ESG: a aposta certeira nos negócios!

ESG: a aposta certeira nos negócios!

11/09/2023 | Ana Clara Lima

O panorama empresarial contemporâneo está experimentando uma transformação de grande magnitude. Cada vez mais, corporações de âmbito global estão compreendendo a relevância de integrar critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) às suas operações. Isso não se limita a ser uma tendência efêmera, mas sim uma postura sustentável para os negócios. Logo, venha se inteirar sobre os impactos benéficos dessa abordagem ao redor do globo!

As contribuições da inovação

O conceito em questão representa uma mudança fundamental na forma como as entidades percebem seu papel na sociedade. Em vez de se concentrarem exclusivamente em lucros financeiros, elas estão abraçando a responsabilidade socioambiental. Aliás, não contribui apenas para a construção de um mundo mais sustentável e justo, mas visa  um impacto direto nos resultados organizacionais. Quem se compromete com o tópico tem maior probabilidade de atrair investidores conscientes, clientes engajados e trabalhadores comprometidos.

Como nunca, os empreendedores estão considerando tais fatores ao tomarem decisões de aplicações. Sendo assim, demonstrar um alinhamento real com práticas éticas tende a atrair parcerias inteligentes, das quais valorizam tanto os retornos monetários quanto os impactos positivos na humanidade. “Nos dias de hoje, a integração de uma cultura inovadora pode resultar em maior acesso a capital, taxas de juros mais favoráveis e relacionamentos de longo prazo nos mais variados ramos”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Seguir esse ritmo também confere uma vantagem competitiva significativa às companhias. Consumidores estão cada vez mais inclinados a apoiar marcas perspicazes sobre as pautas sociais em suas ações. “Quando há políticas ecológicas robustas e regulamentos de governança transparentes, maior a probabilidade de ganhar a confiança do público e construir uma reputação sólida. Isso, por sua vez, pode se traduzir em maior fidelidade e em diferenciais marcantes no mercado”, reforça Mencaci. 

Além disso, os benefícios são contemplados por todos os colaboradores. Empregadoras comprometidas geralmente criam um ambiente de trabalho mais saudável e motivador. Isso contribui para a satisfação do quadro e retenção de talentos, pois todos se sentem mais valorizados e engajados em um local focado no bem-estar coletivo. Fica nítido, portanto, como esse assunto deve ser um ponto de atenção quando falamos sobre os usuários de um serviço, seu time e seu respectivo meio operacional.

Seguir o ritmo das mudanças é o segredo!

No mundo corporativo, a inovação não é apenas uma opção, mas um pilar fundamental para o sucesso e a sobrevivência das corporações. Com a aceleração das mudanças tecnológicas, a crescente exigência dos compradores por soluções mais eficazes e a concorrência global cada vez mais acirrada, a capacidade de modernizar tornou-se um diferencial crítico para os estabelecimentos em busca de destaque.

Hoje em dia, a digitalização é o combustível responsável por impulsionar a adaptação contínua das entidades às demandas em constante evolução do mercado. Ao desenvolver novas ideias, produtos e serviços, é viável atender às necessidades da clientela de maneira mais eficaz. Essa capacidade de se moldar conforme as modificações é um indicador vital de sua relevância nos mais variados setores de atuação. 

Além de aprimorar as ofertas existentes, migrar para o virtual também abre as portas para a exploração de novos territórios comerciais. Quem abraça as novidades alcança um patamar privilegiado para identificar tendências em alta e criar funcionalidades pioneiras para atender essas necessidades emergentes. Isso não somente expande seu alcance, mas também as coloca em uma posição vantajosa ao ingressar em nichos de mercado promissores.

Logo, a capacidade de reinventar-se é um meio para prosperar e, acima de tudo, sobreviver. “As instituições resistentes às mudanças permanecem presas às práticas tradicionais e, muitas vezes, enfrentam dificuldades quando se deparam com desafios inesperados. Por outro lado, aquelas capazes de cultivar uma cultura inovadora tendem a ser mais ágeis e capazes de se adaptar a reviravoltas imprevistas”, pontua o especialista. 

A digitalização é a solução!

Desde startups disruptivas até corporações estabelecidas, todas as empresas podem colher os benefícios da virtualização. Ao adotar uma mentalidade voltada para as perspectivas contemporâneas, as firmas podem criar um ambiente encorajador da criatividade, potencializar a experimentação e, por fim, capacitar o sucesso sustentável. Portanto, a mensagem é clara: inovar ou ficar para trás. 

Atualmente, a digitalização de processos oferece uma oportunidade única de simplificar tarefas complexas, minimizar a burocracia e diminuir o intervalo gasto em atividades manuais. Por meio da automação de fluxos de trabalho, os empreendimentos podem realizar tarefas repetitivas de maneira mais eficiente, possibilitando os funcionários concentrarem seu tempo e energia em atividades de maior valor agregado. 

Nesse contexto, há uma agilização operacional, reduzindo os gastos em relação ao expediente e materiais. Assim, ameniza-se a dependência de papel, erros humanos e a necessidade de mão de obra para tarefas rotineiras. Inclusive, ao otimizar procedimentos, as firmas podem operar de maneira mais enxuta, economizando recursos financeiros e contribuindo para uma gestão mais ecológica.

Em suma, é importante ter em mente como esse fenômeno transcende as fronteiras da indústria e do tamanho da pessoa jurídica. Seja qual for a proporção do negócio, a eficiência aprimorada, a tomada de decisões embasada em dados e a modernização das operações, é estabelecido como um elemento crucial na jornada para o sucesso empresarial no século XXI.

Ademais, a adoção da assinatura digital está estreitamente alinhada com princípios ecológicos, representando um avanço significativo em direção a práticas empresariais sustentáveis. Ao eliminar documentos impressos, contribui-se para a preservação dos ecossistemas e a diminuição da pegada de carbono. Dessa forma, impacta drasticamente a necessidade de transporte físico de certificados, minimizando as emissões de poluentes e gases de efeito estufa associados. 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!