Transformação digital foi acelerada pela pandemia

Transformação digital foi acelerada pela pandemia

18/01/2022 | Rodrigo Barreto

Desde março de 2020, iniciou-se uma jornada de transformação digital causada pela pandemia. Alguns lugares já adotavam práticas nesse sentido, mas as restrições impostas para diminuir a disseminação do vírus aceleraram o processo. Rapidamente, todos precisaram se adaptar para continuar tocando a vida da maneira mais próxima possível da normalidade.

Dessa forma, a tecnologia foi a principal aliada para manter a economia ativa. “Todos precisaram adotar novos hábitos e algumas modernidades já existentes, porém pouco utilizadas. Dessa forma, ferramentas práticas, ágeis e seguras se tornaram fundamentais no cotidiano”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

A transformação digital

Tudo precisou ser feito às pressas. Afinal, o Brasil não estava acostumado com essa realidade. Agora, após quase dois anos, essa situação se tornou comum e o próximo passo é aperfeiçoar essa prática, pois a tendência é se intensificar ainda mais. Proporcionar uma boa experiência para os colaboradores e clientes é essencial nesse momento.               

Outra questão chave: com a mudança na forma de trabalho nessa velocidade, como ficam as competências das organizações e da equipe na geração de valor para os consumidores? “Mesmo a distância, é possível ter um bom relacionamento. Fazer negócios com pessoas de qualquer lugar do mundo e sem burocracias”, explica Paula.

Cada corporação precisa se adaptar. A assinatura digital é um exemplo disso. Com ela, os acordos são feitos pelo computador, celular ou tablet. Afinal, os documentos são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Dessa forma, se evita o contato, deslocamentos e se economiza tempo e dinheiro. Essa ferramenta é perfeita para a contratação de uma pessoa de outra cidade ou país, por exemplo.

Contar com um membro  de outra localidade abre um leque de possibilidades para encontrar alguém perfeito para uma vaga. Após isso, a tecnologia ajudará na próxima etapa: integrar esse novato. Reuniões por vídeo chamada e um bom sistema para realizar as tarefas serão essenciais. Oferecer essas soluções também alcançam potenciais clientes de outras regiões. 

Agora, os líderes devem aproveitar essas facilidades para fazerem os empreendimentos crescerem. “É preciso entender o novo perfil da sociedade e como elas estão agindo. Atualmente, a maioria deseja praticidade e conforto para fazer as tarefas do dia a dia”, comenta a especialista. 

O modelo híbrido

Além do home office, outra opção ganhou bastante força nos últimos meses: o modelo híbrido. Ou seja, uma parte da semana em casa e a outra no escritório. Essa se tornou a preferência de muitos profissionais, pois dependendo da área de atuação, o presencial se faz necessário.

No entanto, esse modelo exige alguns cuidados. Afinal, o cooperador acessará informações importantes em seus aparelhos pessoais. Por isso, contar com instrumentos seguros é fundamental para evitar alguns crimes comuns atualmente, como ataques cibernéticos, roubos e vazamentos de dados.

Nesse sentido, a assinatura digital tem essa garantia. Os arquivos são todos criptografados e salvos em nuvem. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, de onde estiverem. Para isso, devem comprovar sua identidade. Logo, ficam protegidos e não existe o risco de perder algo importante.

Ademais, a solução vai ao encontro das exigências do mundo moderno. Não existe a utilização de papel e combustíveis, tornando-se, portanto, uma prática sustentável. Ainda conta com rapidez e evita o contato físico. Ademais, está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD. Dessa forma, protege o empresário de multas e ilegalidades.

A gerente comercial finaliza destacando a relevância dessas medidas. “Esses aspectos são desejos da população. Seja para contratar um serviço ou na busca de um lugar para trabalhar. Quem não remar nesse sentido, ficará para trás e será ultrapassado pela concorrência”, pontua.

Portanto, esteja atualizado com as tendências do mercado. Entre em contato com a Assine Bem e ganhe 30 dias grátis para testar nossa ferramenta. Esperamos por você!