Você está por dentro das tendências de 2023?

Você está por dentro das tendências de 2023?

06/01/2023 | Rodrigo Barreto

O mundo está em constante evolução e, com os avanços da tecnologia, isso ocorre cada vez mais rápido. Ainda, com o mercado extremamente competitivo, os empresários não podem parar e devem estar sempre ligados para tomar as melhores decisões e fazer os movimentos corretos para o sucesso do seu empreendimento. Por isso, nesse início de ano, veja quais devem ser as tendências corporativas.

A inovação é cada vez mais determinante para bons resultados

A gestão e o planejamento são fundamentais para corporações de qualquer porte. Com o início de uma nova temporada, o alinhamento de estratégias para o futuro do negócio é essencial para garantir o melhor desempenho e eficiência. De acordo com pesquisa da RD Station, 60% das companhias não cumprem as metas de vendas por falta de planejamento.

A população também está exigindo novas ações em assuntos relacionados ao meio ambiente, aspectos sociais e de governança. Por isso, para quem deseja se tornar protagonista, é fundamental promover a inovação, valorizar pessoas e processos. “Nos dias atuais, os líderes precisam ficar atentos a esses temas, pois possuem grande valor para a sociedade”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Nesse sentido, a assinatura digital surge como grande aliada. Além de facilitar o cotidiano e agilizar os serviços da equipe, também é uma solução sustentável. Com ela, os acordos são realizados com poucos cliques pelo computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados via e-mail, WhatsApp ou SMS. Sendo assim, evita-se a utilização de papéis, materiais de escritório, combustíveis, entre outros.

Ademais, possui validade jurídica e respeita a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Os envolvidos podem acessar os documentos quando quiserem, de onde estiverem. Logo, não há o risco de perder ou danificar um arquivo importante. Para isso, é necessário passar por uma comprovação de identidade.

Como aplicar a inovação na empresa?

Atualmente, essa é uma demanda essencial. No entanto, isso não se resume a implementar ideias futuristas. É, principalmente, colocar em prática métodos facilitadores, otimizar as atuações e elevar a produtividade. “Essa atitude diminui custos, melhora o trabalho dos colaboradores e melhora a imagem do negócio perante o público”, destaca Paula.
Para isso, alguns pilares são determinantes. Para isso, o gerente de inovação da Andrade Gutierrez, André Medina, seleciona pontos relevantes. 

Infográfico de tópicos

Defina seu objetivo: mapeie os desafios da sua organização e defina onde quer chegar. 

Invista em conhecimento: ao implementar uma nova cultura, o conhecimento é imprescindível. Isso é possível por meio de treinamentos e adoção de ferramentas de fácil entendimento.

Crie conexões: para expandir os horizontes e ir além do seu próprio nicho, é preciso criar conexões. Todo aprendizado pode ser aplicado, então vale fazer benchmark, encontros de relacionamento e participar de eventos sobre o tema.

Envolva sua equipe: todos os membros devem fazer parte do projeto.

O anywhere office está cada vez mais consolidado

Fazer reuniões de trabalho e receber os clientes em um local 100% imersivo, interagir com indivíduos de todo o planeta, visitar uma empresa sem sair de casa. Tudo isso é possível no metaverso. Segundo estudo da Bloomberg Intelligence, esse ambiente virtual tem uma oportunidade de mercado de 800 bilhões de dólares. Além disso, há um enorme potencial a ser explorado.

Diversas entidades, inclusive, já ingressaram nesse universo. Basta o colaborador ligar o computador e realizar todas as atividades do dia a dia. Por lá, há a possibilidade de negociar com qualquer lugar do mundo. “Os executivos podem explorar essa plataforma para expandir seus horizontes e conquistar novos clientes”, complementa a gerente comercial da Assine Bem.
Com a tendência do anywhere office, impulsionado pela pandemia, atuar de forma virtual virou realidade mesmo entre as profissões mais tradicionais. Houve uma quebra de paradigma, mas o metaverso é uma oportunidade de aumentar a assertividade e o ganho de tempo. Isso agiliza os processos com oportunidades de interação sem necessariamente ter a presença física das pessoas.

A LGPD em 2023

Os casos de vazamento de informações ocorrendo no Brasil não são poucos. Apesar da LGPD estar em vigor desde 2020, o último ano foi marcado pela divulgação do cadastro de pessoas físicas e exposição de brasileiros a golpes de phishing. Para se ter uma ideia, o país foi o quarto com maior número de usuários violados no mundo no segundo trimestre de 2022, de acordo com um estudo global produzido pela Surfshark.

Pensando em 2023, deve-se tomar o máximo de cuidado em relação a esses elementos. Além disso, as companhias precisam acelerar ao máximo a aplicação de sistemas de proteção, a fim de afastar qualquer possibilidade de penalidades legais, variando desde advertência, até multas de 2% de faturamento.

Essa regulamentação traz a exigência de um sistema de governança. Ou seja, um conjunto de regras e procedimentos para garantir a privacidade. Além disso, outra expectativa para 2023 é a análise de como os cidadãos irão amadurecer em relação a esses direitos. Será um ano de consolidação de todas as partes.

Os consumidores devem ficar atentos a quem têm acesso aos seus dados e como são utilizados. Os titulares também podem indagar as instituições por meio de um canal de comunicação obrigatório para sanar esses questionamentos. Tudo isso deve ser apresentado de forma clara, expressa e inequívoca. Ademais, quem tiver algum dano decorrente de um incidente, pode recorrer aos órgãos competentes para requerer a devida compensação.

Já em relação às corporações, é necessário ressaltar a latente responsabilidade. Todo o fluxo de dados deve ser mapeado, ou seja, entender qual o caminho percorrido por eles. Para isso, é essencial possuir um rastreamento e mapeamento, mecanismos de controle e toda uma política de gestão de segurança. Esse conjunto é chamado de Governança em Privacidade, como a lei se refere.

O primeiro semestre de 2023 é o momento para revisar todos esses âmbitos. Dessa forma, seu negócio estará adequado à nova realidade do mundo, não será ultrapassado pela concorrência e conquistará compradores e funcionários ideais para atingir o sucesso. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, resgate seu teste grátis. Assim, você pode experimentar nossa ferramenta por 60 dias, com direito a dez documentos mensais. Esperamos por você!