Empreendedor iniciante: aprimore sua empresa e tenha sucesso!

Empreendedor iniciante: aprimore sua empresa e tenha sucesso!

25/10/2023 | Carolina Amaral

O avanço na abertura de empresas no Brasil tem sido considerável, tendo alcançado um recorde de 1.331.940 novos CNPJs registrados nos primeiros quatro meses deste ano. Ao total, somam-se 21 milhões de empresas ativas no país e, dessas, 93,7% são classificadas como micro ou de pequeno porte, segundo o Mapa de Empresas. Embora o aumento de 21,8% seja um indicativo positivo, o fechamento também cresceu, com 34,3% a mais, em relação ao último quadrimestre e 34, 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar desses desafios, o saldo geral de firmas abertas no início de 2023 ainda permanece positivo, com um acréscimo líquido de 594.963 entidades no período.

infográfico com dados sobre o aumento do empreendedorismo no Brasil

Logo, fica visível como abrir um negócio é uma decisão de enorme responsabilidade, com atenção especial aos detalhes técnicos e uma gestão inovadora. Por essa razão, existem preocupações fundamentais a serem consideradas antes de se adentrar em uma jornada como essa. Conheça os principais pontos de impacto e como a Assine Bem colabora para o sucesso em todos eles!

 

O planejamento é a chave de tudo 

Grande parte das marcas enfrenta um problema em comum: a impulsividade. Em função disso, não há um plano estabelecido para o andamento, assim como público-alvo e a estrutura necessária. Logo, o primeiro passo de tudo, antes de qualquer coisa, é colocar a cabeça no lugar, entender o pretendido e como alcançá-lo.

Após essa primeira análise, em diversos casos, se percebe a necessidade de uma capacitação. “Hoje, muitos cursos voltados para esse viés estão disponíveis virtualmente e de forma gratuita, basta correr atrás de oportunidades na Internet”, propõe Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.  Nesse sentido, pesquisar o andamento do mercado de atuação é um passo extremamente importante no contexto de enxergar em qual nicho de público se encaixa.

Ainda olhando pelo ponto de vista de organização, é essencial ter em mente os altos custos envolvidos em abrir as portas de um local. “Colocar uma corporação para funcionar vai além de apenas os gastos conhecidos no cotidiano. Não tem como fugir de pensar na infraestrutura, investimento e fazer cálculos”, comenta o especialista. Dentre os principais valores de destaque se encontram as taxas da junta comercial e da emissão do alvará, além de outras as quais variam de acordo com a localidade e o ramo.

Desse modo, ter uma contabilidade de excelência ao lado é um diferencial significativo. Ela será responsável por gerar informações crucial para a marca estar sempre em dia com os órgãos públicos. Além disso, também realizam a conta de impostos e tributos a serem quitados, bem como análise da situação contábil e geração de conhecimentos para a gestão.

Por fim, a definição da estrutura física tem um papel de impacto. Além de definir o território onde será o estabelecimento é necessário também adquirir uma estrutura para o funcionamento, ou decidir, caso opte pelo home office. Essa escolha dependerá de cada área de ocupação, mas, em toda situação, é relevante observar se há uma adequação  ao público de enfoque, principalmente, nas diretrizes estabelecidas pelo município referente ao lugar.

 

Pendências jurídicas não podem ser deixadas de lado

Elaboração do contrato social - Para um escritório funcionar, é imprescindível a elaboração de um contrato social. Nesse documento estão relacionados os pontos práticos do funcionamento, primordiais e englobando elementos como nome, endereço e atividade, capital social, a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros. Ademais, qualquer alteração nesse cenário leva a refazer as inscrições federal, estadual e municipal, assim como as licenças. As sociedades limitadas só podem ser alteradas se 75% do dinheiro estiver de acordo. 

Ainda nessa linha de raciocínio, a opção escolhida para regime tributário é fundamental. Atualmente, são basicamente três os existentes: Simples Nacional, Presumido ou Real. A alternativa pelo tipo precisa ser feita até o início do próximo ano, mas, as análises devem ser realizadas com antecedência, diminuindo as chances de erros. “Cada caso deve ser analisado individualmente, pois não existe um modelo exato para a realização. Apesar do Simples ser comum, por pensarem ser a melhor, pode não ser a mais interessante”, pontua o executivo.

No geral, hoje em dia a burocracia diminuiu, mas ainda há certa dificuldade. Logo, é fundamental possuir os registros e licenças necessários para o funcionamento de uma instituição, caso contrário isso se configura em um risco jurídico. Dentre o material, estão uma autorização da prefeitura para o imóvel ser habitado e as regras de ocupação de solo, definidas individualmente por cada cidade em leis de zoneamento. 

Ademais, há o pagamento de taxas, dentre outras necessidades dependendo da atividade envolvida.“Na Junta Comercial é preciso buscar as declarações dos atos sociais, como contrato, atas de reuniões, deliberações, etc. Já para obtenção de registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) a procura deve ser realizada na Receita Federal, assim como o alvará e nota fiscal, caso seja contribuinte do ISS (Imposto Sobre Serviços) é direcionado para a prefeitura local. Por fim, a Secretaria Estadual da Fazenda disponibiliza a obtenção de inscrição Estadual”, explica Mencaci.

Ainda lidando com papelada, o processo de contratação de profissionais tende a ser, em muitos momentos, complicado e demorado. Se a organização, de fato, apresenta a necessidade de funcionários para se manter de pé, processos seletivos para admissão são requisitados, assim como uma equipe para cuidar de tudo.  Com a finalização desses procedimentos, é hora de elaborar o acordo de trabalho, definir salários, benefícios e ver qual o melhor regime para regularizar o mesmo junto ao INSS.

Como um todo, todas essas questões ligadas a certificados, títulos e credenciais tendem a ser complexas e assustar um pouco os líderes, mas não precisa ser assim. A Assine Bem oferece oportunidades únicas de um gerenciamento, logística e administração dessas demandas com praticidade e segurança, com a tecnologia ao lado.

Isso porque a plataforma responsiva conta com uma defesa data center e criptografia de ponta para proteger seus usuários da melhor maneira. Desse jeito, é viável assinar e finalizar comprovantes de forma on-line, com apenas alguns cliques e sem preocupações extras. “Tudo é feito da maneira mais simples, cômoda e confiável disponibilizada pela inovação até agora”, encerra o CEO.

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!