Flexibilidade nas empresas: como aderir e quais as vantagens?

Flexibilidade nas empresas: como aderir e quais as vantagens?

03/01/2024 | Larissa Almeida

A predominância do meio digital no cotidiano da população resultou em uma transformação constante em nosso comportamento. Entre as alterações geradas pelo uso da tecnologia, está a busca pela flexibilidade, principalmente em ações da vertente corporativa. Dessa forma, as empresas devem ficar atentas às exigências do público e adaptar a dinâmica da companhia aos novos parâmetros. Nesse contexto, a assinatura digital e a gestão de documentos têm se destacado. Então veja, nesta matéria, como ser uma organização adaptável. 

O que é ser uma empresa flexível? 

Em suma, ser uma corporação flexível significa oferecer para o colaborador alternativas a fim de gerar liberdade no instante decidir como, quando e onde ele poderá executar as atribuições exigidas por seu cargo. “Hoje, a autonomia do profissional faz toda a diferença para a convivência e entrega de resultados dentro de uma instituição. Com as ferramentas corretas, essa possibilidade passou a ser uma exigência constante do público”, observa Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem

A flexibilidade é realmente importante para as organizações? 

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer, 43% dos entrevistados buscam mais versatilidade no trabalho. O percentual ainda está abaixo do resultado global, no qual 60% dos participantes almejam mais esse quesito no meio laboral. Ainda, de acordo com o mesmo levantamento, para 74% dos respondentes, os empreendimentos onde atuam seriam mais bem-sucedidos se investissem no teletrabalho ou no modelo semipresencial. Além disso, 80% acreditam como as atividades em equipe rendem mais quando alguns integrantes atuam no escritório e outros em casa. Aliás, para 43%, a conexão com os colegas é maior em home-office.

Além disso, para reforçar a força de aderir a essa perspectiva no meio laboral, conforme um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, 73% dos brasileiros preferem ter um expediente mais flexível. “Uma gestão com propostas diferenciadas é uma tendência entre os funcionários. Logo, não é possível desconsiderar a necessidade de transformação”, argumenta o representante da Assine Bem. 

Quais ações tornam uma empresa flexível? 

As pesquisas anteriores destacam as medidas favoritas entre os participantes do mercado de trabalho. Apesar disso, o empresário, Mencaci, destaca e enfatiza algumas soluções a serem consideradas pelas entidades. Veja as alternativas: 

Jornada de trabalho híbrida/remota: quando o indivíduo tem a possibilidade de estar em um ambiente o qual ele se sente confortável, evita trânsito, transportes com superlotação e poupa o tempo de locomoção, por exemplo. Assim, a sua jornada tende a ser satisfatória. Com esses regimes de trabalho, ele alcança novas possibilidades, como conforto e equilíbrio entre a vida pessoal e laboral. 

Nesse sentido, o especialista também aponta como aderir aos modelos exige a aplicabilidade da tecnologia. “Para continuar existindo uma conexão correta entre o sistema da empresa com o seu contribuinte, a parceria com plataformas como a Assine Bem é uma medida essencial. A partir dos artifícios como a assinatura digital e a gestão de documentos, a negociação com um empregado é assertiva e registrada rapidamente”, diz o CEO

Carga horária flexível: mesmo com o horário comercial, nem todas as pessoas são produtivas ao mesmo tempo. Nesse sentido, deixar o tempo de contribuição maleável, planejado considerando as necessidades dos dois lados, empresa e empregado, pode ser uma estratégia promissora. 

Uso de tecnologia: esse recurso é indispensável quando se trata de gerar conexões de diferentes locais, horários, entre outros quesitos, com precisão. “Estar on-line é fundamental para promover esse acesso móvel. Com a intenção de facilitar esse procedimento, a Assine Bem coloca todas as documentações no meio digital. Dessa maneira, os envolvidos conseguem acessá-las de qualquer região, durante o dia todo”, acrescenta o Diretor executivo. 

A flexibilidade traz vantagem para as empresas? 

A aplicação de medidas favoráveis ao time de uma corporação proporciona retornos positivos, assim como um investimento bem planejado. “Definir essas estratégias junto a equipe, compreendê-los e fornecer uma experiência melhor reflete em benefícios. Entre eles, estão o ganho de produtividade, a satisfação, redução de turnover, mais dedicação e confiabilidade”, finaliza Mencaci. 

Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades da assinatura digital, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.