A nuvem ajuda no gerenciamento de processos!

A nuvem ajuda no gerenciamento de processos!

23/01/2023 | Ana Clara Lima

Conforme o Search-Powered Technologies, estudo sobre as transformações digitais nos negócios, 81% dos entrevistados acreditam na eficiência do uso de uma única plataforma de busca quando o assunto é redução de gastos. Outros 79% relatam otimização do tempo para o seu bom aproveitamento, enquanto 87% possuem altas expectativas quanto ao quesito de segurança fornecido pelos artifícios techs. Nesse contexto, o Cloud Computing está em alta no meio corporativo e vem impactando positivamente os profissionais de Tecnologia da Informação. Sendo assim, confira as tendências para o ano de 2023 e como as funcionalidades da Assine Bem podem ser aliadas!

O armazenamento virtual é extremamente vantajoso!

A computação em nuvem, muito requisitada nos últimos anos, permite o acesso a arquivos de qualquer lugar do mundo com uma simples conexão com a Internet, sem a necessidade de realizar downloads ou consumir memória interna. Hoje em dia, é muito comum ver as pessoas utilizando os famosos drives para trabalhar, estudar ou até mesmo armazenar as mídias de seu interesse. Nesse cenário, as companhias começaram a enxergar essa técnica como uma excelente estratégia para os negócios modernos.

Ultimamente, principalmente depois da pandemia e do isolamento social, a transição para o virtual tornou-se algo indispensável. “Com o crescimento das atividades remotas, o uso desenfreado das facilidades culminou na sua normalização e padronização no dia a dia. Desde então, cada vez mais as pessoas escolhem o caminho da digitalização, seja para validar algum certificado, armazená-lo ou até mesmo compartilhá-lo. Não obstante, a assinatura digital está em alta no mercado”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

Além da comodidade gerada, artifícios como esses ajudam a alcançar resultados promissores. “A partir de um maior controle sobre os acessos, os contratantes dos nossos serviços mantêm-se focados no planejamento, execução e acompanhamento de tarefas, visando cuidar melhor dos assuntos produzidos. Afinal, a adoção de logísticas mais práticas e seguras dos arquivos torna qualquer processo mais assertivo”, complementa Paula. 

Os benefícios da nuvem!

Longe de ser uma escolha, essa tecnologia representa o futuro dos negócios. Portanto, começar a estudar o assunto é a melhor maneira de realizar uma adaptação personalizada e certeira na era digital. Pensando nisso, elencamos alguns pontos interessantes sobre os instrumentos em nuvem e como eles podem proporcionar confiança e tranquilidade para os trâmites internos e externos de uma organização. Confira!

Nuvem em evolução e multicloud são tendências significativas: conforme uma pesquisa realizada pela Gartner, os gastos on-premises se inverterão com aquele em nuvem até 2025. Nesse contexto, a multinuvem ganha cada vez mais importância com a movimentação dos serviços de um servidor para o cloud. Apesar de não ser novidade a migração contínua para essa tecnologia, a previsão é de uma significativa aceleração para a sua implementação, haja visto como 89% das corporações já utilizam-se dela para gerenciar as operações e a infraestrutura de TI.  

Desse modo, a busca por resoluções mediante a adoção de serviços comuns por meio da armazenagem digital acabou trazendo uma certa complexidade desnecessária. “Esse parece ser um lugar no qual algumas empresas aterrissaram por necessidade, ou mesmo por acidente, pois trabalharam para mitigar os problemas da cadeia de suprimentos. Ligando-se a múltiplos provedores de espaço virtual dos quais poderiam, cada um deles, ajudá-los a impulsionar a inovação e garantir segurança, escalabilidade e flexibilidade fora de seu data center”, pontua Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil.

As oportunidades para profissionais são crescentes: a adoção da ferramenta será constante nos próximos anos, acarretando em um aumento expressivo na procura de profissionais de Cloud Computing. Nessa área em ascensão, ainda não existem talentos suficientes para operar no meio, necessitando, portanto, de um longo período para desenvolver as habilidades para enfrentar esse desafio. “As companhias precisam de equipes capacitadas para inovar e construir. Se os funcionários estão gastando apenas tempo em operações, eles não podem se reinventar. Essa necessidade só se intensificará, e precisarão investir na contratação de colaboradores dispostos a crescer, e fornecer aos membros o treinamento necessário para o sucesso”, ressalta o especialista. 

A sustentabilidade é a peça-chave para o futuro: esse tema está conquistando cada vez mais espaço no ambiente corporativo. Em um futuro próximo, o tópico será um fator decisivo na hora de fechar parcerias comerciais. No geral, será preciso suportar as reivindicações de terceiros de demonstrar a consciência e evolução acerca das práticas ecológicas. 

Seja por meio da eficiência energética ou instalações certas, novas medidas devem ser adotadas. “Quando consideramos o fato de 68% dos dados serem usados uma vez e depois nunca mais, podemos ver como mover aqueles não utilizados para a conservação eletrônica, onde podem ser escalonados e modificados para retenção a frio, algo benéfico para o planeta. No ano passado, observei como a sustentabilidade estava aumentando em importância, mas tem sido interessante ver o nível de suas especificações e a granularidade na qual os consumidores agora exigem ao tomar decisões de compra”, alerta Gaspar.

A resiliência cibernética e proteção de dados devem estar em dia:  ameaças atuais na área de saúde, economia e guerra demonstram a necessidade de ser precavido quanto ao vazamento de informações relevantes. Ao longo dos anos, a previsão é do aumento da dependência nos recursos de TI para garantir uma forte proteção 24/7 e ágil recuperação no caso de invasões. “A questão não é mais se eles serão atacados, mas sim quando e com qual frequência. Portanto, precisamos enfrentar o problema de frente e um reduzido número de pequenas e médias empresas ainda não estão preparadas”, explica. Por essa razão, os principais conceitos envolvendo a cibersegurança daqui em diante são: detecção, proteção e remediação. 

A computação híbrida quântica está ganhando espaço: esse artifício está deixando de ser uma ideação e tornando-se uma aplicação prática. Adversidades características da Inteligência Artificial, por exemplo, serão resolvidos com sistemas quânticos. “Precisamos pensar muito cuidadosamente sobre como protegemos os dados hoje em dia, desde o simples roubo deles até técnicas mais avançadas de criptografia e decriptação. Computadores normais, mesmo quando de alta potência, levariam décadas para quebrar esses algoritmos criptográficos. Enquanto a computação híbrida quântica será capaz de quebrar os protocolos existentes em menos de uma década para que novos protocolos serem desenvolvidos mais cedo. Agora conseguimos resolver questões de segurança antes insolúveis”, assinala o District Manager da NetApp Brasil.

Torna-se evidente, portanto, como otimizar e automatizar certos procedimentos é um fator determinante para  sobreviver frente à acirrada concorrência. “Adentrar o mundo digital é algo inteligente a se fazer, haja visto a redução de processos manuais, aumento na qualidade das entregas, satisfação do cliente e equipe, além de economizar e potencializar a produtividade coletiva. Ou seja, ser inovador e criativo é o caminho para o sucesso na atualidade”, finaliza a gerente comercial da Assine Bem.  

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca mais tempo, conte com a Assine Bem!