Assinatura digital: reduza a burocracia da empresa

Assinatura digital: reduza a burocracia da empresa

29/11/2023 | Larissa Almeida

Para negociar com clientes, parceiros, fornecedores e até colaboradores, surgem procedimentos burocráticos no momento de formalizar os termos discutidos. Hoje, mesmo quando há registros documentais e a solicitação de rubricas, a tecnologia oferece maneiras de otimiza-las. A assinatura digital, por exemplo, é uma ferramenta promissora a ser envolvida na gestão. Então veja, nesta matéria, como atualizar ações como essa beneficia a empresa.

A burocracia afeta a produção das empresas 

Segundo o índice de Burocracia da América Latina de 2022, as micros e pequenas entidades gastam, em média, 180 horas com trâmites administrativos por ano no Brasil, isso equivale a 22,5 dias úteis. O gerenciamento de operações é a parte responsável por  57,7% desse tempo. “A aplicação de soluções tecnológicas é uma saída efetiva para tornar esse período produtivo”, aconselha Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem

O que é a assinatura digital? 

Em suma, é um mecanismo de validação documental on-line. “Quando um contrato precisa ser preenchido, um acordo firmado ou em outras situações, as quais exigem a permissão de um indivíduo, a sua funcionalidade entra em ação. Antes, o processo era agendar uma reunião, buscar o arquivo impresso e levá-lo até o cartório para autenticar. Hoje, com essa alternativa, ela produz o mesmo efeito, porém completamente virtual”, explica o empresário. 

Como a assinatura digital reduz a burocracia nas empresas? 

Com a integração dos arquivos de uma entidade a esse sistema de rubricas, os trâmites administrativos tornam-se assertivos. “Para adquirir o visto de um colaborador ou responsável por uma associação, ao contar com o auxílio da Assine Bem, o procedimento consegue ser feito em alguns segundos com poucos cliques. Isso, em dinâmicas menos tecnológicas demoraria dias ou até semanas”, diz o CEO.

Dessa maneira, o envio de documentos importantes pode ser feito por meio de dispositivos eletrônicos e nos principais canais de comunicação, como o WhatsApp. “Essa é uma forma promissora de entregar acessibilidade ao público da sua corporação, seja ele interno ou externo. Todas as formalidades são adicionadas a um link, com validade limitada e demais etapas de segurança para identificar o assinante e proteger as informações ali presentes”, expõe o representante da Assine Bem. 

A assinatura digital é válida judicialmente? 

A sua facilidade não tira a credibilidade sobre o preenchimento dos papéis. Isso porque o artifício está registrado na MP 2.200-2/2001. “Por fugir do tradicionalismo, para quem não a conhece, podem surgir dúvidas. Contudo, além dos procedimentos de segurança do próprio mecanismo, a sua validade é declarada legalmente. Assim, não existe nenhuma preocupação judicial com a sua adesão”, argumenta Mencaci. 

Veja três benefícios de contar com o sistema de assinatura digital 

Além de tornar a burocracia da sua companhia menor, ela conta com outras mudanças positivas da dinâmica. Sendo assim, o presidente mostra três vantagens de contar com a Assine Bem. Confira: 

Redução de custo: como tudo é feito por meios digitais, desde a elaboração do arquivo, até o seu compartilhamento, a entidade não precisa se preocupar com envios por outras instituições ou entregadores. 

Sustentabilidade: não existe a necessidade de utilizar constantemente papel, tinta para impressão, demais matérias primas e construir depósitos de armazenamento. Essa troca tende a ser uma medida sustentável e amiga do meio ambiente. 

Inovação: é uma alternativa dentro da realidade tech presente no país e no mundo. Assim, a ação é conectada com a rapidez das redes sociais, por exemplo. “Validar um contrato passa a ser como responder uma mensagem”, finaliza Mencaci. 

Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades da assinatura digital, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.