3 tendências de mercado para 2024

3 tendências de mercado para 2024

20/12/2023 |

O próximo ano, 2024, promete um amplo investimento em inovação tecnológica, principalmente na área de dados. Segundo um estudo da Gartner, 60% dos investidores desse meio impactarão diretamente as decisões e resultados operacionais, tudo isso em tempo real. Por isso, entenda quais são as tendências de mercado para o futuro e veja como deslanchar o seu negócio! 

O setor de dados se destaca por apresentar alto crescimento

Uma coisa é certa: os dados são a moeda mais valiosa da era digital. Isso porque, em um mundo cada vez mais conectado com soluções de inteligência artificial, essas informações repassam em inúmeras máquinas. Essa circunstância ressalta a necessidade das corporações estabelecerem bases sólidas e confiáveis.

Afinal, a inovação não se limita apenas aos produtos finais, sendo parte essencial da estrutura. “Um dos alicerces mais indispensáveis é focar em um departamento forte de segurança dos dados. Aqui, na Assine Bem, usamos criptografia de ponta, são inúmeros códigos antes de deixar algum invasor tentar acesso a qualquer tipo de conteúdo na plataforma”, comenta Carlos H. Mencaci, CEO (Chief Executive Officer) da Assine Bem. 

Segundo um levantamento da Fortinet, com base nos dados do FortiGuard Labs, no ano passado, houve cerca de 360 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas de empresas na América Latina e Caribe. No ranking, o Brasil é o segundo com mais registros, chegando a 103,1 bilhões de investidas, um aumento de 16% em relação aos registros de 2021. 

Portanto, com o mercado em constante evolução, as companhias precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas. Entretanto, é imprescindível tomar atitudes sem perder de vista como tudo começa pela referência pessoal daquele cliente ou assinante. “É dever de qualquer organização de respeito trabalhar constantemente em busca de melhorias para os parceiros do negócio, tanto os consumidores finais quanto os colaboradores e investidores”, ressalta Mencaci. 

Conheça 3 tendências para 2024 e faça sua empresa decolar! 

Nesse cenário, para quem quer adaptar seu empreendimento e investir em diferenciais competitivos, o CEO da Assine Bem separou uma lista de tendências para o próximo ano. Confira: 

Infográfico ilustrado azul e laranja com 3 tópicos

1) Foque em nuvem híbrida e multicloud:

Pesquisas demonstram como o amanhã é híbrido, não somente em questão de trabalho. De acordo com informações da Robert Half, 76% consideram esse modelo ideal para suas ocupações. No funcionamento das organizações, também é assim, especialmente quando diz respeito aos dados. “A adoção de nuvem híbrida e multicloud demonstra um entendimento da complexidade atual das demandas de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação). Isso permite flexibilidade para equilibrar custos, desempenho e segurança, escolhendo a infraestrutura mais adequada para cada aplicação”, apontou Mencaci. 

Na Assine Bem, todos os documentos são resguardados em nuvem, com backup periódico. Isso tudo sem sobrecarregar o sistema hospedeiro, em casos de integração, pois os callbacks com as notificações são enviados de maneira automática, necessitando apenas do contato com a Internet. 

2) Incentive a governança de dados

De forma unânime, a governança desempenha um papel fundamental na modelagem de novas tecnologias. “Envolve a elaboração e definição de políticas, procedimentos estruturais e responsabilidades para garantir a qualidade, integridade e segurança. Isso é crucial, especialmente em um cenário onde os dados crescem exponencialmente e se movimentam em tempo real entre vários ambientes, com pessoas de diferentes nichos”, salientou o empresário da Assine Bem. 

Ainda, essa pauta está ligada ao ESG (Environmental, Social and Governance). Afinal, acoplado na terceira letra, a administração empresarial assertiva é vital para um bom desempenho da companhia. Dessa forma, a Assine Bem também auxilia ao otimizar o cotidiano dos funcionários, encaminhando-os para demandas mais complexas e criativas. 

Assim, ao retirar as tarefas repetitivas do time, é possível aumentar a produtividade e satisfação dos membros. De acordo com pesquisas da Forrester, há uma economia de 22 mil horas anualmente, com 85% de crescimento no rendimento e 80% na redução de falhas. Ou seja, as métricas demonstram a relevância de migrar seus documentos para o digital. 

3) Estimule a influência do consumidor 

Os consumidores modernos não compram apenas produtos, eles buscam experiências personalizadas, alinhadas aos seus valores. Isso inclui design, velocidade e comodidade para negociar com qualquer tipo de departamento. Para conseguir sucesso, é preciso entender, de fato, como solucionar seus problemas. Aqui, a análise de dados é valiosa, pois possibilita entender o comportamento do público alvo, de modo a responder com ofertas sob medida. 

Conforme um levantamento do Instituto QualiBest, 49% dos entrevistados preferem o WhatsApp quando precisam entrar em contato com algum serviço ao consumidor (SAC). “Uma das principais vantagens da Assine Bem é poder assinar de onde quiser e quando quiser, utilizando um tablet, smartphone ou computador. O usuário pode escolher se quer receber notificações por SMS, e-mail ou mesmo WhatsApp”, explica Mencaci. Assim, seu empreendimento está presente onde seu público mais o procura e a melhor estratégia é incluir a tramitação em seu cotidiano, garantindo agilidade e praticidade. 

A Assine Bem é aliada das corporações de sucesso! 

Se quer entender a fundo como funciona nossa plataforma de gestão e assinatura digital, teste grátis e fale conosco, inclusive pelo WhatsApp ou Tel: (11) 3514-9396