3 dicas para implementar o ESG na empresa em 2024

3 dicas para implementar o ESG na empresa em 2024

02/04/2024 | Laura Pereira

Sustentabilidade é a palavra do momento! Conforme estipulado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), 2030 é o ano para reverter a crise climática e abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entretanto, a sociedade percebe a necessidade de investir em práticas verdes desde agora. Por isso, para 2024, é indispensável implementar o ESG (Environmental, Social and Governance) na cultura organizacional. 

 

Infográfico com dados que comprovam a importância do ESG

 

O ESG é indispensável para as corporações de sucesso 

Essa sigla, representada em inglês por mais sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, transforma a rotina de maneira a providenciar hábitos preocupados com o planeta e seus habitantes. Segundo Carlos H. Mencaci, CEO da Assine Bem, é crucial compreender esses termos, pois cada vez mais os consumidores procuram por ele. “É certo como o impacto do ESG vai além da imagem da empresa, afinal melhora a percepção pública, mas também atrai mais clientes e investidores”, comentou. 

De acordo com dados da “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, a qual ouviu mais de mil líderes financeiros seniores nas empresas e 320 investidores, a expressão está influenciando todas as tomadas de decisão. Para esse ano, o ESG é um dos principais pontos deste estudo. Conforme as informações, 99% dos entrevistados utilizam as divulgações desse nicho como parte de suas escolhas de investimento.

Ainda, o levantamento aponta: 78% acreditam no quanto os empreendimentos devem focar em ESG, principalmente nas práticas mais relevantes para seus negócios, mesmo isso reduzindo os lucros no curto prazo. Afinal, de maneira geral, adotar essas condutas é mais benéfico quando aliada a um plano estratégico com longa distância. 

3 dicas para implementar o ESG na instituição

Com o principal objetivo de auxiliar empresas, independentemente do tamanho ou setor de atuação, a incorporaram plenamente o ESG, a Assine Bem trouxe três dicas para implementar essas práticas em 2024. Veja:   

1) Pratique a diversidade e inclusão com intencionalidade

O componente "S" do ESG é tão vital quanto os demais, ser sustentável vai além de ações como reciclagem e plantio de árvores. Uma organização com foco em diversidade e inclusão, como pilares essenciais, está direcionando esforços para uma inovação empática, resultando em soluções inclusivas. Portanto, Mencaci ressalta: “a diversidade na liderança é um fator-chave para o sucesso dessas ações”. 

2) Tenha uma gestão adequada dos resíduos

Como tendência, aquelas entidades com atuação em modelos híbridos ou officeless estão na vanguarda da sustentabilidade, tendo em vista o quanto reduzir deslocamentos para o escritório contribui para a diminuição da emissão de carbono e a geração de resíduos. Nesse mesmo cenário, a Assine Bem facilita todo o transporte de documentos, independentemente de onde o signatário está. Afinal, é tudo feito virtualmente, facilitando o trâmite e promovendo ainda mais comodidade.    

3) Busque constantemente aprimoramento

Como recomendação geral, é fundamental incentivar a inovação sustentável dentro da organização, promovendo pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, visando atender às necessidades do mercado sem prejudicar os recursos naturais. Investir em tecnologias verdes e processos ecoeficientes são as melhores táticas para essa nova realidade. 

Por fim, a Assine Bem é uma grande aliada das corporações com desejo de revolucionar o planeta, gerando uma experiência aos envolvidos de maneira aprimorada, com mais agilidade e produtividade. Além disso, os processos também contam com criptografia de ponta e cloud computing para torná-los ainda mais assertivos. 

Ao investir em práticas mais sustentáveis internamente, todo o planeta sentirá as mudanças positivas. Enfim, se quer entender a fundo como funciona nossa plataforma de gestão e assinatura digital, teste grátis e fale conosco, inclusive pelo WhatsApp ou Tel: (11) 3514-9396