Amadurecer práticas de segurança é fundamental!

Amadurecer práticas de segurança é fundamental!

12/12/2022 | Ana Clara Lima

O mundo está em constante evolução desde os primórdios. Cada invenção ou hábito criado um dia pode ser definitivamente considerado um passo dado em direção a presente realidade na qual vivemos. A partir desse viés, costumes antigos, antes inimagináveis em outro formato ou estilo, são afetados pelas demandas globais de modernização. A assinatura digital é um grande exemplo de variação de prática secular, caracterizada pelo cenário atual de substituição das folhas de papel pelas telas dos celulares. Sob essas condições, a viabilidade de operar de qualquer lugar do mundo enche os olhos do ramo empresarial, considerando as inúmeras portas abertas nessa nova era. No entanto, apesar de muito promissor, a implementação de tais técnicas exige um cuidado específico, haja visto os riscos envolvidos. Sendo assim, compreenda como o amadurecimento de práticas pode fortalecer uma entidade.

A digitalização em crescimento

Há muitos anos, os computadores atuam como principal ferramenta de operação entre inúmeras profissões. Embora inicialmente esse fosse apenas mais um utensílio, já ficou claro para muitos como ele veio para ficar e abraçar todas as áreas possíveis. Quando falamos sobre 2020 especificamente, um fenômeno global foi responsável por acelerar e expandir o uso das ferramentas digitais. Com o isolamento social ocasionado pela Covid-19, tanto as pessoas físicas quanto jurídicas precisaram repensar seus procedimentos. 

Nesse período, a utilização das tecnologias foi a melhor solução encontrada em meio a necessidade de se adaptar a essa nova realidade. Por meio das plataformas digitais, os colaboradores e clientes passaram a realizar todas as atividades essenciais para o dia a dia. “A pandemia chegou mudando tudo aquilo ao nosso redor, naturalizando coisas das quais não imaginávamos ser possível até então, como o home office e ensino a distância, por exemplo. Por isso, foi indispensável abrir as portas para sistemas operacionais remotos. Todavia, mesmo com esse turbilhão de novidades interessantes, os executivos ainda precisam se preparar devidamente para os mecanismos adotados”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.

Posto isso, precisamos ressaltar a relevância de estudar as melhores estratégias de cada setor e cultura organizacional. Nessa conjuntura emergencial, a rápida instauração de procedimentos resultou em imprevistos dos quais poderiam ter sido evitados antes. “Apesar da digitalização ser um trajeto promissor, é preciso estar ciente do caminho correto a ser seguido. A partir de um grupo ou profissional de confiança, é possível personalizar os procedimentos de acordo com as demandas daquela esfera. Seguir a multidão não é recomendado. Para se adequar ao atual mercado, é indispensável dispor do programa ideal para seus serviços”, complementa Paula.

As práticas de segurança cibernética

De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG, cerca de 44% das companhias de todo o mundo atuam com baixo nível de maturidade em relação às boas condutas de segurança virtual. Ademais, conforme o Control Systems Cyber Security Report 2022, enquanto 16% das instituições levantadas apresentam processos desorganizados e documentação insuficiente, apenas 27,7% conseguem seguir adiante com práticas básicas de gerenciamento de projetos. De qualquer forma, em ambos os casos, para atingir uma implementação bem-sucedida e não comprometer a defesa do estabelecimento, o foco deve estar nos esforços individuais e nos resultados nem sempre escaláveis ou repetíveis.

Nesse contexto, podemos observar um alerta quanto às bases dos negócios e seus possíveis acessos. “Proporcionalmente ao aumento da sofisticação das ameaças, as entidades precisam mobilizar recursos e conhecimentos para se proteger. Desafios significativos continuam a impactar a segurança cibernética na indústria e, por isso, é fundamental revisar e atuar na melhoria contínua dos ambientes de tecnologia”, pontua Rodrigo Milo, sócio de segurança cibernética e privacidade da KPMG no Brasil. 

Ainda assim, o relatório aponta como 31,6% das organizações em um estágio médio de discernimento apresentam as movimentações registradas, designando recursos adequados ao longo do processo. Na sequência, 16% fazem uso de programas de segurança cibernética, desfrutando de coletas e análises de dados para melhora de respostas a partir de atividades guiadas por diretrizes bem documentadas e trabalhadores experientes. Nesse meio, somente 8,9% das participantes alcançaram a fase máxima de maturidade.

Dessa maneira, fica nítido como cuidar das transações internas de um negócio é fundamental para gerar uma imagem confiante e positiva com o público. “Esse patamar é observado somente nas corporações praticantes dos  processos de aprimoramento contínua e contam com especialistas experientes, com habilidades e conhecimentos adequados. Como essa pequena parcela de organizações demonstra, o foco aprimorado na segurança cibernética deve ser otimizado, automatizado, integrado e previsível”, pontua Milo.

Assine bem e atue com segurança!

Somos grandes aliados da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD. Por meio de tal regulamento, garantimos a proteção necessária para pessoas e corporações. Afinal, a criptografia e validação em dois fatores proporciona a inviolabilidade dos certificados gerados. “Todo o relacionamento com os nossos contratantes é pautado pela confidencialidade. Nesse período de retomada das atividades pós-crise sanitária, os signatários digitais continuam com a facilidade de formalizar suas parcerias a qualquer horário e de onde quiser”, finaliza a gerente comercial da Assine Bem. 

Portanto, quem conta com os nossos serviços, desfruta de flexibilidade, segurança, sustentabilidade e velocidade. Aqui, é possível criar, editar e enviar certificados para os usuários de acesso autorizado. Além, é claro, de dispensar a papelada e se prevenir contra as típicas adversidades de um  arquivo físico, tais como água, fogo e poeira. Por isso, conte conosco para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos

Em suma, atendemos a demanda global por armazenamento e transmissão de dados em locais seguros. As nossas facilidades podem te ajudar a se destacar frente à concorrência. Afinal, a digitalização já deixou de ser algo futurístico e se tornou o presente!

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca mais tempo, conte com a Assine Bem!