Quais os impactos da assinatura digital?

Quais os impactos da assinatura digital?

23/10/2023 | Ana Clara Lima

A tecnologia avança a passos largos e um dos reflexos mais evidentes disso é a substituição gradual das tradicionais assinaturas físicas por suas contrapartes digitais. Essa novidade é um mecanismo no qual revoluciona a forma como lidamos com documentos e transações comerciais. Seus impactos abrangem aspectos como eficiência, segurança e sustentabilidade. Sendo assim, venha se inteirar sobre os detalhes de como esse fenômeno está transformando a maneira de fazer negócios e conduzir transações cotidianas.

A busca por inovação empresarial

A ferramenta em questão tem o potencial de simplificar procedimentos e desburocratizar diversas atividades. Anteriormente, a necessidade de obter a aprovação a distância consumia tempo e recursos consideráveis. Com a virtualização, esse problema é resolvido instantaneamente, sem a necessidade de impressões, escaneamentos ou envios. Isso resulta em uma considerável economia de tempo, redução de custos e aumento da eficiência operacional para corporações de todos os portes.

Além disso, a possibilidade de realizar essa tarefa a qualquer momento e lugar proporciona uma maior agilidade nas parcerias comerciais. “Afinal de contas, contratos podem ser fechados em minutos, acelerando negociações e colaborações estratégicas. Essa facilidade pode fazer a diferença em um mercado dinâmico e altamente competitivo no qual estamos inseridos na atualidade”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Diante do cenário econômico incerto, organizações buscam a excelência por meio de aparatos tecnológicos mais avançados. As firmas de destaque estão adotando, cada vez mais, robotização, inteligência artificial e robótica para otimizar suas demandas e obter uma compreensão mais aprofundada das tendências  mercadológicas. Nessa busca, elas estão recorrendo a alternativas modernas para superar seus próprios desafios.

Essa Realidade é fruto do desenvolvimento de artifícios essenciais, como a criptografia e a aplicação de algoritmos baseados nessa abordagem. “Enfrentando uma série de obstáculos, incluindo questões de segurança, contratos de vendas lentos e um ambiente de contratação competitivo, as empresas de alta tecnologia estão recorrendo a isso para trabalhar de maneira mais inteligente e rápida”, reforça Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam.

A validade jurídica é garantida com a Assine Bem!

Na conjuntura atual, um dos quesitos mais relevantes para os portais laborais é a validade jurídica. Para isso, a inovação utiliza de técnicas avançadas para garantir a autenticidade e integridade dos certificados gerados. A partir dessa conduta, todas as partes envolvidas desfrutam de uma seguridade expressiva em suas movimentações. Na era da interconectividade, esse ponto é fundamental para estabelecer uma boa imagem em meio à concorrência.

Desde a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os empreendimentos passaram a reformular suas culturas internas em prol de um melhor serviço para seus respectivos públicos. “Além daqueles obrigados a fazê-lo por lei, outros setores, como a educação, também estão aproveitando para equiparar a formação on-line à presencial, graças a soluções como o proctoring (combinação de assinatura eletrônica, identidade verificação e comunicação certificada)”, complementa Neves.

Fica nítido, portanto, como esse é um caminho incontornável. Quem depende das demandas manuscritas desperdiçam a produtividade e esforços para manter espaços de armazenamento eficientes. “O setor de saúde também está com sorte, pois agora pode enviar relatórios e prescrições telematicamente em conformidade com os regulamentos de proteção de dados e privacidade. Da mesma forma, a implementação nos hospitais reduziu os custos de arquivamento digitalizando, por exemplo”, ressalta o vice-presidente sênior da Access Latam.

Tendo em vista a possibilidade de estimular a assertividade nas entregas, considerar essa inovação é algo indispensável. Isso, por um lado, automatiza a conformidade com esses regulamentos e, por outro, facilita o acesso rápido por meio de sistemas de consulta instantânea. “Os registros digitais das assinaturas possibilitam uma trilha de auditoria precisa, algo imprescindível para estabelecer a transparência e o cumprimento das obrigações contratuais. Isso ajuda a mitigar disputas legais, diminuindo ainda mais os riscos e custos associados”, acrescenta Mencaci. 

A flexibilidade chegou para ficar!

Desde a pandemia ocasionada pela Covid-19, o mundo corporativo testemunhou uma forte migração para o espaço virtual. Nesse contexto, houve a ascensão do teletrabalho pelo mundo, restabelecendo toda a dinâmica laboral ao redor do globo. Dessa maneira, os trabalhadores passaram a atuar diretamente de suas casas devido ao distanciamento social, pois estavam impossibilitados de frequentar os escritórios. 

Após as medidas adotadas em resposta à crise sanitária, o Mercado global de assinaturas digitais, com um valor aproximado de US$ 3 bilhões em 2020, estava previsto para alcançar US$ 20,4 bilhões até 2027, indicando um notável crescimento estimado de 31,4% ao longo de sete anos. Essa projeção é resultado de uma análise divulgada pela Global Industry Analysts e compartilhada por meio da plataforma Market Research.com.

Fica claro, assim, como essa mudança representa não apenas uma tendência, mas sim, uma realidade consolidada nas organizações pós-crise. “Apesar do momento conturbado já ter passado, as suas marcas ficaram e não irão deixar de fazer parte da vida das pessoas. Isso porque a flexibilidade promovida no período foi algo muito aproveitado pela população, tornando-se uma prioridade na carreira de muitos”, conclui o CEO da Assine Bem. 

Não obstante, o meio laboral contemporâneo tem como principal característica o hibridismo. Agora, cada empregadora define o modelo de atuação do seu time e implementa os instrumentos necessários para o andamento das demandas. Ou seja, o on-line faz parte do cotidiano de significativa parcela dos funcionários, sendo primordial investir nesse ponto. Nessas horas, a plataforma da Assine Bem mostra-se uma solução para os negócios, levando em consideração as inúmeras vantagens de movimentar os certificados independentemente da localização e horário. 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!