O prejuízo dos ciberataques no Brasil

O prejuízo dos ciberataques no Brasil

30/10/2023 | Ana Clara Lima

Cada vez mais inseridos em um mundo digital, o Brasil torna-se palco de uma batalha invisível, mas igualmente danosa: os ciberataques. A revolução tecnológica trouxe inúmeros benefícios, mas também abriu portas para ameaças das quais causam prejuízos incalculáveis às empresas, instituições e cidadãos. Por essa razão, é de suma importância tomar as devidas precauções para não virar a próxima vítima. Portanto, venha se inteirar sobre a necessidade urgente de medidas para fortalecer tanto pessoas físicas quanto jurídicas. 

O cenário de ataques nacional 

De acordo com um levantamento da Checkpoint Software, o Brasil enfrentou um aumento significativo de 37% no volume de ataques on-line no terceiro trimestre de 2022. Os tipos mais frequentes incluíram roubo de identidade e dados, fraudes, extorsões, detecção de senhas, atentados de entrado, infiltração de sistemas e navegadores web, bem como o furto de propriedade intelectual ou acesso não autorizado. Essas estatísticas evidenciam a crescente vulnerabilidade tech no país e a necessidade urgente de fortalecer as medidas de segurança nos mais variados setores.

Fica nítido, portanto, como as invasões têm se tornado cada vez mais sofisticadas, visando sequestrar informações confidenciais, interrupção de serviços, manipulação de conteúdos e extorsões financeiras. Essa conjuntura afeta desde pequenos empreendedores até grandes corporações, passando por órgãos governamentais e usuários comuns. Os criminosos utilizam-se de técnicas avançadas para adentrar sistemas, explorando rapidamente suas falhas e vulnerabilidades.

Desse modo, os prejuízos da prática são multifacetados. Em termos monetários, companhias sofrem com a perda de históricos, rompimento de  operações e danos à reputação. Os custos para mitigar os males e reforçar a proteção são substanciais, sem mencionar as multas das quais podem ser aplicadas devido a violações de privacidade. Para os users particularmente, os malefícios podem incluir a perda de fundos e danos à imagem pessoal.

Além dos rombos financeiros, os golpes têm impactos sociais significativos. A confiança no ambiente virtual pode ser abalada, afetando o comércio eletrônico, o uso de funcionalidades bancárias via Internet e a adesão a iniciativas de transformação digital. “A desconfiança pode se disseminar entre diferentes públicos, dificultando o desenvolvimento e a inovação tecnológica de toda a marca. Por isso, contar com as ferramentas certas no dia a dia pode ser a peça-chave para evitar escândalos”, afirma Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Plataformas confiáveis são um diferencial!

Nos dias de hoje, é primordial entender como a integridade digital não é apenas uma responsabilidade das organizações e autoridades, mas também da população. A conscientização sobre as condutas cuidadosas, a atualização de softwares e a utilização de códigos robustos são alicerces básicos para uma defesa eficaz contra ações maliciosas na web. Logo, acompanhar as tendências ao redor do mundo de forma personalizada e consciente é o primeiro passo rumo ao sucesso. 

Nessas horas, o papel do governo é crucial para criar um ambiente regulatório para promover a preservação dos cidadão e penalizar os criminosos de maneira assertiva. Ademais, investimentos em infraestrutura, formação de profissionais especializados e parcerias com o setor privado são medidas fundamentais para potencializar essa cultura em diversas esferas do território nacional. A partir do treinamento dos colaboradores, qualquer estabelecimento pode ser capaz de cortar riscos em suas movimentações. 

Segundo o relatório Atividade Criminosa On-line no Brasil, elaborado pela Axur, as perdas decorrentes de crimes virtuais em escala global atingiram a cifra impressionante de 6 trilhões de dólares. Inclusive, grandes nomes, como Magazine Luiza e Mercado Livre, bem como outras players de mercado responsáveis por bancos de dados particulares e bancários de milhões de brasileiros em seus conjuntos, são alvos em potencial dessas ocupações. Como nunca, contar com soluções de confiança no mercado de trabalho é essencial para garantir o desenvolvimento em diversos ramos.

Por meio de plataformas de excelência, é possível criar um espaço seguro e transparente para empregadores e trabalhadores, garantindo a frequência de transações e interações de forma ética e justa. Além disso, promovem a lealdade mútua ao oferecer avaliações e feedbacks autênticos sobre desempenho e histórico de cada um. “Essa confiança é alicerçada na credibilidade da plataforma e muitas vezes valida as credenciais e experiências dos clientes, contribuindo para um mundo corporativo mais honesto e prático”, reforça Mencaci. 

A gestão de documentos é uma aliada!

A gestão de documentos, apesar de subestimada por alguns, é um artigo fundamental para o triunfo e eficiência de qualquer empreendimento. Isso porque uma estratégia robusta e bem implementada para lidar com certificados pode otimizar mecanismos, melhorar a colaboração, assegurar conformidade legal e economizar tempo e recursos valiosos. Na era da interconectividade, é questão de sobrevivência priorizar a virtualização das demandas empresariais.

Esse movimento vai além de simplesmente digitalizar certificados em papéis, abrangendo também a criação, rastreamento, armazenamento, recuperação e disposição adequada de registros primordiais para o funcionamento do estabelecimento. Assim, facilita-se a colaboração entre equipes e departamentos, promovendo o compartilhamento controlado de elementos, vital para a realização de projetos e metas de modo conjunto e pertinente.

Aliás, gerenciar certificados com inteligência pode levar a uma redução significativa de custos, seja pela eliminação de espaço físico para o depósito de materiais, agilidade para localizar formulários ou evitar multas devido à não conformidade. Nesse contexto, a assinatura digital destaca-se como uma tecnologia valiosa, oferecendo uma série de vantagens significativas para todos os envolvidos. 

Afinal de contas, esse formato eletrônico de validar contratos não só agiliza processos, mas também proporciona maior flexibilidade, velocidade e sustentabilidade, revolucionando a maneira como transações comerciais e contratuais são conduzidas. Com isso, burocracias das quais antes levavam dias ou semanas para serem concluídas, agora podem ser finalizadas em questão de minutos, aperfeiçoando a produtividade e a eficiência dos negócios

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!