Engenharia e construção, a digitalização chegou!

Engenharia e construção, a digitalização chegou!

16/10/2023 | Ana Clara Lima

Nos últimos anos, a indústria da engenharia e construção tem sido palco de uma revolução silenciosa, mas poderosa: a digitalização. Esse avanço vem transformando radicalmente a forma como os projetos são concebidos, planejados, executados e gerenciados. A integração de tecnologias está otimizando processos, aumentando a eficiência, reduzindo custos e elevando a qualidade das edificações. Sendo assim, fique por dentro de como adaptar-se a essa nova realidade sem correr o risco de ficar para trás!

A tecnologia é uma aliada nas edificações!

Recentemente, a revolução tech trouxe consigo uma ampla gama de recursos inovadores dos quais estão sendo aplicadas em diversas etapas das projeções dos mais variados setores. Entre essas novidades, destacam-se a modelagem de informações da construção (BIM), a inteligência artificial (IA), a realidade aumentada (RA), a Internet das Coisas (IoT) e a automação. Com essas funcionalidades, por exemplo, é possível criar modelos virtuais detalhados de uma edificação antes mesmo de sua construção física, viabilizando a detecção precoce de conflitos e melhoria das previsões. 

Nesse contexto, vem sendo gerado uma grande quantidade de dados (big data) em tempo real, fornecendo informações valiosas para tomada de decisões precisas. Com a ajuda de softwares avançados de análise, os especialistas podem identificar padrões e antecipar problemas. “Logo, o aperfeiçoamento dos códigos está permitindo os profissionais de preverem o melhor desempenho das estruturas, reduzirem os desperdícios de materiais e energia, além, é claro, de otimizarem o ciclo de vida dos projetos, resultando em obras mais econômicas e duradouras”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Como nunca, uma resposta assertiva para os desafios enfrentados nessa era passa por investir na capacitação e educação dos profissionais. Isso porque é crucial oferecer treinamentos contínuos para os engenheiros, arquitetos e construtores poderem se acostumar e utilizar efetivamente os artifícios disponíveis. “Por essa razão, as fundações devem colaborar para desenvolver programas educacionais atualizados, abordando as habilidades técnicas e competências necessárias para lidar com a transformação digital, como pensamento crítico, colaboração e adaptabilidade”, acrescenta Mencaci. 

Como a construção e engenharia podem prosperar?

Conforme apontado por uma pesquisa conduzida pela Data Corporation, 72% das corporações globais reconhecem a transformação digital como um elemento-chave para o avanço dos negócios, considerando a crescente progressão tecnológica no mercado. Para alcançar sucesso e manter uma vantagem competitiva nessa área, as firmas precisam aprimorar o gerenciamento de seus projetos e se manter atualizadas diante das contínuas mudanças nas normativas e regulamentações. Fique por dentro das dicas para prosperar nesse novo cenário!

A conexão entre profissionais gera resultados: o tópico em questão não é apenas uma interação casual, mas um pilar essencial para o sucesso e a eficácia dos projetos. Quando indivíduos de diferentes especialidades colaboram, trocam ideias e compartilham conhecimentos, surgem sinergias poderosas para impulsionar a inovação e a assertividade. Essa cooperação intensifica a compreensão dos desafios enfrentados em uma demanda, permitindo a criação de soluções mais robustas e adaptadas. 

A interligação entre arquitetos, engenheiros, técnicos, e outros profissionais, fortalece o resultado final, mas também a sustentabilidade e a qualidade das edificações, garantindo um impacto positivo a longo prazo. “Uma operação centralizada permite todos os autorizados terem acesso aos dados do projeto, mitigando a possibilidade de perda de documentos dos quais geram retrabalho”, comenta Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert.

A confiabilidade garante a fluidez das operações: em um ambiente altamente complexo e interdependente como esse, a confiança mútua entre os envolvidos é vital para o bom andamento das propostas. Afinal, permite uma comunicação aberta e eficaz, o compartilhamento de informações cruciais e o estímulo de providências assertivas em tempo hábil. Quando há credibilidade entre as partes, todos sentem-se seguros para expressar suas ideias, questionar e contribuir, criando uma dinâmica de atuação mais produtiva e eficiente. Por fim, essa conduta solidifica os alicerces de um grupo bem-sucedido e é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento no setor.

A governança deve ser bem feita: esse aspecto é essencial para estabelecer padrões, diretrizes e estruturas em prol da transparência, responsabilidade e tomada de decisões informadas. Ela envolve a definição clara de papéis e responsabilidades, a gestão de riscos, o alinhamento com os objetivos estratégicos e o atendimento às exigências legais e éticas. Se bem executada, não somente fortalece a imagem da entidade, mas também contribui para a preservação, a satisfação dos stakeholders e o alcance de resultados consistentes. Portanto, é um alicerce crucial para o triunfo e a integridade de qualquer empreendimento, independente de seu tamanho ou ramo. 

A sustentabilidade é indispensável no mercado: a ESG tornou-se uma necessidade incontestável no mercado atual. Indo além de uma simples tendência, é um imperativo as companhias incorporarem práticas socioambientais em seus procedimentos e planos comerciais. Além de cumprir responsabilidades éticas e contribuir para um futuro ambientalmente equilibrado, agora a temática está profundamente ligada à competitividade e à perenidade dos negócios. Os consumidores modernos estão cada vez mais conscientes e valorizam marcas comprometidas com o planeta, responsabilidade social e governança. 

As instituições das quais integram a sustentabilidade em suas movimentações respondem a essa demanda crescente, assim como posicionam-se melhor para prosperar em um mercado na busca constante por soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente responsáveis. “Nesse sentido, ao reduzir a necessidade de impressão em papel e o uso excessivo de recursos naturais associados à produção e manutenção física de documentos, a virtualização contribui diretamente para a redução do impacto global”, reforça o CEO da Assine Bem.  

A gestão de processos é a peça-chave: a partir dessa cultura, é viável mapear, analisar, otimizar e monitorar sistematicamente todas as atividades das quais compõem o funcionamento de um estabelecimento. “Reduzir custos e otimizar processos com o lançamento de produtos de alta qualidade é fundamental para manter uma vantagem competitiva. Ao digitalizar os processos, as empresas podem repensar suas funções de negócios e obter insights mais profundos para melhorar seus resultados. Identificar gargalos, automatizar atividades, aplicar formulários eletrônicos e criar regras dinâmicas são apenas algumas das muitas possibilidades”, complementa Gonçalves. 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!