Faça do cloud computing rotina!

Faça do cloud computing rotina!

12/06/2023 | Ana Clara Lima

De acordo com dados da Forrester Research, as companhias usuárias da nuvem experimentam uma melhoria de 15% na produtividade de seu time. Isso acontece porque as transformações dos últimos anos foram intensas e as entidades viram-se necessitadas de contar com o apoio das inovações, como é o caso do cloud computing. Com essa facilidade, é viável acessar arquivos de qualquer lugar e horário, dispensando equipamentos físicos para a sua estadia. Sendo assim, fique por dentro das novas possibilidades para os negócios em busca de modernização!

O cloud computing está conquistando espaço!

Nos últimos anos, testemunhamos o poder da Internet em conectar pessoas por meio de um simples sinal. Simultaneamente, os aparatos tecnológicos evoluíram de forma rápida e trouxeram ainda mais mobilidade para o dia a dia de toda a humanidade. Não obstante, a flexibilização das atividades tornou-se realidade, fornecendo ainda mais suporte para novas dinâmicas de operação como o home office e atendimento à distância de diversos estabelecimentos. 

Nesse sentido, o ambiente corporativo não depende mais de fitas cassetes, CDs e pen-drive, pois um simples acesso ao software da empresa consegue realizar essa função. “As ferramentas em nuvem tem sido muito requisitadas de uns tempos para cá, afinal, é desnecessário fazer downloads para consumir memória interna das máquinas. Com os denominados drives, os internautas podem estudar, trabalhar ou armazenar qualquer mídia de seu interesse”, aponta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Como bem sabemos, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto às suas respectivas prestadoras de serviço. Muito além de um produto, agora a população valoriza a postura social de um estabelecimento. Quando falamos sobre o suporte ao cliente, a agilidade e assertividade fazem a diferença. Ou seja, uma estratégia interessante é diferenciar-se em meio à multidão. Além, é claro, de otimizar o cotidiano dos colaboradores. 

Dessa forma, as instituições em busca de melhores resultados devem estar atentas às novidades do mercado para conquistarem um bom posicionamento nele. “As companhias ainda não adeptas ao cloud computing estão perdendo a oportunidade de, principalmente, reduzir custos e otimizar a rotina da sua equipe, mas também de estarem modernizadas e atualizadas sobre o andamento das tecnologias nessa era de transformação digital. A solução continua sendo uma forte tendência para ficar de olho em 2023 e traz diversos benefícios ao ambiente corporativo”, comenta Rogério Athayde, CTO da keeggo. 

A nuvem é extremamente vantajosa!

Conforme o estudo Search-Powered Technologies, levantamento sobre as evoluções digitais nos negócios, 81% dos entrevistados acreditam na utilização de uma plataforma única de busca como eficiente na redução de gastos. Enquanto isso, 79% comentam sobre a disponibilização de mais tempo para o seu bom aproveitamento. Por fim, 87% colocam altas expectativas no quesito de segurança fornecido pelas ferramentas. Pensando nisso, elencamos três benefícios do cloud computing para as corporações. Confira!

Redução de gastos: a digitalização dos processos dispensa os custeamentos da infraestrutura característica de um local físico para abrigar o servidor. Logo, o investimento inicial mostra-se extremamente positivo a longo prazo. “O ponto principal no qual todas as companhias buscam novas soluções é como tal tecnologia vai pesar menos no bolso. Assim, é possível evitar a compra de infraestrutura, a manutenção constante e a necessidade de ficar alocada fisicamente na empresa. Além disso, uma boa prática é ter um processo ou ferramenta para apurar os custos da cloud ou multi cloud”, comenta Athayde.

Potencialização dos times de TI: para quem conta com esse tipo de serviço, geralmente há uma terceirização da manutenção dos aparatos físicos, pois são responsabilidades dos fornecedores. Com essa preocupação a menos, é possível se dedicar a outras demandas mais estratégicas. Contudo, mesmo sem essa ligação direta, os integrantes da equipe necessitam de um domínio e capacitação para o uso diário dos equipamentos. 

Protege informações confidenciais: apesar de imprevistos acontecerem, a precaução contra eles deve estar em dia para evitar o prejuízo de perder conteúdos valiosos. Com o armazenamento virtual, é viável fazer backups e controlar os acessos para qualquer conta. Outra vantagem dessa funcionalidade é a redução dos riscos quanto à estrutura física, pois os registros sensíveis não dependem de um hardware. Desse modo, mesmo no caso de acidentes, tudo estará protegido em prol do bem-estar da entidade. “Essas são apenas algumas das numerosas vantagens proporcionadas ao ambiente corporativo, seja na parte financeira ou de gestão. Aderir a essa tecnologia coloca as companhias mais perto de negócios digitalizados, modernos e, claro, à frente de demais concorrentes”, conclui o CTO da keeggo.

A assinatura digital armazena com segurança!

Segundo pesquisas realizadas pelo Gartner, empresa de consultoria, a previsão é de 85% das entidades utilizarem a computação em nuvem para suas transações, até 2025. Hoje em dia, 70% delas já são adeptas a essa modalidade e estão aumentando os seus investimentos desde a pandemia. Fica nítido, portanto, como essa prática tem perspectivas de crescimento e, em breve, tornara-se indispensável para continuar atuando em vários segmentos. 

Nesse contexto, os certificados impressos desfrutarão de cada vez menos espaço no dia a dia corporativo, tendo em vista as facilidades de obtê-los na tela do computador ou celular. “A flexibilidade nas transações empresariais é primordial nos dias atuais. Portanto, depender dos correios e motoboys para possíveis extravio e deteriorações não é mais uma opção para quem procura agilidade. Agora, é possível fechar contratos de onde e quando quiser com a tecnologia”, reforça Mencaci. 

Por fim, a assinatura digital está em constante crescimento pelo globo. Com ela, os executivos conseguem realizar suas parcerias de maneira rápida e prática, sem se preocupar com as barreiras geográficas. Logo, fugir dos procedimentos manuais e apostar na automatização é um pensamento inteligente para quem quer intensificar os rendimentos. Seja qual for a área de atuação, a sustentabilidade, velocidade, segurança e flexibilidade podem virar rotina com os serviços da Assine Bem!

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!