O mercado global de assinatura digital é promissor!

O mercado global de assinatura digital é promissor!

28/08/2023 | Ana Clara Lima

Nos últimos anos, o avanço tecnológico tem remodelado diversos aspectos de nossas vidas, desde a maneira como nos comunicamos até a forma na qual conduzimos negócios. Uma das inovações mais expressivas nesse cenário é a ascensão do mercado global de assinatura digital. Essa revolução, marcada por maior agilidade, segurança e eficiência, está ganhando destaque nos mais variados setores, transformando o modo como as empresas operam e interagem com sua audiência. Nesse sentido, compreenda as razões por trás do crescimento acelerado desse recurso promissor e suas implicações em diferentes esferas.

A trajetória da assinatura digital: da caneta ao código

Por séculos, a assinatura manual era o símbolo máximo de validação de documentos  e acordos. Entretanto, a digitalização de processos e a necessidade de agilidade têm aprimorado essa prática. A novidade, baseada em algoritmos criptográficos, proporciona uma alternativa eletrônica segura e legalmente reconhecida. Essa facilidade possibilita a autenticação de certificados à distância, eliminando a necessidade de impressões e burocracias demoradas.

Nesse contexto, a pandemia iniciada em 2020 desencadeou uma mudança drástica na forma como trabalhamos e conduzimos o mundo corporativo. Com a crescente adoção do home office e a limitação de interações presenciais, a demanda por soluções digitais capazes de dar conta das demandas remotamente aumentou consideravelmente. “Desde então, firmas tradicionalmente dependentes de contratos e comprovantes físicos viram-se obrigadas a adotar rapidamente alternativas virtuais, impulsionando ainda mais o ramo em questão”, pontua Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Sendo assim, uma das principais vantagens desse instrumento é a melhoria da assertividade operacional. Com isso, procedimentos dos quais antes levavam dias para serem concluídos agora podem ser finalizados em questão de minutos, economizando tempo e recursos valiosos. Além disso, a sua adoção contribui para a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de impressões em papel, minimizando o impacto ambiental.

Vale ressaltar também como essa é opção facilita o cotidiano de todas as partes envolvidas independentemente da área de atuação: staff, fornecedores e clientes. No setor jurídico, por exemplo, parcerias podem ser firmadas de forma on-line, agilizando questões lícitas e reduzindo gastos. Inclusive, instituições financeiras também têm inovado para simplificar ações como a abertura de contas, empréstimos e investimentos. Até mesmo o recursos humanos se beneficia  ao agilizar a contratação de novos funcionários e a gestão arquivos relacionados ao quadro.

A segurança deve ser o foco dos negócios!

Na esteira das medidas pós-crise sanitária no âmbito empresarial, o mercado mundial de assinaturas digitais, avaliado em aproximadamente US$ 3 bilhões em 2020, projetava-se para atingir a marca de US$ 20,4 bilhões até 2027, representando um notável crescimento estimado de 31,4% ao longo de sete anos. Essa projeção emerge de uma análise divulgada pela Global Industry Analysts e compartilhada mediante a plataforma Market Research.com. Fica nítido, portanto, como essa não é apenas uma tendência, mas sim, uma realidade dentro das organizações. 

Apesar dos evidentes pontos positivos, o universo cibernético ainda enfrenta desafios regulatórios e de segurança. No cenário contemporâneo, a pauta emerge como um dos pilares fundamentais para garantir a integridade e funcionamento adequado dos sistemas. Seja no âmbito pessoal, privado ou governamental, a proteção de informações transcende fronteiras, impactando diretamente a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e o globo opera em uma era cada vez mais interconectada.

Nessa conjuntura, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) emerge como um marco significativo na defesa da privatividade e da preservação das particularidades dos cidadãos. Com a crescente preocupação e o aumento das violações, a regulamentação posiciona-se como uma legislação crucial para orientar as práticas de armazenamento de conteúdos e redefinir o panorama dos quesitos confidenciais tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. 

Hoje em dia, as companhias precisam se adaptar às novas exigências, revisando suas políticas de privacidade, implementando medidas de cibersegurança  mais robustas e nomeando um encarregado de proteção de dados (DPO, da sigla em inglês) para supervisionar a conformidade. “Como nunca, controlar os acessos a uma determinada documentação é indispensável em meio ao alto fluxo informacional da atualidade. Nessas horas, contar com um sistema confiável e ágil faz a diferença na construção de uma boa reputação”, complementa Mencaci. 

A negligência pode ser fatal nos negócios!

Em suma, enquanto a ciência continua a evoluir, o ramo das corporações também se adaptam e expandem. Com as novas soluções sendo desenvolvidas ao redor do mundo, podemos vislumbrar um hoje a amanhã  ainda mais intuitivo e seguro. Nessa jornada, a colaboração entre instituições, autoridades e especialistas tech será imprescindível para a construção de um ecossistema comercial robusto e confiável.

Não obstante, a LGPD representa um avanço significativo para toda a sociedade. Afinal de contas, ela reafirma a relevância do cuidado com a tecnologia onipresente e redefine a forma como os estabelecimentos lidam com as individualidades do seu público. Logo, pode ser considerada um reflexo do compromisso em equilibrar a inovação com os direitos primordiais dos indivíduos.

Assim sendo, equipamentos de trabalho seguros não são apenas uma precaução, mas uma necessidade urgente. Isso porque protegem questões sensíveis e asseguram a continuidade dos serviços essenciais. Atualmente, tal negligência pode resultar em perda de competitividade, impactando a confiança dos consumidores e investidores. 

Por fim, contar com a Assine Bem é um verdadeiro trunfo para aqueles em busca simplificar e aprimorar suas dinâmicas internas e externas. Com uma abordagem altamente segura, intuitiva e eficiente, a nossa plataforma é uma solução abrangente, pois não só otimiza a experiência do usuário, mas também fortalece a confiança nas transações digitais. 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!