Invista na cibersegurança!

Invista na cibersegurança!

13/03/2023 | Ana Clara Lima

Conforme a Pesquisa do Conselho de Administração do Gartner de 2022, 88% dos integrantes do seu comitê consideram a segurança cibernética um risco do negócio. Enquanto isso, apenas 12% deles julgam como um fator tecnológico. Aliás, a previsão é de nos próximos três anos a discussão ultrapassar as organizações, resultando na regularização das respostas a esse tipo de situação. Nesse sentido, fica nítido como o atual cenário global requer melhores práticas no meio virtual, seja para garantir a integridade de pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, compreenda a importância de fortalecer os sistemas operacionais das instituições e como a Assine Bem pode ajudar!

Os prós e contras da tecnologia

Como bem sabemos, a humanidade passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. No último século e, principalmente, na década passada, testemunhamos a chegada de inovações das quais jamais imaginamos ser possível concretizar. Com isso, várias atividades do dia a dia foram modificadas de forma intensa, trazendo novos questionamentos ou até mesmo preocupações. 

Obviamente, o desenvolvimento digital trouxe várias facilidades para o cotidiano dos indivíduos, como otimização de processos e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. No entanto, a criação desse espaço on-line requer ainda mais cuidados. “A interconectividade com certeza simplificou as demandas laborais com as trocas instantâneas e eficientes. Como nunca, o alto fluxo informacional proporcionado pelos novos instrumentos exige um olhar criterioso e cauteloso”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Em março de 2020, vimos a chegada da pandemia reconfigurar completamente os meios de atuação. A ascensão do home office quebrou paradigmas e demonstrou como a tecnologia é, antes de tudo, nossa aliada. No geral, houve a flexibilização da vida profissional e virtualização dos relacionamentos interpessoais, abrangendo não apenas os mais jovens, como as gerações mais antigas também. Portanto, vimos como a modernização não é apenas uma escolha, mas sim um destino do qual não se pode fugir.

Independentemente do setor, é necessário dominar as habilidades computacionais e acompanhar as tendências do mercado. Somente desse jeito é possível se manter ativo e sobreviver em meio à acirrada concorrência. “O primeiro passo é entender como a dinâmica mudou não apenas no interior das empresas, como nos hábitos de toda uma sociedade. Agora, as prestadoras de serviços precisam escutar atentamente as demandas de seus clientes para poder recalcular suas estratégias comerciais”, complementa o especialista. 

O investimento na cibersegurança é necessário!

Os crimes virtuais nunca estiveram tão em alta como hoje em dia. Não obstante, de cada dez companhias no Brasil, oito pretendem investir em segurança cibernética, segundo a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey. Nessa conjuntura, fica claro os impactos causados pela difusão da LGPD (Lei Geral de Poteção de Dados Pessoais). Com ela, há uma exigência pela boa conduta frente ao uso de informações particulares sensíveis aos seus titulares. 

Atualmente, a transparência dos negócios é algo muito valioso. Para reter os dados pertencentes a outra pessoa, é indispensável dispor de uma explicação sobre sua utilidade para uma determinada finalidade. Não obstante, os sites e aplicativos enviam mensagens para os usuários a fim de verificar a sua aprovação quanto aos novos termos de privacidade. Isso porque, as companhias não adeptas aos pré-estabelecimentos legais podem ser advertidas mediante multas ou punições. 

Desse modo, tratar de proteção requer um certo grau de especialização, englobando ferramentas e procedimentos compatíveis com o estabelecimento. “É um grande desafio alinhar equipe, tecnologia e segurança. Mesmo assim, esse é o único caminho para conquistar uma imagem de confiança em meio a multidão. A partir de uma cultura ética, os consumidores sentem-se atraídos pela marca e fornecem um feedback positivo”, ressalta Mencaci. 

Além disso, é fundamental fazer um bom proveito da automação das atividades. Afinal, os gastos nesse quesito tornam-se investimentos. “Os ataques cibernéticos podem acontecer a qualquer momento e, quem não se protege adequadamente, está correndo sérios riscos. Com ameaças de vazamento ou exclusão de dados, os criminosos podem trazer significativos prejuízos. Por isso, adotar as melhores alternativas no ramo empresarial é essencial”, conclui o CEO da Assine Bem. 

A assinatura digital garante a segurança!

Embora já fosse um fenômeno em crescimento, a assinatura digital ganhou ainda mais força nesse momento pós-crise sanitária. Por meio de um simples acesso à Internet, é possível validar documentos. Além, é claro, de editar, controlar os acessos e compartilhar. Dessa maneira, pessoas de qualquer lugar do mundo conseguem formalizar seus negócios, sem depender do envio físico de documentos. Isso dispensa o uso e armazenamento da papela, sujeita a contatos físicos deteriorantes como água, fogo e poeira.

A partir de uma criptografia de ponta, a análise de protocolos pode ser feita confidencialmente e sem o envolvimento de terceiros. Os signatários dessa modalidade possuem a comodidade de certificar tudo de maneira prática e rápida. Seja no regime híbrido ou remoto, o controle sobre as transações internas e externas da corporação pode ser feito facilmente. A otimização dessa prática proporciona a tão sonhada personalização, assim como a fidelização do público. 

Ademais, andamos juntos com a LGPD. Com a validação em dois fatores, há a inviolabilidade dos certificados gerados. Assim, os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais é garantido. Isso promove não apenas o desenvolvimento econômico como social do empreendimento. 

Em suma, a troca do papel pela rede traz inúmeros benefícios, como a contenção do uso e consumo material, diminuição da deslocação e até mesmo da poluição ambiental. Conosco, você desfruta de segurança, flexibilidade, sustentabilidade e velocidade.

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca mais tempo, conte com a Assine Bem!