A tecnologia presente durante e após a admissão de talentos

A tecnologia presente durante e após a admissão de talentos

30/09/2021 | Millena Calazans

O ano de 2020 foi marcado pela virtualização de diversos setores. Tanto instituições de ensino, como culturais e corporativas, deixaram de atuar em um ambiente físico específico, adotando o EAD, lives e o home office. Nas empresas, até mesmo o RH precisou adaptar as atividades, incluindo os recrutamentos. Cada vez mais, esses processos são feitos por chamadas de vídeo. Nesse sentido, é preciso preservar uma imagem tecnológica e flexível, mesmo após a aprovação. Você sabe como? 

Cenário promissor

 O primeiro trimestre deste ano foi marcado pela crise avassaladora de desemprego. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa atingiu 15,1% da população, em março. Com a melhora no cenário pandêmico, houve uma queda de 1,4 ponto porcentual, em junho. Ou seja, os primeiros sinais de recuperação. 

 Ainda de acordo com o Ipea, a participação aumentou de 54,8%, em junho de 2020, para 58,2% em julho de 2021. Essa métrica mostra a relação de pessoas empregadas ou em busca de vagas e o total da faixa etária. Dessa forma, revelando a crescente procura pela recolocação. 

A tecnologia como agente de mudança dos meios

 O trabalho remoto, por muito tempo, não era considerado como uma alternativa em grande parte das corporações. Entretanto, com os altos índices de contágio da Covid-19, foi preciso adotar medidas de isolamento e, consequentemente, essa forma de atuação. 

 “Tudo isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos, sejam eles relacionados à Internet, armazenamento na nuvem, equipamentos etc”, aponta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. Todas essas melhorias, alcançadas com o passar dos anos, permitiram às empresas se moldarem diante dos desafios. 

 Para se ter ideia, o modelo a distância atingiu ou superou as expectativas em relação aos resultados em 94% dos negócios brasileiros, conforme dados da Fundação Instituto de Administração. Voltando para uma abordagem pessoal, em um estudo conduzido pela  Upwork, a diminuição de reuniões não essenciais (70%), deslocamento desnecessário (54%) e menos distrações (44%), foram alguns dos aspectos mais aproveitados pelos empregados.

A “não necessidade” de residir próximo à companhia possibilitou a contratação de talentos por todo o país. Conforme mostra a pesquisa feita pela Unico, esse estilo ganhou força, registrando uma elevação de 87,9%, mostrando a crescente adesão à digitalização. “Ou seja, todas as circunstâncias colaboraram para a mudança nos modelos de atuação. Dessa forma, abrindo o leque de oportunidades”, completa a gerente.

Economia e assertividade 

 Atualmente, com os softwares de Inteligência Artificial (IA), é muito mais fácil encontrar “o perfil certo” para a “vaga certa”. Com as técnicas de leitura automática de currículos, o cruzamento de dados do candidato e os critérios, além dos filtros, melhoram as chances de escolher pessoas mais adequadas para a posição em questão. 

Conforme aponta Paula, “já vivíamos em uma era tecnológica. Porém, passamos a usufruir ainda mais dela. Quando uma corporação oferta funções a distância ou realiza as seleções de forma on-line, é interessante levar esses recursos para outras etapas ou áreas, dentro da organização”. Um bom exemplo disso são os passos seguintes após a aprovação. “Se tudo foi feito pela Internet, por que deixar as fases burocráticas arcaicas?”

Os benefícios da assinatura digital

Nesse sentido, a assinatura digital da Assine Bem, por exemplo, é aliada. Isso porque tudo será feito pelo computador ou smartphone, eliminando as barreiras de distância e tempo. “Utilizamos uma plataforma completa, a qual possibilita a criação de templates e envio para diversos destinatários. Nela, tanto os solicitantes quanto os assinantes conseguem acompanhar o andamento do procedimento em questão”, relata a especialista. 

 Ao virtualizar apenas o momento de admissão, haverá uma grande economia com papel e despesas relacionadas, como tinta, armazenamento, manutenção, cópias etc. “Podemos levar em consideração um um termo de compromisso de estágio. São quatro partes envolvidas: o estagiário, a concedente, a instituição de ensino e o agente de integração. Imagine o tamanho da economia de recursos naturais e financeiros ao digitalizar um processo como esse. Se aplicar nos demais setores e outros tipos de contrato, os gastos serão muito menores”, finaliza Paula

 Sendo assim, os benefícios são diversos. Primeiramente, a organização transmitirá um “ar futurista”, atraindo grandes talentos para a equipe. Depois, a produtividade será alavancada por meio da facilidade em gerenciar arquivos. O financeiro é favorecido, porque os custos com materiais e envio de documentos é minimizado. Por fim, a segurança também se potencializa, graças à criptografia e à validade jurídica, prevista na MP 2.200-2/2001. 

Quer levar tudo isso para o seu negócio? Então entre em contato com a Assine Bem! Teste grátis por dois meses.