Em um contexto cada vez mais conectado e digital, a reputação empresarial tornou-se um ativo valioso e, muitas vezes, determinante para o sucesso de uma organização. Como nunca, elas estão sendo avaliadas não apenas pelos seus produtos ou vendas, mas também pela maneira como agem, posicionam-se e interagem com seus públicos.Sendo assim, fique por dentro das condutas e ferramentas imprescindíveis para a sobrevivência e crescimento sustentável de qualquer empreendimento.
A era da transparência e conexão é agora!
Hoje, vivemos em uma época de transparência sem precedentes. A Internet e as redes sociais proporcionaram à sociedade em geral um acesso direto e instantâneo às informações sobre as marcas. Com apenas alguns cliques, é possível descobrir detalhes sobre práticas de negócios, histórico de responsabilidade social, impacto ambiental e até mesmo a cultura organizacional.
Nessa conjuntura, as entidades são constantemente avaliadas pela audiência. Uma única decisão errada ou uma má resposta a uma crise pode abalar uma imagem de forma irreparável, tanto de pessoas jurídicas quanto físicas. Por essa razão, é extremamente relevante acompanhar as pautas em alta pelo mundo e contar com as tendências emergentes.
Nesse sentido, a digitalização oferece oportunidades inigualáveis para inovação, eficiência e alcance de mercado, e quem adota essa mentalidade de estar sempre está melhor posicionado para prosperar em um cenário de constante evolução. “Portanto, indo além do futuro, a assinatura digital é o presente indicador de como enfrentamos os desafios e exploramos as possibilidades da era moderna”, aponta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.
As boas condutas geram resultados!
Segundo o Relatório Global de Tendências do Cliente, conduzido anualmente pela Zendesk, é revelado como 82% dos brasileiros baseiam sua decisão de compra na qualidade do atendimento recebido. No âmbito das empresas pesquisadas, impressionantes 89% delas apontam uma conexão direta entre o relacionamento estabelecido com os clientes e o desempenho de suas vendas. Surpreendentemente, apesar dessa realidade, apenas 43% dos entrevistados percebem como tais princípios estão sendo efetivamente aplicados, sugerindo. Sendo assim, elencamos 9 pontos para promover uma boa reputação no mercado. Confira!
1) O endividamento é mal visto: esse cenário pode ser um sinal de como a empresa não está gerenciando suas finanças de forma eficiente. Um alto nível de dívidas pode dificultar a meta de honrar suas obrigações monetárias, levando até mesmo à falência. Além, é claro, de prejudicar a capacidade de apostar em crescimento e inovação. Todavia, em alguns casos, pode ser necessário para financiar investimentos importantes ou aproveitar oportunidades de evolução. Ainda assim, é preciso ser usado de maneira responsável e ter a capacidade de sustentá-lo.
2) As fraudes são perigosas: na era interconectada na qual estamos inseridos, as fraudes podem afetar o patrimônio, a reputação e a capacidade de funcionamento de uma instituição. Sem contar como também podem causar danos emocionais, como estresse, ansiedade e sensação de vulnerabilidade. Nessas horas, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma grande aliada no cumprimento de cada missão organizacional.
3) O Score CNPJ é relevante: essa é uma ferramenta relevante porque fornece uma avaliação da saúde econômica das companhias. Resumidamente, ele é baseado em uma variedade de fatores, como o histórico de pagamentos, a inadimplência, o volume de negócios e o risco de fraude. Ao utilizar esse recurso na tomada de decisões mais informadas sobre crédito, investimentos e parcerias. Isso ajuda na obtenção de melhores condições de crédito e mais oportunidades promissoras.
4) A reputação dos sócios deve ser positiva: como bem sabemos, esses indivíduos são os responsáveis pela gestão e administração da firma, e sua reputação pode refletir no modo como ela é vista pelos clientes, fornecedores, parceiros e investidores. Uma imagem positiva dos sócios pode auxiliar na construção confiança e credibilidade, levando a possibilidades de negociações e desenvolvimento. Por outro lado, uma postura negativa no mercado dificulta qualquer tipo de movimentação.
5) A boa comunicação é um diferencial: esse quesito é um diferencial para as empresas porque permite a conexão com o público interno e externo de maneira eficaz. Atualmente, é essencial para criar relacionamentos, compartilhar informações, resolver problemas e gerar confiança. Dessa forma, há um maior entendimento sobre necessidades e expectativas, culminando em um melhor atendimento ao consumidor. Aliás, estimula um ambiente de trabalho positivo para atrair e reter talentos.
6) A transparência é uma necessidade: em tempos de instantaneidade, é primordial a clareza no ramo para potencializar a confiança e credibilidade. Não obstante, são mais propensas a serem fiéis com a clientela quanto aos produtos e serviços. Assim sendo, o staff é mais propensos a trabalhar para uma entidade honesta, pois intensifica a cultura de tomar decisões mais informadas e baseadas em evidências.
7) A ética não pode faltar: em qualquer contexto da vida, seja ele pessoal ou profissional, essa conduta desempenha um papel central na construção de relacionamentos e na preservação da integridade. Isso porque não é apenas um conjunto de regras, mas sim um guia moral para nos orientar a seguir valores como justiça, honestidade e respeito pelo próximo. Quando negligenciada, a confiança é minada, os laços sociais enfraquecem e as consequências podem ser profundas e negativas. Portanto, não é uma opção, mas uma obrigação para nortear nossas ações e influenciar nossas interações com o mundo ao nosso redor.
8) O ESG está em alta: o ESG (Ambiental, Social e Governança) emergiu como um tópico de destaque no universo dos negócios, refletindo uma mudança significativa no modo como as empresas são avaliadas pela população. Quem incorpora tais princípios não apenas busca lucros, mas também considera cuidadosamente o impacto ambiental, o bem-estar social e a governança responsável. “Essa abordagem holística atende tanto às crescentes preocupações com questões como mudanças climáticas, desigualdade e transparência, quanto traduz-se em vantagens competitivas, atraindo cada vez mais pessoas comprometidas com causas sustentáveis e éticas”, acrescenta Mencaci.
9) A digitalização é o presente: não é novidade como tornou-se um elemento essencial do mundo contemporâneo, moldando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Não é mais uma visão de futuro, mas uma realidade na qual transformou indústrias, agilizou processos e conectou pessoas globalmente. “Com a tecnologia no centro de nossas vidas cotidianas, a virtualização não é apenas uma opção, mas uma necessidade para organizações em busca de permanecerem relevantes e competitivas”, finaliza o CEO da Assine Bem.
Sobre nós
A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.
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