A tendência é a transição para o cloud na saúde

A tendência é a transição para o cloud na saúde

24/07/2023 | Ana Clara Lima

A computação em nuvem está revolucionando diversos setores e, nos próximos anos, espera-se uma adesão crescente da área da saúde nessa tendência. Com benefícios como maior flexibilidade, segurança aprimorada e eficiência operacional, a migração para esse formato tem o potencial de transformar a maneira como os serviços do segmento em questão são fornecidos e administrados. Sendo assim, compreenda as razões por trás dessa transição e como ela pode impactar positivamente o mercado.

A necessidade de modernização é constante!

Ultimamente, o setor tem enfrentado desafios significativos em relação à tecnologia e infraestrutura. Muitas organizações ainda dependem de sistemas antigos, dos quais são difíceis de manter e atualizar. Ademais, a gradual quantidade de dados médicos e regulatórios demanda uma base mais escalável e segura. Por isso, a adaptação ao espaço digital surge como uma solução promissora para modernizar as operações e melhorar a qualidade do suporte.

Nesse sentido, é interessante analisar as vantagens de contar com mais flexibilidade nas demandas do cotidiano laboral. “Com o cloud computing, os profissionais podem acessar dados e aplicativos de qualquer lugar e momento, utilizando dispositivos móveis ou computadores. Isso permite um suporte mais ágil e colaborativo, além de facilitar o compartilhamento de informações entre diferentes especialistas e instituições”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Outro ponto importante é o aprimoramento na segurança, pois quem  investe fortemente em medidas para proteger os dados dos pacientes garante a conformidade com as regulamentações de privacidade, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Ainda assim, é possível realizar backups automáticos e replicação de conteúdos, reduzindo o risco de perda de materiais críticos.

Hoje em dia, as entidades ainda acostumadas com a papelada e armários estão suscetíveis ao deterioramento e roubo dos certificados físicos, sem falar da questão dos processos, dos quais são mais demorados por conta da busca manual. “A transição para a nuvem busca melhorar a gestão com a agilidade do atendimento, diminuir erros nas medicações, além de facilitar o repasse de informações entre médicos, enfermeiros e a administração”, aponta Wilton Rondon Ribeiro Júnior, CEO da Flowti.

A privacidade no setor da saúde é primordial!

Conforme dados do TIC Saúde 2022, 60% dos estabelecimentos do setor já utilizam armazenamento de arquivos ou bancos em nuvem. Aliás, somente 41% das companhias de saúde no país possuem capacidade de processamento nesse local. Em 2021, por exemplo, 38% das clínicas, hospitais e outros empreendimentos já contavam com tal recurso. Por essa razão, cada vez mais organizações estão buscando adotar sistemas desse tipo. 

Nesse contexto, é relevante ter em mente como a eficiência operacional também é maximizada com o artifício.  Ao inovar, os custos de infraestrutura e manutenção são reduzidos, garantindo às healtechs o investimento em mais recursos de otimização.“A ferramenta também oferece escalabilidade, permitindo diversos serviços de se adaptarem facilmente às demandas em constante mudança, seja expandindo ou reduzindo a capacidade de conservação e tratamento”, ressalta Mencaci. 

Apesar dos benefícios, o movimento também apresenta desafios e preocupações. A segurança das individualidades dos pacientes é uma questão crítica, pois quesitos médicos são sensíveis e devem ser preservados contra acessos não autorizados. Por esse motivo, as corporações devem garantir a implementação de iniciativas adequadas de fortalecimento e criptografia para assegurar as particularidades de todas as partes envolvidas. 

No final das contas, o gerenciamento também é um desafio, pois é necessário estabelecer políticas e práticas para a conservação e compartilhamento dos procedimentos.“As grandes mudanças têm estimulado e colaborado para mudar o panorama de instituições de saúde no Brasil. Com uma mexida na equipe e o reforço do virtual, expandem-se as operações e conquista-se ainda mais espaço no mercado”, complementa Ribeiro. 

A digitalização de assinaturas é vantajosa!

Antes de tudo, é preciso ter em mente como esse processo ocorre de forma gradual, com muitas organizações optando por uma abordagem híbrida combinada com plataformas locais. Essa conduta permite uma modificação suave e mitigação de perigos. Enquanto isso, a confiança na rede aumenta, deixando cada vez mais real a possibilidade de migrar completamente para essa tecnologia. Nessa conjuntura, a assinatura digital é uma técnica utilizada para garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos eletrônicos. 

O futuro do meio salutar está inevitavelmente ligado à transição para o cloud. Isso porque a crescente demanda por serviços de saúde digitais, como telemedicina e registros eletrônicos, assumiu um papel fundamental para suportar essas transações. Dessa forma, impulsiona-se a descoberta de novos tratamentos, assim como o aprimoramento sobre a prevenção de doenças e melhorar a agilidade operacional das empresas. A funcionalidade em questão é uma versão virtual da manuscrita tradicional e tem se tornado cada vez mais popular devido à crescente digitalização de contratos e transações. 

Inclusive, é capaz de verificar a identidade do signatário, pois a chave privada é exclusiva e somente o possuidor legítimo deve ter acesso a ela.“Essa facilidade simplifica e agiliza processos, eliminando a necessidade de impressão, envio físico e armazenamento de documentos em papel. Além disso, eleva a integridade das transações com a criptografia, deixando toda a dinâmica empresarial mais sustentável e rápida”, finaliza o CEO da Assine Bem. 

Em suma, essa é uma tendência inegável ao redor do mundo para os próximos anos. A partir da flexibilidade, segurança aprimorada e eficiência operacional, essa mudança tem o potencial de revolucionar a entrega e administração de todas as atividades do segmento. Apesar dos desafios e preocupações envolvidos, os negócios necessitam considerar seriamente a adoção do recurso como estratégia para impulsionar a inovação, melhorar as consultas e acompanhar as demandas techs em constante evolução.

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!