Segurança jurídica é imprescindível na era digital

Segurança jurídica é imprescindível na era digital

31/01/2024 | Carolina Amaral

O mundo vive, atualmente, uma época de renovações constantes, principalmente quando se trata de tecnologia e, por isso, a segurança se tornou ainda mais vital. Nesse contexto, diversas áreas são obrigadas a se atualizar para o universo virtual e o local laboral não foge dessa realidade. Logo, variadas formas de facilitar essa transição foram criadas e a assinatura digital é uma delas. Conheça melhor os proveitos únicos da funcionalidade e as inúmeras possibilidades envolvidas!

 

O ambiente laboral alinhado a era virtual

O número de ações trabalhistas registradas no Tribunal de Justiça do Trabalho, do qual as principais causas são o cálculo de horas extras e as intrajornadas, registrou cerca de 203.080 processos apenas entre janeiro e maio de 2023. A partir desse alto número, as chamadas HRTechs ganham mais relevância no setor pela sua contribuição na análise de dados e inteligência artificial utilizadas na gestão de pessoas, ajudando a minimizar danos ligados a tais assuntos nas empresas. 

De fato, as relações trabalhistas precisam ser mais simples, principalmente tendo em vista o novo momento atual e tech. Tudo está se alterando e o setor de recursos humanos também pode acompanhar esse movimento, tornando o contato mais eficiente. A tecnologia consegue atuar nessa vertente, solucionando problemas desse campo de atuação, utilizando disso para automatizar procedimentos e tornar as soluções mais assertivas.

As atuais plataformas do mercado oferecem recursos como notificações de ausência do trabalhador, controle de horas extras, gerenciamento de escalas e relatórios completos, responsáveis por dar assistência na declaração necessária para evitar possíveis litígios. Todavia, é imprescindível não deixar de lado a defesa de informações , pois, com o avanço da informática, o âmbito tem a opção de deixar as burocracias para trás e se transformar no RH 5.0, mas, para isso, deve andar junto da seguridade.  Seguindo esse viés, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) foi criada.

 

A LGPD no meio corporativo

Criada em 18 de agosto de 2018, a legislação estabelece normas para coleta e tratamento de elementos e tem como objetivo gerar certa tranquilidade à vida particular de cada indivíduo. “Estar a par de todos os tópicos citados, como ela age na prática e se há certa flexibilização para determinados casos é fundamental para o bom andamento de um negócio”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

A conduta determina a adoção de uma série de medidas técnicas e administrativas a serem observadas. “Hoje, após o aniversário de cinco anos da regra, ela ainda é desconhecida para grande parcela da população, não sendo seguida por muitas corporações. Todavia, nós ajudamos com isso, oferecendo oportunidades baseadas na diretriz”, pontua o executivo.

Em pesquisa feita pelo Anuário de Direito Empresarial, advogados de departamentos das maiores entidades do Brasil foram ouvidos a respeito da adequação de suas firmas. Embora haja uma percepção majoritária do alto impacto, para 59% dos entrevistados, há pouco ou nenhum impacto trazido na governança (38%). Contudo, em julho deste ano, uma microempresa recebeu advertência e multa de R$ 14,4 mil por falta de indicação do encarregado pelo tratamento desse tipo de base.

 

A importância no mercado de trabalho

Para atender às novas demandas corporativas, é preciso contar com recursos trazendo autonomia e flexibilidade para o contratado. Nesse sentido, é importante utilizar canais codificados para garantir a integridade e evitar fraudes ou adulterações. “A nossa plataforma, além de responsiva, é totalmente alinhada às regras da LGPD. Logo, chega com uma configuração data center, com criptografia de ponta e certificados digitais”, pontua o gestor.

Indo além da tranquilidade, a assinatura digital apresenta ainda outras funcionalidades relevantes para serem citadas, como a comodidade, facilidade e rapidez surreais em todas as questões envolvendo documentos. Isso ajuda significativamente o time de RH dos estabelecimentos, os quais conseguem finalizar chamados em apenas alguns cliques, sem necessidade de contratação de serviços terceirizados de entrega, malote ou portador. 

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!