Assinatura digital garante segurança para documentos

Assinatura digital garante segurança para documentos

10/09/2021 | Vinícius Lima

Um dos aspectos de maior atenção para empresas de todos os setores e tamanhos é a gestão de informações sensíveis, sejam elas de colaboradores, clientes, parceiros e outros. Ainda mais no contexto da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, esse tópico ficou ainda mais em voga. 

Cuidados com o assunto são essenciais

Esse dispositivo legal entrou em vigor recentemente no Brasil e serve justamente para garantir uma série de processos para proteger corporações e pessoas. Segundo Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, a assinatura e o arquivo digital servem de grande auxílio para os empreendimentos. 

Isso porque, substituindo as impressões, além da economia e sustentabilidade, é possível ter um controle mais assertivo dos registros. “No físico, é preciso pensar em local de armazenamento, bem como nas condições desse ambiente, correndo riscos de alagamento, incêndios e desgastes com o tempo”, conta. 

Controle assertivo

Até a procura de contratos fica mais fácil, exemplifica a gerente. “Se você coloca uma folha na pasta errada e não detectar na hora, perde-se toda a assertividade do controle de papéis. No digital, é diferente. Cada documento pode ser procurado por data, nomes dos envolvidos e palavras chave previamente estabelecidas”. 

As etapas de validação da Assine Bem também oferecem segurança. “Existem dois modelos: o Ágil e o Autenticado. No primeiro, o assinante faz a confirmação das informações pessoais. Em seguida, geramos automaticamente um token temporário por SMS ou e-mail eletrônico para concluir o processo”. 

Tecnologias a nosso favor

No segundo, além das etapas já citadas, também é requerido o envio de uma selfie segurando um documento, como o RG ou a CNH. Logo em seguida, é solicitada uma foto de frente e verso da identidade. “Nossa equipe valida a tentativa e, pronto, assinatura concluída”, conta. 

Paula destaca como as tecnologias são de grande importância na nossa realidade e podem facilitar as rotinas. “Percebemos muito, durante a pandemia, como os recursos digitais podem ajudar em tarefas nas quais nem imaginávamos ser possível obter melhorias”.

Assim, contar com a assinatura digital é uma atitude empreendedora. "Reduzimos a perda de produtividade, recursos e dinheiro. Principalmente em momentos de crise, contar com essa solução é de grande valia. O futuro é de quem se atualiza”, conclui a gerente. 

Quer entender como a ferramenta funciona na prática? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma.