Uma mudança nos RH’s: a união com o tech

Uma mudança nos RH’s: a união com o tech

04/10/2023 | Carolina Amaral

O avanço da tecnologia fez surgir ferramentas cada vez mais ágeis e assertivas. Conceitos como Low-code e o No-code, por exemplo, passaram a ser fundamentais para empresas com o desejo de ampliar seus negócios gradativamente, democratizando o acesso de seus sistemas. Contudo, a inovação não parou por aí. Nos últimos tempos, ferramentas ligadas ao universo tech têm sido o assunto do momento, como a Internet 5G, Chat GPT, Metaverso, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. 

Nesse cenário, a possibilidade de desenvolver aplicativos e extensões, possibilitando experiências personalizadas e tornando os processos organizacionais melhores são o destaque em alta no topo das tendências. Essas oportunidades criam uma união entre o ser humano e a automação, facilitando o serviço do setor de recursos humanos com funcionalidades como a assinatura digital, como o oferece a Assine Bem. Conheça melhor sobre tais possibilidades e seus benefícios.

 

Um RH bem desenvolvido tem vantagens únicas!

No geral, as novidades do mercado nesse sentido são marcadas pela criação de aplicativos com funcionalidades simples, sem necessitar de uma ampla codificação, mas, apesar disso, tem efeitos significativos para o desenvolvimento empresarial. “São sistemas simples de serem utilizados até mesmo por aqueles sem o menor contato com uma linguagem avançada de programação. Nesse caso, a IA traz agilidade às questões e, assim, dá autonomia às companhias no aperfeiçoamento de produtos e serviços”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Seguindo a linha das atividades incluídas na equipe do âmbito, atualmente, a sociedade conta com atualizações incríveis as quais permitem coletar, organizar e comparar dados para gerar diagnósticos sobre a equipe. A Total IP, nesse contexto, se torna relevante, pois detém soluções capazes de monitorar os colaboradores por meio do monitoramento de ligações, tal como relatórios, com dados operacionais e de experiência. “Um caminho de sucesso no campo é marcado pela inserção dos elementos da informática nos procedimentos internos, pois podem e devem andar juntos. Explorar as possibilidades e adaptar as práticas de trabalho tende a ser uma decisão vantajosa. Afinal, nada como eliminar processos manuais, rotineiros, com demandas custosas de tempo e dinheiro”, propõe o executivo.

 

A Inteligência Artificial no meio corporativo

Com a consolidação das modernizações, a população observa um crescente número de empresas adotando utensílios de ajuda na otimização da logística e inteligência das marcas. Logo, a Inteligência Artificial desponta, apresentando avanços e aplicações em diversos âmbitos. De acordo com o estudo "Futuro do Trabalho", realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 75% das companhias têm o objetivo de incorporá-la nos próximos anos, tornando-a um elemento determinante para as tarefas corporativas.

No campo do RH, a ferramenta ganha espaço desempenhando um papel essencial na eliminação de burocracias e otimização como um todo. Dentre as maiores vantagens, estão o recrutamento e seleção, comparando as informações dos candidatos com os requisitos das vagas; pesquisas de clima, com análise e tradução de insights coletados em orientações estratégicas para os tomadores de decisão; avaliação de desempenho individual e em equipe, avaliação de turnover, entre outras.

Além das melhorias operacionais, ela potencializa a acessibilidade nas corporações, permitindo a pessoas com deficiência utilizarem, promovendo uma maior inclusão no ambiente de ofício. “Investir formas de acolher os funcionários é uma maneira de ampliar o acesso a chances para aqueles enfrentando desafios desnecessários. Essa é uma vantagem adicional tech, a qual pode servir como base de apoio e conhecimento para impulsionar a carreira de muitos profissionais”, indica Mencaci.

Assim, a IA, de fato, está cada vez mais presente para auxiliar as firmas buscando aprimorar suas estratégias, baseadas em elementos consolidados os quais direcionam o caminho para o sucesso. Além disso, sua implantação em empresas de todos os portes, promove a competitividade necessária para o mercado de hoje em dia. Contudo, ela não é a única com efeitos positivos nesse mesmo viés.

Apesar dessas incríveis aplicações, com uma contribuição para resultados mais eficazes, essa utilização não substitui o pensamento humano. Ou seja, é crucial, por parte das organizações, buscar a combinação do melhor dos dois mundos: a sabedoria das máquinas e as habilidades do homem. Pensando por esse lado, a assinatura digital oferece o equilíbrio ideal para as demandas institucionais.

 

Conheça um meio inovador de lidar com documentos!

Com a pandemia da Covid-19 e a expansão do vírus em 2020 e 2021, o mundo se viu frente a um isolamento social forçado, iniciando diversas questões de pauta social. Entre eles, a familiarização com o teletrabalho e resoluções de pendências virtualmente estiveram em alta e permanecem até hoje, mesmo após o controle da crise sanitária, advinda da doença. O gerenciamento on-line das entidades é uma opção de brilhar os olhos dos gestores e empreendedores. Isso porque, proporciona uma economia considerável de horas gastas, assim como recursos, verba e processamentos, sem contar com a comodidade surreal de lidar com desafios a qualquer momento e local com acesso à Internet.

No modelo tradicional, diversas questões são colocadas em xeque, como a contratação de terceiros para envios, contato físico, impressão em papel, disponibilidade de salas no escritório para arquivamento, malote e portador. Agora, pode-se descartar tudo isso, diminuindo burocracias ao resolver tópicos em análise com apenas alguns cliques. 

As funcionalidades e a organização também sofreram aprimorações. Na plataforma responsiva da Assine Bem, a localização pode ser feita a partir do nome dos envolvidos e o período de datas prováveis de apuração, com ou sem o título. Outra praticidade se liga com a Assinatura Autenticada e solicitação de visto. Na primeira, há uma eliminação das longas etapas de rubrica e reconhecimento das declarações. Já na segunda situação, em determinados casos, é viável requisitá-lo para outras áreas ou pessoas, antes da finalização. Isso é útil, principalmente, para firmas com altos fluxos de pagamentos. “As possibilidades são únicas e diferenciadas, pensado exclusivamente nos recursos humanos”, finaliza o gestor.

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!