Número de ataques cibernéticos dispararam na pandemia

Número de ataques cibernéticos dispararam na pandemia

07/09/2021 | Rodrigo Barreto

É cada vez mais difícil imaginar o mundo sem a tecnologia. Atualmente, tudo gira em torno desses recursos em constante evolução, pois possibilitam um trabalho mais eficiente e rápido. Isso maximiza a produtividade e melhora os resultados. Conforme as empresas se voltam para os modelos de negócios digitais, exponencialmente mais dados são gerados e compartilhados.

Com a pandemia, isso se intensificou, pois muitos aderiram ao home office e aos estudos em casa. Sendo assim, as empresas estão expostas a novas vulnerabilidades e, por isso, é importante uma abordagem eficaz à segurança cibernética, privacidade e perícia. 

Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, essa atenção deve ser redobrada: “os processos eletrônicos oferecem mais proteção, se comparados aos meios físicos. Contudo, é necessário ter cuidado e contratar serviços realmente seguros.”

No caso das assinaturas digitais, garantem tranquilidade e praticidade para quem utiliza. Elas possuem validade jurídica, podem ser facilmente enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp. Com isso, em pouco tempo e na tela do celular, um contrato é firmado. Os documentos são criptografados, inalteráveis e salvos na nuvem. Economizando assim, tempo, dinheiro e papel.

Os ataques cibernéticos

Além do aumento em quantidade, a complexidade dos ataques também representa um desafio, pois eles se mostram cada vez mais sofisticados e adaptados às medidas preventivas ou mesmo aplicações desenvolvidas para combatê-los. Nesse cenário, é essencial proteger a sua infraestrutura de rede, a fim de defender usuários, sistemas e dados corporativos.
Para isso, conheça algumas das ameaças mais comuns:

Malware:

De forma geral, trata-se de um software malicioso. Ele invade e se instala no computador da vítima, por meio de cliques em um link ou anexos de e-mails. Os malwares são responsáveis por causar grandes estragos, podendo paralisar operações por horas ou até dias.

Phishing:

Essa técnica atinge muitos usuários desavisados e consiste no envio de comunicação fraudulenta, passando-se por oficial. Apesar da forma mais comum ocorrer via e-mail, também acontece por outros meios e tem como objetivo, sobretudo, o roubo de senhas e outras informações pessoais.

Zero-Day:

Quando uma vulnerabilidade de um sistema é descoberta, criminosos podem aproveitar o período sem correção para atacar. Apesar do nome, a atualização do programa para consertar a falha pode demorar bem mais tempo.

O caso Renner

Invasores derrubaram o sistema das lojas Renner por quase 24 horas. O ataque foi em sua plataforma de vendas on-line. Porém, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia, o sistema de dados foi preservado graças aos esquemas de proteção e segurança digital. Os rígidos mecanismos continuarão a ser desenvolvidos para estabelecer cada vez mais, protocolos para impedir acontecimentos como esse.

Nesse sentido, Paula destaca: “as vendas foram paralisadas por algumas horas, mas o prejuízo poderia ser infinitamente maior. Se os dados não estivessem seguros, informações valiosas seriam perdidas. Esse caso representa bem a importância de investirmos em serviços de qualidade.”

Portanto, mantenha o olho aberto para essas ameaças, fique atento a conteúdos desconhecidos, se proteja com antivírus e plug-ins específicos já instalados e extensões para navegadores na web e procure utilizar bons aparelhos. Se você deseja agilizar os processos do seu negócio com tranquilidade, entre em contato com a Assine Bem, será um prazer atendê-lo.