Encontre a sustentabilidade nos negócios!

Encontre a sustentabilidade nos negócios!

17/04/2023 | Ana Clara Lima

O termo “desenvolvimento sustentável” foi mencionado, pela primeira vez em 1972, na Suécia, durante a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem. Nesse evento realizado pela ONU, houve a resposta para os questionamentos das décadas de 1960 e 1970, caracterizados como o princípio da consciência ecológica pelo mundo. Desde então, a sociedade começou a refletir sobre as consequências da industrialização sem limites e o uso indiscriminado dos recursos naturais. Sendo assim, compreenda a indispensabilidade de adotar práticas sustentáveis nos negócios!

As condutas conscientes nas companhias

Em 1992, a ECO-92, conferência internacional sediada no Rio de Janeiro, atuou como um divisor de águas na temática. No acontecimento, foi divulgado o maior programa já elaborado até então para incentivar as iniciativas voltadas para o bem-estar ambiental, a denominada Agenda 21. Esse documento de 40 capítulos possui orientações para cidadãos, empresas e governantes contribuírem com a preservação da Terra. 

Dessa maneira, diversos objetivos foram traçados, tais como a mudança de hábitos de consumo, combate à pobreza, além da proteção à saúde humana, à mulher e à criança. Consequentemente, houve uma redução do uso dos gases CFCs, causadores de destruição da Camada de Ozônio e seguinte substituição deles por produtos não agressivos. 

Nesse contexto, as organizações começaram a implementar medidas internas para adoção de condutas conscientes em seus modelos de negócios. “Hoje em dia, é indispensável atentar-se sobre os acontecimentos ao redor do mundo. Para prosperar, o primeiro passo a ser dado é acompanhar as tendências de consumo e, principalmente, quais são as demandas da vez no mercado”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Seja qual for o ramo de atuação, os estabelecimentos necessitam desse cuidado com uma produção mais eficiente, tanto em termos ecológicos quanto de desenvolvimento social e econômico. Logo, ser coletivamente responsável é prezar pela diminuição da poluição atmosférica, despejo de poluentes na natureza, desmatamento e exploração excessiva de recursos. 

Reduza o uso de material descartável!

Todo cuidado deve ser feito de dentro para fora. Afinal de contas, é preciso ser fiel ao marketing produzido pela marca. Cada vez mais, o greenwashing tem sido julgado pelas pessoas, acusando as inúmeras condutas ruins existentes nos comércios, indústrias e governos. Por essa razão, divulgar ideias voltadas para preservação das quais não se concretizam é uma grande armadilha. 

Para começar a implementação fiel de boas ações, é fundamental rever o contrato de fornecedores e prestadores de serviço. Esse cuidado com as entidades associadas impacta diretamente a reputação da empresa com o público. “Antes de tudo, é necessário conhecer bem com quem você trabalha, avaliando desde a matéria-prima até os suprimentos de escritório. Agora, estar em dia com as obrigações fiscais e respeitar as leis ambientais é indispensável”, reforça Mencaci.  

Além disso, é preciso ter em mente o fato da maioria dos materiais descartáveis poderem ser substituídos por outros mais duráveis ou simplesmente reduzir o seu uso desenfreado. Um exemplo rotineiro disso é a utilização de copos de plástico para água ou café nos escritórios, sendo algo desnecessário e passível a mudança. Uma solução para essa problemática é a utilização de caneca ou garrafas no local de trabalho, pois a higienização de utensílios de cozinha possui um gasto muito menor se comparado com a fabricação.

Outro ponto ainda mais interessante, é a viabilidade de substituir o papel pela tecnologia no cotidiano empresarial. Mesmo nos casos de impossibilidade de cortar totalmente, o seu consumo pode ser evitado significativamente. “As folhas de ofício devem ser usufruídas somente quando inevitável, sendo essencial configurar a impressora para imprimir frente e verso, resultando em apenas metade dos gastos. Sobretudo, o envio de avisos pode ser feito por e-mail, assim como apostilas de treinamento, memorandos e contratos tornam-se ainda mais portáteis no meio digital”, pontua o CEO da Assine Bem. 

Assine digitalmente e desfrute de vantagens!

O atual cenário globalizado disponibiliza inúmeras alternativas tecnológicas para o dia a dia. Com ferramentas mais eficientes e menos complexas, é possível seguir o caminho da inovação sem necessariamente investir grandes quantias. Dentre elas, está a plataforma da Assine Bem com  funcionalidades ricas em benefícios e em ascensão pelos países desde 2020. Apesar da evolução tech já existir há um tempo, ultimamente ficou claro o seu alinhamento com o mundo real. 

Com a virtualização das atividades laborais nos últimos anos, percebe-se a necessidade de processos mais ágeis e flexíveis. Desse modo, a validação de certificados a distância pode ser uma grande aliada para expressiva parcela das corporações. “Hoje, um simples acesso à Internet nos permite contatar pessoas do outro lado do globo. Por meio das videoconferências, é viável fechar parcerias internacionais a qualquer momento e, para evitar deslocamentos desnecessários, a assinatura digital entra em jogo”, conclui o especialista. 

Nesse sentido, elimina-se uma quantidade significativa de burocracias e contribui-se para um futuro mais verde. A partir de um armazenamento em nuvem, dispensamos o acúmulo de arquivos físicos nos escritórios e estimulamos trocas mais dinâmicas entre os setores de uma organização. Afinal, perder tempo procurando pastas específicas no depósito é coisa do passado. 

Por fim, a vida on-line é extremamente vantajosa. Além do gasto financeiro com materiais, diminui-se a exploração dos bens naturais. Nos tempos modernos, a fauna e flora demandam maiores cuidados tendo em vista a sua finitude. Por essa razão, é tão importante estabelecer uma cultura organizacional pautada pela ESG. De forma segura e prática, o seu negócio também pode desfrutar de sustentabilidade, velocidade, segurança e flexibilidade! 

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!