Dicas para automatizar seu negócio

Dicas para automatizar seu negócio

07/04/2020 | Giovanna Cavalli

A automação das empresas é uma estratégia para aumentar a produtividade, diminuir os custos e melhorar a lucratividade. Tem uma companhia e está em busca de tudo isso? Então se atente a essas dicas práticas!

A era da digitalização

O computador e em seguida o notebook dizimaram a máquina de escrever, o WhatsApp ressignificou a carta e o smartphone arrematou a câmera analógica. Esses são alguns sinais de fazermos parte de uma nova Revolução Industrial. Parece inovador? 

Segundo o relatório da consultoria IDC, a digitalização dos negócios nas grandes organizações brasileiras é de 67,5, em uma escala de 0 a 100. Os dados realçaram a  “mobilidade” como tópico notório, com 80. Ou seja, a possibilidade de executar as tarefas de qualquer lugar e com conforto. Uma característica comum entre os dispositivos citados acima. 

Assim, as ferramentas tecnológicas proporcionam também maior confiança, pois estão menos sujeitas a erros de pessoas, principalmente em serviços manuais. Bem como a redução no tempo gasto nos encargos e o foco no planejamento. 

Veja alguns mecanismos para substituir atividades repetitivas e recorrentes de maneira flexível:

Armazenamento em nuvem 

O Cloud Computing é uma das vertentes disruptivas dos empreendimentos. Esse método permite armazenar informações e acessar de forma simples e ágil de onde estiver, com a palma da mão. É uma realidade facilitadora, inclusive, do home office. Além do maior controle institucional proporcionado aos líderes. 

Vídeo-conferências

Esse modelo de reunião ou entrevista ganhou destaque nos últimos dias, devido à crise global do novo Coronavírus. Isso não significa a morte dos encontros e reuniões presenciais. Para a Head of Marketing da LogMeIn para América Latina, Vanessa D’Angelo “só mostra uma nova tendência de inúmeras corporações em todo o mundo e no Brasil. É algo a ser considerado pela nova geração iniciante no mercado de trabalho”

Chatbots

Os bots de bate-papo são uma grande evolução nas relações interpessoais, por mérito da high-tech. Esse recurso personaliza o atendimento ao consumidor, direcionando respostas rápidas para cada assunto. Com ele, se tem a otimização dos processos por meio da assistência 24h, auxílio com altas demandas e análise de informes, por exemplo. Isso foca a atenção dos colaboradores em atender problemas complexos, mais dependentes da capacidade humana e assim potencializa as operações. 

Assinatura Digital 

Essa solução procura agilizar as burocracias, tornando as etapas de assinaturas e gestão de documentos um sistema sustentável e econômico. É uma técnica segura e com validade jurídica, sancionada pela Medida Provisória 2.200-2/2001, validando sua autenticidade e integridade. É tudo on-line, feito em poucos cliques. 

“Muitos diretores ainda não pararam para pensar o porquê de migrar para a assinatura digital. Vamos lá, é simples! Além de ganhar em velocidade dos processos, trazer mais comodidade aos clientes internos e externos e ser mais sustentável, ainda é possível economizar”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino. Ademais, esse é um grande benefício até mesmo para a redução do aluguel de locais físicos. “Pois organizações digitais precisam de pouco espaço para a armazenagem de papel”, enfatiza Paula.

Portanto, o alto número de impressões ainda é um obstáculo das instituições para a transição definitiva para a Indústria 4.0. Ou seja, com essa nova tendência se fundem as tecnologias palpáveis e da web.

Como está a evolução da sua empresa? Comece já a transformação digital. Nossa plataforma está com até dez documentos totalmente gratuitos