A tecnologia e a gestão do deslocamento de funcionários

A tecnologia e a gestão do deslocamento de funcionários

28/06/2023 | Carolina Amaral

Uma questão amplamente levantada e discutida em meio aos RH 's das companhias, é: como tornar a mobilidade um item fundamental para os servidores. Visando inserir esse como um ponto integrado ao programa de bem-estar, criado para transformar esses indivíduos em mais felizes e eficientes, o projeto tem como objetivo uma ação assertiva por parte do representante das firmas. Porém, essa pode ser uma tarefa complexa, devido a diversos fatores envolvidos. Entenda mais sobre o tema e como a tecnologia pode ajudar nessa demanda.

 

O mercado de trabalho e suas novas altas constantes

Depois de alguns anos apresentando crescimento muito acima do esperado, o comércio eletrônico fechou 2022 com alta de mais de 25%, segundo a Fecomércio. Os eventos tradicionais, os quais, normalmente, representam ótimas datas para os lojistas, seja o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, do Consumidor, Natal e Páscoa, ganharam a companhia de uma ascensão no território brasilerio: a Black Friday

No geral, houve uma transição para as compras on-line inevitáveis em todo lugar no período da pandemia e isolamento social. Contudo, essa tendência permaneceu mesmo após o controle do vírus, devido à praticidade, conveniência e variedade virtual. Sendo assim conquistou de uma só vez os consumidores em todo o globo. Contudo, com essa demanda aumentando, os serviços de atendimento e assistência no âmbito também se elevaram. Logo, analistas de mercado, especialmente da área de recursos humanos, têm colocado em foco como as empresas estão se preparando para cuidar dos responsáveis por dar suporte para o comércio eletrônico.

“Para alcançar uma resposta efetiva a esse cenário, é preciso se questionar sobre diversos tópicos, incluindo os benefícios oferecidos pelos empreendimentos aos seus colaboradores. Nesse sentido, proveitos indo além do salário chamam a atenção de forma significativa do contratado, gerando maior dedicação, produtividade, bem estar e felicidade no ofício. Isso inclui pacotes de academia, como um gympass; auxílio home office, para quem está habituado com o teletrabalho; viagens corporativas bancadas pela instituição; planos de saúde e odontológicos; etc”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. Pesquisas indicam: para muitos profissionais, o salário não é o fator mais importante para a decisão pela troca de emprego. Logo, pensar também nas condições de atuação oferecidas é essencial. Nesse contexto, o deslocamento dos liderados deve ser um tópico de atenção por parte dos gestores. 

 

Como a empresa pode auxiliar os colaboradores nesse trajeto até o escritório?

Em uma pesquisa realizada pela GlobalTrevo Consulting e encomendada pelo Fretadão, foram identificadas mil pessoas, ouvidas em nove estados do País. Dessas, 80% sinalizam como a mobilidade tem forte impacto na saúde física, 79% citam saúde psicológica e 77% a produtividade. Outro dado interessante mostra 52% das entidades ouvidas já investindo mais de R$ 500 por subalterno em ações para promover a saúde mental. “Essa logística de sujeitos tende a ser cada vez mais apoiada pelos CEO’s de diversos campos. A tendência a essa realidade é constante e, com o passar dos meses, fará parte das demandas naturais dos lugares”, informa o executivo.

Assim como tudo na vida, existem diferentes visões e casos sobre o assunto. Apesar disso, locais oferecendo uma política consistente de mobilidade, têm conseguido apresentar bons resultados em engajamento e alegria da equipe. 

Tecnologias como inteligência artificial e machine learning têm deixado a equação custo, tempo de transporte e qualidade de existência cada vez mais viável. Inclusive, esse foi um dos ensinamentos promovidos pelo setor de logística para o restante do mercado, pois, boa parte dos grandes varejistas e e-commerces optaram pelo fretamento para seu time. Dessa maneira, essa administração ficou tão garantida quanto a entrega dos produtos para os consumidores.

 

O direito ao vale-transporte do ponto de vista legal

O vale-transporte foi instituído em 1985 pela lei nº 7.418, em 16 de dezembro. Desde então, alguns subalternos acabam utilizando do privilégio como um jeito de completar a renda mensal. Todavia, a norma assegura ao empregador não ter a obrigação de fazer uma compensação no caso dessa regalia ser em vão, como em ocupações remotas, por exemplo. 

Como um todo, esse é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros contratados pelo regime celetista. A lei garante essa vantagem a todos nessa categoria da população economicamente ativa, independentemente do percurso feito para chegar ao trabalho. Todavia, é comum surgirem dúvidas sobre essa questão, por parte dos empregadores, principalmente quando se trata de alguém sem a utilização do VT. 

Para situações como essa, se o empregado não usar todos os créditos no mês, o superior pode pagar um valor menor no mês seguinte. No entanto, para isso ser realizado, só é possível se a soma do saldo e do novo crédito for suficiente para todos os trajetos precisos sejam realizados sem problemas.  Contudo, esse é um assunto o qual tende a gerar inúmeras problemáticas para a corporação. Logo, automatizar a gestão é uma solução para evitar reclamações e garantir maior organização.

Nesse sentido, a Assine Bem pode contribuir muito para essa adminstração. A plataforma responsiva oferece a oportunidade de lidar com assinaturas, documentos, certidões, certificados e credenciais com apenas poucos cliques no site. Isso descarta as obrigações tradicionais de envio por malote, portador, serviços terceirizados e perda por extravio ou ações climáticas. 

Apesar do programa ser flexível a todas as esferas de um negócio, para o setor de RH, as possibilidades se mostram de enorme interesse. Isso porque, há a chance de criar, editar e enviar fichas de cadastro, contratos de ofício, declaração para vale transporte e muito mais. Assim, toda a organização de arquivos e papelada diante do gerenciamento de uma marca se tornam simples e de fácil resolução, com a comodidade de descartar burocracias de qualquer lugar e hora com acesso a Internet.

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!