Recuperação do setor do turismo pede inovação

Recuperação do setor do turismo pede inovação

23/09/2021 | Millena Calazans

O turismo é um dos pilares mais importantes para a economia do Brasil. Para se ter uma ideia, até 2019, o setor representava 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, desde março de 2020, a área iniciou um dos momentos mais desafiadores: a pandemia, resultando em uma queda de 32,6% em comparação com este ano. Com o progresso da vacinação, os primeiros sinais de crescimento da demanda começaram a surgir. Sendo assim, é preciso contar com cartas na manga e oferecer diferenciais para os clientes. Você sabe como? 

Sinais de recuperação

É fato: a crise sanitária proporcionou uma das fases mais difíceis para várias áreas da economia, principalmente para o ramo turístico. Isso deveu-se às medidas de contenção da Covid-19, como o fechamento das fronteiras de diversos países e o distanciamento social. Dessa forma, impactando diretamente a dinâmica financeira.
 
 Todavia, com o avanço da imunização, os primeiros sinais de recuperação já começaram a aparecer. Conforme um estudo divulgado pela Conversion, houve um crescimento de 18,61%, em julho na comparação com junho, o maior entre todos os segmentos analisados. Já em relação a 2020, foi registrado uma alta de 150%. 

 Isso demonstra o retorno à normalidade. Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, complementa: “os passeios domésticos são os mais procurados pelos brasileiros, conforme aponta a pesquisa. Além disso, seremos o principal destino para quem busca viagens em meio à natureza”.  Nesse sentido, o nordeste lidera entre os lugares preferidos (59,84%), seguido das regiões sul (28,92%) e sudeste (25,30%). 

O mercado de trabalho 

Os acontecimentos funcionaram como o “efeito dominó”. Com a queda da procura por esse tipo de serviço, mais de 110 mil postos de trabalho foram desativados. Desses, 87 mil foram em hotéis, agências e operadoras turísticas. “A normalização já começou. Assim como outras áreas já estão reaquecendo a empregabilidade, o mesmo tente acontecer com o turismo", aponta a gerente

Auxílio da tecnologia

 A transformação digital tem sido observada há um tempo, porém, atualmente, está mais forte como nunca. Tanto médias e pequenas empresas precisaram se adaptar à nova forma de consumo e, consequentemente, investir em uma presença no universo on-line. Conforme aponta Paula, “é preciso demonstrar segurança. As pessoas buscam por isso, principalmente ao adquirir algum pacote ou passagem”. 

 Nesse sentido, a Assine Bem pode ajudar. “Por meio da nossa plataforma, você consegue formalizar um contrato de compra e solicitar a assinatura do cliente, sem a necessidade dele se deslocar até o local, por exemplo”, pontua a especialista. Isso é possível, pois tudo é feito pela Internet. 

 Além disso, você consegue deixar modelos pré-definidos, com campos fixos e editáveis, promovendo maior agilidade da equipe. “Pense: o consumidor ficará mais sossegado em aguardar a data de embarque se houver uma formalização, prevista e assegurada pela MP 2.200-2/2001”, expõe. 

 Claro, não apenas em processos externos, mas também em internos. Com a previsão para a reabertura de novos postos de trabalho, o RH da companhia se beneficiará. Isso graças à facilidade de gerenciar e localizar qualquer tipo de documento, como um contrato de admissão, por exemplo.
 
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