Assine Bem com sustentabilidade

Assine Bem com sustentabilidade

09/06/2022 | Laura Pereira

Cada vez mais os debates pautados na sustentabilidade ganham foco mediante instituições privadas e públicas no país. Entretanto, não apenas, o consumidor gradativamente se mostra preocupado com o posicionamento das marcas diante das causas socioambientais. Segundo uma pesquisa publicada pelo Boston Consulting Group (BCG) e intitulada “BCG Survey on Covid 19 and Environment”, hoje, seis em cada dez brasileiros esperam uma iniciativa mais consistente por parte das companhias para proteger a natureza. 

O levantamento, feito com mais de 3 mil pessoas em oito países diferentes, demonstrou o quanto a comunidade está mais alarmada. Desse número, 93% consideram as desavenças ambientais iguais ou mais preocupantes em vista das questões de saúde. Para o relatório, a média é maior se comparada com os outros lugares analisados, chegando a 76%. Portanto, entenda melhor sobre como cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar iniciativas sustentáveis pode fazer a diferença para o seu negócio! 

Conheça o ESG e entenda tudo sobre esse termo 

Atualmente, construir um mundo mais verde e ter bons resultados financeiros em uma organização podem ser pontos atrelados e complementares. A sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), originalmente proveniente do inglês, é uma abordagem para avaliar até qual ponto uma instituição trabalha em prol de objetivos sociais. “A ideia é levar a empresa a desenvolver estratégias para além de seu papel empresarial, de modo a buscar melhores condições de vida para todos os cidadãos”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

A concepção é usada para medir os métodos dos negócios, expondo formas de minimizar seus impactos no ecossistema, assim, tornando o mundo mais responsável para quem o habita, bem como investindo em melhores processos de administração interna. Conforme o Google Trends, em 2021, o interesse pelo ESG atingiu seu nível mais alto em 16 anos. A procura foi quatro vezes maior se comparada com a média do ano passado e 13 vezes superior em relação a de 2019. 

Ou seja, esse cuidado é uma crescente, inclusive, nas intenções dos investidores. Afinal, os recursos naturais são um bem finito e é responsabilidade de todos preservá-los, tendo em vista como são o sustento da vida terrestre. Por isso, é um dos assuntos mais conversados hoje, principalmente, pelo crescente interesse dos usuários, com uma inclinação para consumir produtos mais amigos da fauna e flora. Logo, requer das companhias mais responsabilidade social e ambiental como um identificador competitivo. 

Além disso, implementar condutas voltadas para esses programas é favorável para a imagem da marca e pode alavancar os lucros por intermédio de uma reputação positiva. De acordo com um estudo, realizado pela Union + Webster e compartilhado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos participantes preferem comprar de empreendimentos sustentáveis e 70% não se importariam em pagar um pouco mais por isso. Nesse cenário, a procura por metodologias amigas da natureza, também incidindo em deixar o cotidiano corporativo mais eficiente, produtivo e rentável ganha foco.

A assinatura digital é aliada do ESG! 

Consoante à Paula, a assinatura digital é um diferencial para quem busca táticas voltadas ao ESG. “Tudo começa pelo suporte. Por ser virtual, não há gastos com materiais, transportes e armazenamento físico. Ou seja, você não precisa acumular dezenas ou centenas de papéis, está tudo no seu navegador”, afirma. Conforme um levantamento da Signatureit, as entidades adeptas deste modelo possuem uma economia total de 55% a 78%. Ademais, existem muitas outras vantagens de contar com esse mecanismo para facilitar a burocracia da sua corporação. Confira:

- Redução no uso e consumo de papel:

Uma coisa é certa: essa modernidade possibilita a diminuição do número de papéis utilizados. “Isso porque todo o processo de assinatura acontece por intermédio da Internet, ou seja, desde a preparação do documento, seu envio para os envolvidos até a validação final, é tudo pela rede”, explica Paula. Assim, você não precisa gastar com cópias, por exemplo. 

Se errou alguma referência ou encontrou divergências nos termos, não precisa imprimir novamente, está tudo na sua tela salvo em máxima integridade, com facilidade de adaptação e encaminhamento. Nessa realidade, a correção é simples e automatizada, pode ser feita com alguns cliques e contando com agilidade. Sendo assim, é possível notar também uma otimização de tempo. De acordo com dados da Forrester, a produtividade aumenta em 85% ao aderir essa inovação nos mais diversos setores corporativos. 

- Diminua a poluição ao evitar deslocamento:

Mais um proveito muito valioso diz respeito a evitar custos com deslocamento. Você não precisa mais levar um relatório impresso de um lugar para o outro, pagando motoboy ou Correios. “O redirecionamento de qualquer documento é completamente on-line e os signatários, inclusive, recebem notificações via e-mail, SMS ou WhatsApp, para serem conduzidos até a plataforma”, pontua a gerente comercial da Assine Bem. 

Essa mecanização garante maior velocidade nas tramitações, oferecendo comodidade, sustentabilidade - principal ponto do ESG - e muita economia. Essencialmente em grandes centros e metrópoles, contar com essa funcionalidade é um diferenciativo mediante à concorrência. Dessa forma, é possível aplicar esse capital em outros atos coniventes com o desenvolvimento verde. 

- Tenha mais cuidado com os recursos naturais:

Conforme uma pesquisa da QualiSoft, uma árvore equivale a 10 mil folhas. Se uma entidade produzir 2.400 contratos por ano, consumirá, em média, 24 mil páginas. Isto é: 2,40 árvores deverão ser cortadas para suportar essa demanda, 600,00 Kwh de energia será despedindo, bem como 6 mil litros de água consumidos na produção desta quantidade de papel. Ainda, aproximadamente, 6.440,52 kg de CO2 poderão cair na atmosfera e, para compensar isso, 25,76 árvores serão imprescindíveis. Com a assinatura digital, todo esse cenário pode ser evitado, inclusive, o desmatamento. 

Portanto, se quer investir em práticas sustentáveis para a sua empresa, estimulando o ESG em todos os seus aspectos, a assinatura digital é sua aliada! Fale conosco e descubra mais vantagens de contar com essa modernidade na sua operação, será um prazer atendê-lo! Inclusive, conheça nossos planos personalizados de acordo com a sua demanda e, para entender na prática como funciona o mecanismo, faça um teste grátis!