Entenda como a assinatura digital é sua aliada

Entenda como a assinatura digital é sua aliada

10/03/2022 | Laura Pereira

Uma coisa é certa: a assinatura digital é uma maneira rápida e segura de preencher qualquer contrato. Além de ser confiável, pois se apoia em criptografia, também é amparada pela legislação. Mesmo sendo uma prática antiga, só foi popularizada graças à pandemia, na qual as medidas de distanciamento social trouxeram à tona os maiores proveitos dessa modernidade. Quer entender melhor? Continue nesta matéria! 

O que é e como funciona a assinatura digital? 

Por meio dela, é possível obter, legalmente, o consentimento e autorização em qualquer formulário, por exemplo. Quanto ao seu funcionamento, de forma prática, o processo inclui anexar seus dados em um sistema eletrônico e, então, verificar sua identidade. Para Paula Sino, é tudo bem prático, “depois de ser conduzido para a plataforma, você só precisa preencher os campos com as suas informações pessoais e pronto!”, ressalta. 

Com o sistema da Assine Bem, as notificações de assuntos pendentes chegam diretamente para o WhatsApp dos envolvidos. Segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, esse é um dos canais prediletos entre os usuários, com 49% de adesão. Além disso, os lembretes também podem cair na caixa de SMS e no e-mail, se essas forem as escolhas para o momento. 

Quais as vantagens da assinatura digital?

Em primeira instância, é preciso considerar a economia de tempo. Conforme um levantamento da Ombud, há uma redução média de 80% nos minutos de resposta quando esse mecanismo é utilizado. Ainda, a mesma porcentagem se aplica à diminuição de falhas, segundo estudo da Forrester. “Inclusive, caso aconteça algum erro, para ajustar é muito mais simples, basta alguns cliques e a correção fica pronta na hora”, pontua Paula. 

Pensando nisso, separamos algumas vantagens dessa modernidade. Confira: 

- Agilidade nos negócios 

Consoante à Paula, “a assinatura digital fornece um serviço rápido, pois permite completar todas as etapas burocráticas em segundos e também enviar para outrem na mesma velocidade”. Ademais, a verificação é um processo descomplicado e prontamente facilitado pela tecnologia de ponta, ao contar com a nuvem e a criptografia. 

- Economia de custos

Ainda conforme dados da Ombud, entre as empresas na qual esse sistema já é rotineiro, há uma economia média, por documento, de 20 dólares. Ou seja, não é necessário gastar com impressões, cópias, tintas, canetas, armazenamento, transporte e entrega, além de outros pontos. Portanto, a contenção no saldo pode ser bastante expressiva para quem adota esse processo. 

- Eficiência na gestão de contratos

Outro ponto positivo é a gestão de contratos. Com a Assine Bem, você tem acesso desde modelos e customização até o fluxo de qual entra e sai, com quem está e suas as pendências. Esse software cria um fluxo básico para reduzir os minutos gastos em todas as operações durante o ciclo de vida da corporação e até mesmo para encontrá-lo. 

Quando há armazenamento físico, é comum uma certa demora para procurar algum assunto específico. “Nesse caso, a busca pode ser feita em segundos, é só colocar o nome do título ou mesmo sua data, depende de como você prefere, para encontrar”, explica. Ademais, também é possível colocar tags coloridas e criar pastas especiais. 

- Sustentabilidade 

Por ser virtual, não há gastos com papéis e, consequentemente, mais árvores permanecem no chão. Além de reduzir os poluentes, pois não precisa ser transportada. Isso também transmite uma melhor reputação e responsabilidade ambiental de qualquer companhia. De modo a ser bem vista diante dos consumidores, cada vez mais preocupados com as questões do ecossistema. 

Uma pesquisa publicada pelo Boston Consulting Group (BCG) e intitulada “BCG Survey on Covid 19 and Environment”, trouxe um levantamento colhido com mais de 3 mil pessoas em oito países diferentes e chegou a uma constatação: hoje, seis em cada dez brasileiros esperam uma iniciativa mais consistente por parte das companhias para proteger a natureza.

Por fim, se ainda não se convenceu do quanto a assinatura digital pode ser aliada de negócios mais sustentáveis e rentáveis, fale conosco! Também temos planos exclusivos e personalizados, de acordo com as suas demandas. Agora, quer entender na prática? Faça um teste gratuito e aproveite essa modernidade!