Trabalhe a inovação socioambiental!

Trabalhe a inovação socioambiental!

31/07/2023 | Ana Clara Lima

No cenário atual, onde questões ambientais e sociais estão cada vez mais presentes nas discussões globais, a renovação desses quesitos surge como uma abordagem indispensável para promover um futuro sustentável. Empresas e indivíduos têm reconhecido a importância de buscar soluções criativas e responsáveis, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação do ecossistema e a promoção do bem-estar coletivo. Sendo assim, compreenda a relevância  da temática como um meio de transformar desafios em oportunidades e impulsionar ações positivas.

As iniciativas socioambientais estão em alta!

A inovação socioambiental envolve a criação e implementação de práticas, produtos e modelos de negócio voltados para promoção do equilíbrio entre equilíbrio financeiro, responsabilidade social e conservação do planeta. Ela busca por alternativas modernas e sustentáveis para os problemas nesse setor, incentivando a adoção de práticas mais conscientes e responsáveis em diferentes esferas da sociedade.

Nesse contexto, quem tem se destacado é o mundo empresarial. Afinal, as companhias estão cada vez mais conscientes de seu papel na construção de um futuro consciente e têm buscado incorporar condutas e tecnologias inovadoras em suas operações. “Ao buscar iniciativas para tornar-se mais sustentável, é fundamental compreender de forma abrangente os elementos de entrada e saída, a fim de identificar as principais oportunidades de reduzir impactos negativos e custos financeiros”, recomenda Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Não obstante, a movimentação também tem estimulado o surgimento de startups e empreendimentos sociais focados em soluções éticas. No geral, as corporações combinam a busca por lucro com a criação de valores, utilizando a modernização como uma ferramenta para enfrentar os desafios. Esses estabelecimentos abrangem uma ampla gama de setores, como energia renovável, reciclagem, agricultura, mobilidade urbana, entre outros.

Isso inclui desde a instauração de sistemas de gestão do meio ambiente até a utilização de fontes mais limpas, a redução do consumo de recursos naturais, a promoção da diversidade e inclusão, e a criação de produtos e serviços de melhor qualidade. “É  importante os executivos em altos níveis hierárquicos comprarem a ideia e a transmitirem às demais pessoas e áreas da companhia, servindo como exemplo de mentalidade e atitude”, comenta César Costa, Sócio e diretor da Semente Negócios.

Novos processos promovem a modernização!

De acordo com um estudo conduzido pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi constatado como 87% da população brasileira expressa preferência por adquirir produtos e serviços provenientes de negócios sustentáveis. Aliás, 70% dos entrevistados afirmaram não se importar em pagar um valor um pouco mais elevado por essas compras. 

Desse modo, considerando as entidades como um reflexo de suas lideranças, elas devem não apenas compreender o significado da sigla ESG, mas também adotá-la integralmente em todas as atitudes internas e externas.“As situações de greenwashing, goodwashing e até mesmo o teatro da inovação, cada vez mais serão punidas não só por órgãos competentes, mas pelo mercado (clientes, investidores, colaboradores) e pela sociedade”, reforça Costa. 

Além do ramo organizacional, a atualização de comportamentos se estende para o campo governamental e para a sociedade civil. Recentemente, autoridades têm contado com políticas públicas e programas de incentivo à inovação, buscando promover a transição para uma economia mais verde e inclusiva. Da mesma forma, organizações não públicas e movimentos coletivos têm desempenhado um papel fundamental na conscientização e mobilização da população em relação ao assunto. 

No entanto, como cada indivíduo pode contribuir para a inovação socioambiental? A resposta está em pequenas ações do dia a dia. “Na realidade, em muitos casos, os avanços em ESG são alcançados por meio de melhorias nos processos produtivos. Isso engloba a redução do consumo de recursos como energia e água, a otimização das rotas logísticas para economizar combustível, o aprimoramento de dinâmicas das quais reduzem desperdícios, entre outras medidas relevantes”, ressalta Mencaci.  

A digitalização chegou para ajudar!

Antes de tudo, é preciso ter em mente como a mudança começa com a conscientização e o engajamento de cada um. Reduzir os hábitos consumistas, adotar o costume da reciclagem, utilizar meios de transporte limpos e apoiar movimentos do tipo, são apenas algumas das formas pelas quais cada indivíduo pode contribuir para a construção de um futuro mais justo para todos. 

Nessa conjuntura, a digitalização vem assumindo uma função cada vez mais relevante no contexto da agenda de Environmental, Social, and Governance, proporcionando oportunidades significativas para impulsionar a responsabilidade empresarial. Como nunca, o fenômeno tem o potencial de promover avanços significativos em áreas-chave, como a redução da pegada ecológica, a melhoria das condições de trabalho, a transparência na governança corporativa e o engajamento das partes interessadas.

A partir da tecnologia, é possível aprimorar a segurança nos escritórios, promover a pluralidade e acolhimento, facilitar a colaboração e o engajamento dos colaboradores, bem como garantir condições de serviços justas e éticas ao longo de toda a cadeia de suprimentos. ”A adoção de tecnologias digitais, como a assinatura digital, pode otimizar os gastos com eletricidade, automatizar demandas e monitorar o desempenho do espaço em tempo real. Isso possibilita a identificação de áreas de desperdício e a implantação de medidas para diminuir a exploração da natureza”, finaliza o CEO da Assine Bem. 

Em suma, a inovação é essencial para enfrentar os desafios socioambientais do século XXI.  Afinal de contas, representa uma abordagem criativa e responsável para promover o desenvolvimento global, conciliando os aspectos econômicos, sociais e ambientais para as gerações do amanhã. Por isso, a hora de agir é agora, pois somente assim poderemos criar um mundo mais equilibrado, justo e próspero para todos.

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!