O futuro do mercado já começou. Atualize-se com tecnologia!

O futuro do mercado já começou. Atualize-se com tecnologia!

20/09/2023 | Carolina Amaral

Os avanços tecnológicos têm mudado a rotina e a forma como as pessoas lidam com suas tarefas, impactando, também, nas organizações de diversos setores. Plataformas autônomas,  assistentes virtuais, redes sociais, bitcoins e carros inteligentes são apenas algumas das mudanças vistas nos últimos anos e são inúmeros os benefícios dessas transformações para a evolução da sociedade. 

No campo corporativo essas vantagens não ficam para trás, principalmente com as oportunidades trazidas com o Metaverso, Inteligência Artificial, ChatGPT e assinatura digital. Como um todo, o universo tech mesclado ao físico de forma consciente e estratégica, tende a render facilidade e lucro. Entenda mais sobre o assunto e fique por dentro das atualizações de mercado.

 

O contato e familiarização com a inovação

Segundo o relatório “Mobilidade do futuro”, realizado pela Allianz Partners, será possível zerar o número de mortes no trânsito com ajuda tech até 2040. Deste modo, o papel da direção autônoma fica ainda mais relevante. Atualmente, algumas automações já auxiliam na redução de acidentes, por exemplo, o freio automático, o aviso de colisão e a detecção de pedestres. Todos esses componentes trazem mais segurança aos veículos, proporcionando proteção aos condutores, de acordo com o levantamento.

Mais recentemente, com os recursos da Inteligência Artificial, tudo tem acontecido de forma ainda mais veloz. “No geral, antigamente o ser humano criava certa barreira com a máquina, seja por medo, receio ou falta de conhecimento aprofundado dos temas relacionados. Hoje em dia, com a expansão gradativa do assunto e a Internet para normalizar todos os tópicos relativos, o sentimento está em declínio e, consequentemente, esse bloqueio também. Com isso, presenciamos, aos poucos, o início de uma nova era”, indica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Reforçando esse receio, obras cinematográficas abordando uma mudança nas relações devido a modernização trazem reflexão sobre os efeitos colaterais decorrentes de um desenvolvimento já em curso. Contudo, apesar de mostrarem diferentes formas de modificação, também criam maior familiaridade com o público, diminuindo a estranheza com o novo. A própria utilização de robôs, como usado pela Total IP, por exemplo, a algum tempo atrás jamais seria cogitada como real e, hoje, são incrementados como ferramentas de atendimento em companhias de todo tipo.

 

Prepare-se para um mercado imerso na IA

Com a criação de tantas inovações de maneira acelerada, um medo cerca a população: a substituição dos postos laborais. Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2025, a Inteligência Artificial vai ajudar a reduzir cerca de 85 milhões de vagas de trabalho. Todavia, ao mesmo tempo, criará 97 milhões. Esses números podem ser complexos e causar certa confusão mental na sociedade, mas tem uma explicação. Em suma, atividades baseadas na rotina e na repetição passarão a ser cada vez mais realizadas por robôs e automação. Enquanto isso, funções intelectuais exercidas por profissionais com características como liderança, inteligência emocional, criatividade e capacidade de resolver problemas deverão ser mais valorizadas. 

“Isso faz todo o sentido quando refletimos sobre a busca e enaltecimento das soft skills no meio empresarial”, indica Mencaci. Logo, para não ser prejudicado diante de toda essa mudança, é imprescindível desenvolver um instinto de adaptação, não deixando de lado se manter atualizado constantemente, com um estudo contínuo sobre tudo envolvendo a própria área de atuação. Além disso, o reconhecimento das habilidades comportamentais não pode ser deixado de lado, procurando por maior resiliência, flexibilidade, comunicação, entre outros.

A futurista Amy Webb apresentou seu relatório de tendências na SXSW Conference & Festivals e, segundo ela, até 2030, a IA deverá ser mil vezes mais poderosa ante hoje. Isso impacta todo o mercado de produtos digitais. No geral, nos últimos anos surgiu um novo glossário para falar das informáticas atualizadas, incluindo cripto, NFT, blockchain e metaverso, mas, em 2023, o assunto do momento é, quase exclusivamente, resumido a ela.

 

A gestão digital de documentos inserida nesse presente de mudanças

De fato, com a inclusão da temática em apps de fotos e vídeos viralizados on-line, assim como o uso frequente do ChatGPT no dia a dia populacional, há uma familiaridade generalizada com o meio. Contudo, bem antes de tudo isso ser difundido, outra técnica inovadora já fazia parte da rotina de muitas firmas, auxiliando no seu funcionamento com praticidade e segurança: a gestão digital de documentos.

No molde tradicional utilizado, para a resolução de pendências é imprescindível a impressão e disponibilização de declarações em papel físico, ferindo o meio ambiente com o corte de árvores e correndo sérios riscos de extravio ou perda. Já no formato virtual, tudo é feito em poucos cliques, sem envio por malote, portador, contratação de serviços terceirizados e oferecendo uma comodidade surreal de resolver tais demandas estando a qualidade hora e local com acesso à Internet.

Essas oportunidades são disponibilizadas pela Assine Bem, por meio de uma plataforma responsiva, segura com criptografia de ponta, data center e certificados digitais. “É uma flexibilidade única resolver todas as atividades referentes a arquivos em um único programa, sem a necessidade de encontros presenciais, marcar reuniões e entregar papéis aos envolvidos. O site tem uma ligação via e-mail e SMS para encaminhar declarações e entrar em contato com todos os usuários rapidamente. Além disso, o controle de tarefas é facilitado, com uma localização viável seja pelo nome dos assinantes e o período de datas prováveis das rubricas, com ou sem o título”, explica o executivo.

A produtividade da equipe também tem impactos significativos, pois há uma economia considerável de tempo, gastos, procedimentos e insumos. A partir da Assinatura Autenticada, elimina-se as longas etapas de assinatura e reconhecimento de firma. Da mesma forma, com modelos de templates pré prontos, é interessante escolher a opção mais vantajosa, sem a necessidade de refazer a proposta do zero. As possibilidades são inúmeras!

 

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!