Atualize a sua forma de realizar eventos!

Atualize a sua forma de realizar eventos!

26/04/2023 | Carolina Amaral

Colocar a mão na massa e realizar um evento do zero envolve muitos fatores. Seja algo voltado para a conversão de vendas, prospecção e networking, comemoração de algum feito ou, até mesmo, workshops e treinamentos, as dificuldades são enormes. Esse tipo de projeto demanda serviços distintos, um local apropriado, conteúdos a serem apresentados e, em determinados casos, um buffet. Toda essa demanda tende a despertar certo estresse, acalmado quando se segue as melhores práticas inovadoras do momento. Conheça mais sobre as tecnologias em alta e o ramo ESG!

 

O que é ESG?

Em constante ascensão no mercado, a sigla, em inglês, se refere às atitudes ambientais, sociais e de governança de uma organização. Colocado em pauta pela primeira vez em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, A Environmental, Social and Governance começou a ser tema das conversas dos executivos nos anos 90, mas foi somente a partir dos 2000 quando as empresas ao redor do globo foram estimuladas a buscar direcionamentos mais ecológicos para a gestão, inserindo a sustentabilidade e a responsabilidade em suas cadeias de negócios. 

Um levantamento da IBM contou com cerca de 19 mil consumidores de diferentes grupos etários de 28 países. No estudo foi cravado como 44% deles preferem produtos ou marcas com valores fortes, mesmo em casos de precisarem pagar a mais por isso. De acordo com o mapeamento "Purpose Premium", realizado pela Deloitte, 78% dos profissionais ouvidos querem estabelecer carreira em locais com propósitos e ações em prol do bem-comum. “A Geração mais atual está a par dessas novidades e fica de olho no comportamento das entidades. É completamente inaceitável não se adentrar no assunto ou apenas fingir estar por dentro dessas questões. As marcas precisam evoluir junto com a sociedade”, pontua Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

 

ESG dentro de encontros organizacionais

Conforme a PwC, iniciativas focadas nesse quesito podem ultrapassar US$ 33,9 trilhões em investimentos globais até 2026, englobando algo muito pontual e assertivo dentro do ramo empresarial: a realização de eventos. Nesse sentido, é preciso se atentar às três palavras unidas nessa ação. 

Começando pelo lado ecológico, diversas atitudes tem o poder de fazer total diferença, algumas até muito comentadas em meio a população. Dentre esses feitos, o uso racional dos recursos naturais, com materiais reciclados, por exemplo, causa grande impacto. Assim como a redução da emissão de gases de efeito estufa, atentando-se ao uso de ar-condicionado; dimensionamento de alimentos conscientemente, evitando desperdício; uso contrário a garrafas de água descartáveis, dando preferência para squeezes, copos de vidro ou materiais reutilizáveis; e, por fim, garantir a plena eficiência energética, com iluminação natural ou uso de fontes alternativa e LED.

Nesse contexto, outra categoria de cuidado também é assertiva e inovadora: a gestão de documentos e assinatura de forma digital, meio o qual a Assine Bem está bem inserida e é especialista. “Com a pandemia e a obrigatoriedade de isolamento, a sociedade abriu ainda mais a mente para tecnologias como essa. O sentimento foi de necessidade para se adaptar, principalmente devido ao fato de tudo ser realizado de forma on-line, trazendo a comodidade de se lidar com isso estando em qualquer lugar com acesso a Internet e extinguindo o encontro físico, temeroso em temporadas de coronavírus”, explica Mencaci.

 

A sustentabilidade de se assinar virtualmente

Sendo um dos pilares primordiais do estabelecimento, além de fornecer uma economia sem igual de tempo, gastos e processos, a Assine Bem propõe uma solução para determinados danos à natureza. Com tudo sendo resolvido virtualmente, além do ganho de não depender de uma presença cara a cara para consentir com as demandas, também não há impressão em papel, dispensando o corte exacerbado de árvores, uso significativo de H2O e, consequentemente, diminuindo o desmatamento.

Segundo um estudo publicado pelo G1, enquanto 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o país perde quase 8 mil piscinas olímpicas todos os dias, um recurso o qual poderia abastecer 66 milhões de sujeitos. Conforme a pesquisa, a média nacional de desperdício foi de 40% em 2020, pouco mais dos 39% registrados no ano anterior. O quinto de piora. Em 2016, o índice ficou em 38,1%. Levando em consideração os estados, o melhor desempenho é de Goiás, com 27%. Em São Paulo, o desaproveitamento foi de 34%. O Amapá tem o pior resultado: 74%. A meta do marco legal de saneamento brasileiro para 2033 é de todos os territórios da nação reduzirem esse números para 25%. Tendo em vista tais dados, é relevante agarrar chances de melhorar esse quadro e pequenos passos tendem a ser de enorme importância, como adotar a rubrica digital na hora de realizar algum projeto e precisar lidar com contratos, certificados, declarações, etc.

 

O ESG e a Assine Bem unidos em outros campos de um evento

Quando se está programando um encontro, são muitas relações de trabalho envolvidas e melhorá-las é fundamental, seja evitando carga horária excessiva, não sendo condescendente com políticas inadequadas de fornecedores ou exigindo regularidade trabalhista. Logo, estimular políticas de inclusão e diversidade, adaptar os espaços para acesso de PCDs; garantir a privacidade e a segurança de dados de funcionários e clientes; além de promover um impacto positivo por intermédio do evento, são alternativas vigorosas. Para realizar tudo isso sem muitas burocracias, conseguir criar, editar e enviar a papelada de logística com poucos cliques, assim como gerenciar prazos, notificar signatários, administrar logins e solicitar o visto, causa uma agilidade e facilidade gigantescas.

No sentido da governança, oferecer remuneração justa para todos, juntamente com um tratamento respeitoso, com condutas éticas e anticorrupção é crucial. Praticar transparência fiscal; impedir casos de assédio, discriminação e preconceito também devem permear por todo o ecossistema, englobando todos.

Assim, cria-se uma maneira viável para o andamento e desenvolvimento de uma organização e seus projetos individuais de negócio, unindo fatores contribuintes para a melhor experiência dos envolvidos. Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!