Como detectar e prevenir ameaças?

Como detectar e prevenir ameaças?

17/07/2023 | Ana Clara Lima

Em um mundo cada vez mais conectado como o atual, a segurança on-line tornou-se uma prioridade absoluta. Com o avanço da tecnologia, surgiram também novas formas de ameaças, das quais podem comprometer nossa privacidade e integridade tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Logo, o novo cenário requer atenção quanto a qualquer tipo de vulnerabilidade nos sistemas e práticas. Sendo assim, descubra estratégias eficazes para identificar e evitar esses perigos, garantindo a proteção de informações pessoais no espaço virtual.

A digitalização deve ser acompanhada de cuidados!

De acordo com uma pesquisa da Fortinet, em 2022, o Brasil sofreu mais de 103 bilhões de investidas de cibercriminosos, ocupando a posição de segundo país mais visado da América Latina. Fica nítido, portanto, como as instituições devem rever suas dinâmicas internas e externas a fim de obter um maior controle sobre suas movimentações. Afinal de contas, o compartilhamento de conteúdos na rede demanda recursos fortes para manter a inviolabilidade. 

Recentemente, a repentina digitalização de procedimentos devido a pandemia foi a grande responsável pela aceleração desse fenômeno já em andamento. “A evolução das ferramentas em geral é um marco da humanidade. No entanto, as últimas décadas destacaram-se pela sua velocidade e assertividade nas entregas. Agora, práticas antes inimagináveis podem ser feitas de qualquer lugar do mundo independentemente da distância”, pontua Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Com o aumento do acesso à Internet, essa nova realidade está abrangendo um número cada vez maior de indivíduos. Seja na hora de trabalhar, estudar ou nos momentos de lazer, as funcionalidades techs marcam a sua presença e agilizam os afazeres de toda a sociedade. Nos mais variados setores de atuação, a flexibilização chegou e trouxe novas possibilidades para a rotina dos colaboradores, modificando até mesmo as prioridades do mercado de trabalho em geral. 

Fica nítido, portanto, como essa não foi uma medida provisória e a tendência é de uma imersão ainda mais intensa no tão comentado metaverso. “A cada dia, ficamos mais dependentes de aplicativos e dispositivos para administrar nossas vidas, tanto dentro quanto fora do trabalho. Por causa disso, os dados estão em toda parte e há muitas lacunas pelas quais eles podem vazar, e qualquer um pode usá-los de forma inadequada”, destaca Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis Latam. 

A prevenção é a maior aliada das organizações!

Em um estudo realizado pela Cybersecurity Ventures, as perdas anuais com ciberataques serão de US$ 10,5 trilhões até 2025. Aliás, o custo médio desse tipo de violação é de US$ 4,35 milhões. Consequentemente, a instituição sofre com pesados encargos e prejuízos financeiros e na satisfação popular. Nesse contexto, percebe-se como os estabelecimentos com uma reputação de frágil ou pouco zeloso com seus parceiros. 

Antes de tudo, é preciso analisar a linha de defesa das firmas e saber reconhecer os sinais de alerta para minimizar qualquer dano potencial. “Hoje em dia, é importante estar atento a mensagens de phishing, frequentemente utilizadas por criminosos virtuais para obter informações pessoais. Desconfie de e-mails ou pop-ups solicitando elementos confidenciais e sempre verifique cuidadosamente a autenticidade das fontes antes de compartilhar qualquer arquivo”, complementa Mencaci. 

Apesar de ser crucial detectar golpes, a prevenção é a chave para manter-se seguro no mundo digital. Para essa missão, existem várias medidas a serem adotadas para fortalecer a segurança on-line. Manter os sistemas operacionais atualizados é fundamental, tendo em vista como as atualizações frequentemente incluem correções de segurança vitais. Ademais, dispor de senhas fortes e únicas é essencial, bem como aproveitar a autenticação de dois fatores quando possível. 

Por essa razão, é indispensável ficar de olho em comportamentos suspeitos do sistema, como lentidão inexplicável ou travamentos frequentes, pois podem indicar a presença de malware ou outras formas de invasões. “Você pode priorizar medidas de mitigação e fortalecer sua infraestrutura de TI contra qualquer ataque cibernético ou ameaça interna com base na natureza dos riscos. Como também usar o software de gerenciamento para proteger os dados de negócios contra todos os perigos associados a software e hardware”, reforça Rodrigues. 

O armazenamento em nuvem garante a segurança!

Conforme dados divulgados pelo Gartner, 54% das cargas de trabalho estarão na nuvem até o final de 2023. Inclusive, a expectativa é de, até o encerramento de 2025, 97% das firmas de médio porte sejam gerenciadas no regime híbrido. Desse modo, é imprescindível lidar com questões complexas de conformidade em diversos aspectos, como a classificação de conteúdos, auditoria, relatórios e privacidade. 

Nesse sentido, adotar o cloud computing dentro das organizações pode auxiliar nos recursos de TI de acordo com suas necessidades em constante evolução. Seja aumentando ou reduzindo a capacidade de armazenamento ou processamento, o recurso permite uma adaptação fácil às demandas do mercado, sem a necessidade de investir em infraestrutura física adicional. 

Além disso, a validação de certificados pode ser feita por meio da assinatura digital, prática em constante crescimento pelo globo. Esse instrumento é pautado pela sustentabilidade, velocidade e segurança. “Essa flexibilidade também permite às equipes remotas acessarem e compartilharem informações de qualquer lugar, facilitando o trabalho colaborativo e a comunicação eficiente”, finaliza o CEO da Assine Bem. 

Nesse cenário, fica evidente como a educação e conscientização desempenham um papel fundamental na prevenção de ameaças cibernéticas. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências, novidades e até mesmo notícias no jornal ajuda a entender mais sobre as táticas utilizadas pelos hackers. Ademais, podemos sempre contar com os recursos disponíveis pelas, como cursos on-line e materiais educativos, capazes de aprimorar o conhecimento e as habilidades em segurança digital.

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!