificar os documentos assinados e arquivados conosco. Dessa forma, se precisar verificar a autenticidade de um documento, utilize nosso validador. Assim, se houver alguma edição, a plataforma não validará o documento e te mostrará o documento original.
  Depois de assinado, os documentos só podem ficar na Assine Bem?
Os documentos assinados pela Assine Bem não precisam, necessariamente, ficar arquivados apenas em nossa plataforma para garantir a validade jurídica. Você pode salvar os documentos em outras plataformas ou, até mesmo, em seu computador. Uma vez finalizado o processo de assinaturas, nós manteremos os registros das assinaturas, independente de você baixar ou não o documento.
  Que problemas a Assine Bem resolve?
Resolvemos a morosidade dos processos de assinatura convencionais. A maioria das empresas já sofreu com atrasos em contratos devido a dificuldades com impressão, entrega ou ausência dos responsáveis por assinar contratos. Com a Assine Bem, os reponsáveis podem assinar os contratos de qualquer lugar; não há necessidade de impressão e nem de envio do contrato por portador. Além de garantir a segurança nos processos, uma vez que, com as etapas de validação, garantimos a identidade de quem assina os documentos.
  Por que é melhor assinar digitalmente ao invés do processo manual?
As assinaturas digitais são mais seguras e mais rápidas, além de ter um custo infinitamente menor. As assinaturas feitas na Assine Bem podem ser realizadas de qualquer lugar; possuem validade jurídica e podem ser rastreadas. Falsificar uma assinatura manual, hoje, é muito simples. Com as etapas de verificação da Assine Bem, minimizamos ao máximo essa possibilidade.
  Posso integrar a plataforma Assine Bem com meu sistema?
Sim, nossa plataforma pode ser integrada ao seu sistema através da documentação API.
  Com quais sistemas a plataforma Assine Bem pode ser integrada?
Com a integração via API, nossa plataforma se adequa a todos os sistemas.
  Como posso comprar o sistema Assine Bem?
A Assine Bem possui planos específicos para sua empresa. Clique aqui e conheça mais ou solicite o contato de nossos consultores aqui.