Tenha um e-commerce de sucesso

Tenha um e-commerce de sucesso

12/05/2023 | Rodrigo Barreto

No Brasil, o desemprego é sempre um problema. Com o surgimento da Covid-19, milhares de cidadãos perderam seus cargos por conta da crise. Nesse cenário, muita gente decidiu montar o próprio negócio. Em contrapartida, o contexto pandêmico acelerou uma revolução tecnológica e isso pode ajudar os novos empreendedores a alcançarem melhores resultados a partir de agora.

O segmento segue em crescimento

O Dia da Mulher, no começo de março, impactou positivamente o tráfego das plataformas de e-commerce brasileiro. Após uma queda de quase 15% em fevereiro, o número de acessos subiu 8% no mês seguinte, alcançando 2,31 bilhões de visitas únicas, segundo o Relatório Setores do E-commerce, da Conversion.

Isso pode ser explicado pelo contexto econômico do país e a situação financeira das famílias nessa época do ano. Os gastos com as festas do fim de ano, impostos, férias e material escolar, por exemplo, impactam na baixa nos primeiros dias de 2023. Com isso, as pessoas estão voltando a reunir condições para consumir bens não essenciais ou mesmo para presentear alguém novamente.

O efeito dessa data comemorativa pode ser melhor visto pelos setores mais acessados em março: o de Presentes e Flores registrou o melhor desempenho, subindo 17%. Além dele, o de Jóias e Relógios também subiu significativamente (13,3%). Ambos estão diretamente ligados às compras para as mulheres.

Como não poderia deixar de ser, o desempenho positivo afetou o tráfego das marcas. O Mercado Livre permanece na ponta, somando quase o dobro de visitas únicas do segundo lugar, a Amazon Brasil. Em março, a plataforma argentina cresceu 8%, chegando a 340 milhões de acessos. As plataformas asiáticas ganham força mês a mês. Hoje, além da Shopee, o AliExpress já se consolidou na quinta colocação entre as mais visitadas.

O ano de 2022 não foi dos melhores para o comércio eletrônico. Além da volta das lojas físicas, outras variáveis influenciaram a desaceleração das vendas on-line, como juros altos, eleições, Copa do Mundo e alta da inflação. De acordo com dados da Magis5, a Black Friday também não atingiu as expectativas para a data. Contudo, o mês de novembro passado como um todo teve alta de 21,7% no volume bruto de mercadoria médio por cliente em relação a 2021.

Mesmo com o cenário macroeconômico desfavorável, as pessoas passaram a comprar artigos antes adquiridos somente em estabelecimentos físicos. Categorias como farmácia, supermercado, ítens básicos de higiene e beleza entraram no rol de produtos cada vez mais presentes. Com isso, os comerciantes conseguem aplicar preços menores, proporcionando vantagens para todos os lados.

Apesar da queda de audiência, tanto nos sites quanto aplicativos, segundo estudo da Nuvei, até 2026, o setor expandirá, em média, 20% ao ano. Foram movimentados 139 bilhões de dólares em 2021, com previsão de chegar a 4,9 trilhões em 2025. A empresa buscou os dados nos principais players envolvidos no segmento, como VTEX, Magalu, Mercado Livre e Americanas, com o objetivo de entender a situação atual desse grande campo. Em geral, continuará sendo uma excelente alternativa de compra. Outra tendência em tecnologia é o uso de ferramentas de automação, independentemente do porte e segmento da empresa. Esses softwares permitem maior agilidade nas tarefas internas, expedição, controle de estoque e potencializam estratégias para atingir o consumidor.

Nesse caso, destaca-se a assinatura digital, pois garante agilidade e proteção, podendo ser amplamente aplicada nessas relações a distância. Com ela, os documentos são enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail. Em alguns cliques no celular, computador ou tablet, eles estão assinados. Sendo assim, economiza tempo e dinheiro. Sem a necessidade de deslocamentos, contato físico ou espaço na agenda das pessoas. 

Os arquivos são criptografados e salvos em nuvem. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, evitando o risco de perder ou danificar algo valioso. Com isso, traz tranquilidade para os empreendimentos, independentemente de onde eles estiverem. Para o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, essas questões são fundamentais. “Esses processos oferecem mais proteção, se comparados aos meios físicos. Contudo, é necessário ter cuidado e contratar serviços realmente seguros”.

Nesse sentido, confira alguns benefícios de aplicar essa solução:

  • Economia de tempo da equipe e do usuário
  • Maior eficiência de custos
  • Menos erros
  • Colaboração mais fácil
  • Segurança melhorada

Logo, trata-se de uma alternativa conforme os desejos atuais da sociedade, aumentando a chance de sucesso e de satisfação do público.

Os brasileiros devem ter cuidado com as fraudes no e-commerce

Investir na segurança das lojas virtuais é tão necessário quanto no meio físico. Conforme dados do Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, o varejo eletrônico brasileiro registrou 5,6 milhões tentativas de fraudes em 2022. Nesse período, foram analisados 312,2 milhões de pedidos no setor. Por isso, é preciso pensar em plataformas seguras e analisar os processos.

A pesquisa também listou os três tipos de fraudes mais comuns:

infográfico

Fraude efetiva: o criminoso utiliza dados de cartões de crédito roubados para fazer a compra;

Autofraude: quando o próprio dono do cartão faz a encomenda, mas contesta, dentro do prazo de 180 dias

Fraude amigável: feita por parentes ou amigos próximos do titular do cartão, porém sem o seu consentimento. 

Outra questão importante é o aumento de golpes nas datas sazonais, como Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%), Dia dos Namorados (2,1%) e Black Friday (1%). “Os criminosos se preparam para agir nesses momentos, pela alta movimentação e mais indivíduos com pouca experiência nessa prática em busca de itens para presente”, explica Mencaci.

Além dos benefícios citados, também se destacam: integração por Excel e API, permissões de acesso, customizações e autenticação extra. “Esses aspectos chamam a atenção do público e proporcionam vantagens em relação ao processo físico”, complementa o CEO. Logo, trata-se de uma excelente alternativa para quem atua no varejo e busca por acordos favoráveis.

Portanto, não seja ultrapassado pela concorrência. Ofereça uma boa vivência para seus parceiros e, assim, estará muito mais perto do sucesso. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis. Nós disponibilizamos dez documentos mensais, durante 60 dias, para você experimentar nossa plataforma. Esperamos por você!