Vantagens da assinatura digital no mercado imobiliário

Vantagens da assinatura digital no mercado imobiliário

08/09/2023 | Laura Pereira

Conforme pesquisa realizada pela consultoria Forrester, é possível economizar aproximadamente 22 mil horas anualmente ao contar com a assinatura digital. No mercado imobiliário, essa inovação se mostra como uma tendência. Afinal, antes levava dias ou até semanas para um negócio ser concretizado. Hoje, com poucos toques na tela, a Assine Bem entrega todo o documento, com as cópias para os destinatários referentes e ainda uma gestão assertiva, tudo on-line. Sendo assim, fique por dentro do assunto e como é um diferencial para o segmento! 

Contrato 100% digital é uma inovação para o mercado imobiliário e tendência indispensável para o futuro

Embora exista há mais de 20 anos, a assinatura digital só ganhou foco na pandemia. Isso porque entregou mais segurança durante o isolamento social, assim como comodidade por garantir a rubrica em qualquer lugar do mundo, no conforto de casa, por exemplo. Ainda, é uma maneira de economizar insumos e aumentar a produtividade do negócio.
Com essas vantagens todas, Josimar Suares, corretor de imóveis há 12 anos, implementou a digitalização em suas estratégias em 2018 e percebeu grandes ganhos. "Juntamente com a credibilidade conquistada, a praticidade da tecnologia só nos aproximou ainda mais dos clientes, facilitando processos e melhorando a ponte comunicativa entre o locador e o locatário, comprador e vendedor”, comentou.

Nesse cenário, um estudo anual da CGI Global 1000 mostrou como mais de 70% das empresas vêem a digitalização como prioridade em suas estratégias de crescimento. Afinal, é uma ação direta para mais agilidade e eficiência operacional. Inclusive, corporações com mais maturidade nesse sentido possuem melhores resultados. 

Outras estatísticas comprovam os proveitos. Ainda conforme levantamentos da Forrester, é possível notar uma redução média de até 80% no número de erros. “Com a plataforma da Assine Bem, você cria, adiciona os signatários, dados pessoais, entre outras funcionalidades com poucos cliques. Além disso, caso erre alguma referência, consegue ajustar mais rapidamente ainda”, pontuou Carlos H. Mencaci, CEO (Chief Executive Officer) da Assine Bem. 

O empreendedor também consegue mapear uma melhora considerável no rendimento do time. Para a Forrester, esse índice alcança 85% a mais de produtividade. “Você não precisa mais dispor de um funcionário para criar impressões, enviá-las por correio ou motoboy, ou qualquer outro transporte, nosso sistema faz isso tudo on-line”, acrescentou o CEO. 

Ainda, a Assine Bem possui uma gestão assertiva dos documentos, você consegue pesquisar por CPF, signatário ou informações específicas para encontrar com velocidade. Também é possível categorizar os arquivos, com tags, pastas, entre outras funcionalidades para tornar o dia a dia corporativo ainda mais eficiente. 

Conheça mais benefícios: por que escolher a assinatura digital da Assine Bem? 

Como funciona a validade jurídica da assinatura digital? 

Mesmo com tantos benefícios explícitos, muitas corretoras possuem dúvidas quanto à validade jurídica de um contrato digital. Entretanto, a assinatura eletrônica é regulamentada e amparada pela Medida Provisória nº 2.200, criada em 2001, a qual institui a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Em suma, seu objetivo é garantir a autenticidade dos tratados on-line, assim como a realização de transações virtuais seguras. Também é necessário a identidade dos agentes, garantindo a comprovação da integridade do documento. Com tamanho sucesso, outras legislações foram desenvolvidas gradativamente para tornar a tecnologia ainda mais popular. 

Dessa forma, antigamente, para ser aceita legalmente, era necessário a utilização do ICP Brasil. Contudo, recentemente, essa obrigatoriedade foi abolida e passou a se aceitar certificados privados. Dessa forma, assinar digitalmente se tornou ainda mais fácil. Logo, o procedimento é totalmente resguardado pela justiça e com a Assine Bem é possível contar com recursos extras de gerenciamento e proteção, como backup periódico em nuvem. 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Veja também: a assinatura digital tem validade jurídica? 

A Assine Bem é uma aliada de sucesso para o ramo imobiliário

Uma coisa é certa: um contrato com uma imobiliária sempre foi visto como a etapa mais burocrática para o fechamento da negociação. Isso porque os procedimentos costumavam possuir interferências, seja na comunicação entre as partes ou na identificação de erros, gerando um certo risco legal.

Todavia, com a assinatura digital, é possível concluir ainda mais trâmites sem toda essa preocupação. Além disso, com a possibilidade de levar pouco tempo, alavancando o número de locações, compras e vendas nos últimos anos. Para melhorar, otimizando as horas incluídas nos processos administrativos e gerando maior produtividade para os envolvidos. 

Para Suares, uma das principais vantagens é a não obrigatoriedade das presença dos assinantes na loja física para firmar o acordo. “Quando tomei conhecimento do contrato digital e de como ele possui validade jurídica, eu imediatamente adotei a ideia”, afirmou. Assim, não é preciso gastar com transporte, impressão, arquivamento e papelada. 

Ainda, economizam-se minutos do tempo, aumentando a qualidade de vida e da negociação. Isso também é extremamente positivo para o cliente, melhorando sua experiência com o estabelecimento. Segundo o corretor de imóveis, isso é um diferencial. “Hoje temos segurança em oferecer um produto com nenhum custo aos nossos clientes", contou. 

Fique por dentro: utilize inovações para transformar o setor imobiliário. 

A Assine Bem também é fundamental para outras áreas do mercado 

Assim como o ramo citado, a Assine Bem também abre portas para outros campos do mercado, como as instituições de ensino. Um case de sucesso é a parceria entre a Assine Bem e o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), agente integrador com oportunidades de estágio e aprendizagem. Conforme estatísticas colhidas desde o início do vínculo, em 2018, houve um crescimento dos documentos disparados pela integração de 1510%, quando comparados os primeiros seis meses com os últimos de utilização da plataforma. 

Com a implementação do sistema, diversas vantagens foram acrescentadas:

“1) Conseguimos fechar acordos urgentes, ou não, em minutos; 

2) Proporcionamos a assinatura em qualquer lugar e horário apenas com acesso à Internet;

3) Acompanhamos minuciosamente as fases; 

4) Temos acesso aos motivos de recusas por parte das Instituições de Ensino, gravados em sistema; 

5) Os pedidos de alteração e correções também já ficam registrados de forma integrada”, explica Patrícia Leonel, supervisora de administração de contratos do Nube. 

Nesse sentido, contar com a Assine Bem é ter a certeza de alavancar os resultados e contar com segurança em todo o processo. Sendo assim, para também turbinar seu negócio, fale conosco! Se ainda tem dúvidas, faça um teste grátis e se surpreenda!