Tecnologia: aliada do RH das empresas

Tecnologia: aliada do RH das empresas

09/08/2023 | Carolina Amaral

Atualmente, vivemos uma era onde a tecnologia está cada vez mais presente na vida e cotidiano da população. Logo, um pensamento comum ronda alguns indivíduos: o medo da humanidade estar sendo substituída por máquinas e algoritmos. Todavia, é interessante enxergar essa relação como uma união para alcançar feitos maiores. 

Nesse sentido, uma nova perspectiva tem surgido no setor de recursos humanos, favorecendo a ideia de humanizar e transformar as formas de trabalho, entregando, inclusive, mais transparência para a gestão de pessoas. De fato, são inúmeras as oportunidades disponibilizadas com a utilização de aparatos tech no meio empresarial, tendendo a aumentar gradativamente com o passar do tempo. Conheça um pouco sobre esses proveitos e as facilidades trazidas.

 

O potencial tech de aprimorar os estabelecimentos

Segundo um relatório da Deloitte, o “The Human Capital Trends”, 85% dos líderes de RH consideram a experiência do funcionário uma das principais prioridades estratégicas. Isso inclui desde ferramentas tecnológicas usuais, como clima inclusivo e suporte emocional. Como exemplo de tudo isso, há a implementação de softwares responsáveis por automatizar atividades e facilitar a execução das tarefas laborais diárias. “Isso traz uma reflexão sobre um futuro no âmbito totalmente inovador, com utensílios atuando de forma mais eficiente. Isso permite às pessoas, focarem sua atenção para os funcionários, construindo uma cultura organizacional humanizada”, aponta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Já existem disponíveis no mercado, utensílios específicas para feedbacks, relatórios com análise de dados de cada colaborador, incluindo suas hard e soft skills, seleção de candidatos, produção de pequenos comunicados, etc. Plataformas de intranet, aplicativos de comunicação interna e redes sociais empresariais também são exemplos e tendem a ser usados para aprimorar essa execução de demandas. “Hoje em dia, os empreendedores já enxergam bem o papel crucial de seus subordinados para o sucesso do negócio. Logo, em alguns anos, o investimento em capital humano será pesado, devido a esse entendimento mútuo o qual já começou”, comenta o executivo. 

Nesse cenário, a tecnologia chega como uma impulsionadora na logística dos sujeitos, permitindo uma maior dedicação para a construção de relacionamentos próximos com o time. Isso porque, quando utilizada de maneira assertiva, tem o poder de agregar humanidade e valor ao RH, fortalecendo a cultura organizacional e elevando o nível de aprimoramento das companhias. 

 

As evoluções e possibilidades no setor

A utilização de dados para a tomada de decisões é uma das muitas evoluções recentes na área e proporcionam bons resultados quanto ao processo decisório. Nesse contexto, o termo "RH data driven" ganhou espaço, definindo uma abordagem guiada por elementos para gerir os talentos. O objetivo é usar informações para tomar decisões mais assertivas sobre o grupo corporativo. Todavia, contar com uma equipe com sabedoria no assunto, a qual entenda e saiba interpretar tudo de forma correta para entender os desafios e oportunidades é fundamental, assim como conseguir extrair insights a partir da análise. Seguindo esse viés, algumas métricas e possibilidades se destacam como importantes:

eNPS: sendo uma adaptação do “NPS” (Net Promoter Score), representa o indicador de satisfação dos subalternos. A metodologia tem como premissa o fato de, se um contratado recomenda um ex -colega, amigo ou familiar para a sua entidade, significar estar em um bom ambiente de atuação. A aplicação pode ser feita quando a instituição achar necessário, mas a recorrência mensal é a mais indicada em locais com alta velocidade de mudanças. Com a pontuação de promotores, neutros e detratores e os comentários recebidos, é possível identificar pontos de melhoria e direcionar iniciativas mais cabíveis.

Tempo Médio na Empresa: esse indicador ajuda a monitorar qual o período comum de permanência de um profissional naquele lugar, antes de partir para outra chance. Logo, complementa o índice de turnover, porém, este mensura o percentual dos saintes, enquanto esse ajuda a antecipar essas desistências. Dessa forma, se um escritório apresenta um alto número de admissões mensais, é essencial fazer o cálculo sem considerar os colaboradores com menos de 90 dias, assim a média ficará mais efetiva. Assim, é possível agir sobre a retenção de sujeitos.

Avaliação de aprendizagem: o intuito é mensurar o quanto o liderado conseguiu aprender sobre o conteúdo aplicado, pois assim consegue potencializar seu desempenho e a qualidade das entregas. Por essa razão, é relevante para a análise do quanto um treinamento ou iniciativa de desenvolvimento está sendo assertivo. A forma mais comum de realização se baseia em testes de competências abordadas, devendo ser totalmente técnico e aplicado tanto antes quanto depois da formação. 

Logística de documentos e assinatura digital: as horas gastas com a administração de contratos, certificados, declarações e a papelada burocrática em geral tiram da organização um período o qual poderia ser usado para outras finalidades. Entre elas, se encontram a dedicação ao employee experience, ou seja, colocar o membro como foco central das decisões tomadas, com o propósito de promover ações para o crescimento e bem-estar. “Para muitos, as marcas onde atuam representam sua segunda casa, convivendo, muitas vezes, mais com os colegas de ofício se comparado com a temporada em família. Tendo essa questão em mente, otimizar a experiência deles para promover uma saúde e felicidade física, psicológica, financeira e competitiva tem de vir como prioridade dos gestores”, afirma Mencaci. 

Desse jeito, ainda seguindo a finalidade de aperfeiçoar o RH, a Assine Bem disponibiliza soluções baseadas na facilidade de logística dos arquivos. A partir de procedimentos 100% on-line, há uma comodidade de lidar com tudo estando em qualquer lugar ou hora com acesso a Internet. Assim, preocupações com reuniões, entregas presenciais e discussão de termos demorados são problemas descartados facilmente. “Mais uma vez, é a tecnologia caminhando a favor do ser humano”, finaliza o CEO.

 

Por fim, uma área de recursos humanos data driven é imprescindível para garantir a competitividade no mercado. Ao adotar uma abordagem baseada em dados, o campo se torna mais estratégico e agrega valor. Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!