Assinatura digital: como funciona

Assinatura digital: como funciona

31/03/2020 | Vinícius Lima

Vivemos em uma realidade completamente tecnológica. Os recursos e soluções para celulares e outros dispositivos, como o computador, vieram para facilitar nossa vida de várias formas. Isso impacta não apenas no aspecto pessoal, como também no profissional e acadêmico. Assim, aproveitar ao máximo das soluções desenvolvidas é fundamental para se despreocupar com burocracias desnecessárias. 

Nesse sentido, está inserido o processo de assinatura digital. Com ele, a validação de contratos é feita com alguns cliques, evitando alguns problemas comuns de acontecerem com arquivos físicos. Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, esse recurso permite a formalização de documentos sem a necessidade de usar papel. “É um processo simples, rápido e prático, realizado por meio de um link enviado por e-mail ou SMS. Em poucos minutos, já está tudo regularizado com baixo custo”, explica. 

O quesito proteção

Um dos pontos de dúvida em relação a essa possibilidade é a proteção das informações. Entretanto, Paula garante: “com esse formato, garantimos a identidade dos signatários por meio de etapas de validação realizadas no smartphone ou PC. As verificações vão desde a confirmação dos dados pessoais, até o envio de selfies ao lado de um documento oficial, como RG ou CNH”. 

Outro ponto de destaque é a utilização da inteligência artificial unida com a conferência humana para tornar o processo ainda mais garantido. 

Assim, a gerente listou as três principais vantagens dessa ferramenta para uma empresa. Veja: 

Segurança
As peças carimbadas virtualmente possuem várias checagens para garantir a identidade dos assinantes. Dentre elas, estão: o IP do computador de quem confirma as infos, data e horário da visualização e da autenticação do arquivo. Isso sem contar a criptografia para fechar a tramitação e garantir a não violação dos dados. 

Comodidade
Ao optar por esse formato, as pessoas envolvidas poderão rubricar suas marcas de qualquer lugar. Não há limitação de hora, preço elevado por demanda ou filas para reconhecimento dos vistos. É tudo on-line, feito em poucos cliques!

Economia
As organizações podem reduzir despesas! Algumas gastam muito com cartório, outras com motoboys ou Correios. Isso sem contar no dispêndio "oculto" do processo físico: folhas, tinta de impressão, armazenamento, controle de arquivo. No modo cibernético, todos esses custos são diminuídos em até 70%. 

Faça um teste gratuito conosco e comprove!