Como reduzir o uso de papel nas empresas?

Como reduzir o uso de papel nas empresas?

24/09/2021 | Vinícius Lima

Um desafio enfrentado pela população de todo o planeta está relacionado à mudança dos hábitos de consumo e produção, afinal, os impactos do aquecimento global e da ação do homem na natureza estão cada vez mais alarmantes. Justamente por isso, a tecnologia pode ser de grande valia. 

É preciso ter consciência

O consumo de papel é um dos tópicos, dentro dessa discussão, com a maior facilidade de se lidar. Isso porque, com o avanço dos recursos digitais, é possível substituir diversas impressões por arquivos digitais. 

Segundo Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, essa iniciativapode garantir um impacto extremamente positivo na sociedade e em todo o globo. Para se ter uma ideia, conforme um levantamento da revista Galileu, para fazer uma tonelada de papel, são derrubadas 11 árvores. 

Ainda de acordo com o mesmo estudo, o brasileiro consome, em média, 44 kg de folhas ao ano. Considerando a população de 200 milhões de habitantes, são cerca de 100 milhões de árvores arrancadas em 365 dias. 

Mudanças são fáceis de implementar

Justamente por isso, um estudo da AIIM aponta: 43% das pessoas consideram a troca das impressões por documentos virtuais como um constante objetivo. Além disso, 50% do desperdício feito pelas organizações é em papel, segundo a Gartner Inc. “Isso pode ser facilmente mudado”, afirma Paula. 

A própria pandemia mostrou, de acordo com a gerente, como podemos mudar costumes de maneira rápida e nos adaptar. “Precisamos, de uma hora para outra, migrar para o on-line e, a partir daí, muitos já perceberam as vantagens dos recursos cibernéticos”. 

Assinatura digital pode ajudar

Nesse sentido, a assinatura digital pode ganhar destaque. “Com ela, você elimina gastos e utilização dos recursos naturais para a gestão de documentos e, além disso, agiliza os processos dentro da organização”, comenta. Além disso, elimina-se a necessidade de arquivos físicos, pois o armazenamento em nuvem também serve de grande valia. 

Tomar essa iniciativa pode auxiliar, inclusive, na fidelização dos clientes. Isso porque, segundo a Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e isso inclui todos os segmentos. “O futuro precisa ser mais verde e contar com a Assine Bem é um excelente meio de começar ou impulsionar essa virada”, conclui Paula. 

Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma.