Entrar
Como funciona a assinatura digital?

Como funciona a assinatura digital?

27/04/2021 | Vinícius Lima

Você já ouviu falar no processo de assinatura digital? Sabe como ele funciona? Embora essa ferramenta exista há quase duas décadas, sua aplicação em massa aconteceu - e ainda segue crescendo - apenas nos últimos anos. Com a pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social, essa se tornou uma peça chave para muitas empresas e pessoas lidarem com documentos. 

Por isso, entender todos os aspectos envolvidos a esse tema é essencial e a Assine Bem te explica, veja: 
 
Assinatura digital
 
O recurso facilita a gestão de diversos documentos. Contratos com novos clientes, registros trabalhistas, rescisões, matrículas em instituições de ensino são algumas das inúmeras possibilidades para essa modalidade. A grande vantagem desse estilo de validação de arquivos é a rapidez e a praticidade. 

Afinal, com poucos cliques, o signatário confirma seus dados, valida sua assinatura e finaliza o procedimento, tudo com segurança e validade jurídica. 
 
Quer entender como funciona na prática? Faça um teste gratuito em nossa plataforma! 
 
Integração
 
Para acelerar mais ainda sua empresa, estão disponíveis muitos recursos de integração, seja em Excel ou uma API, para capturar seus documentos padrão, os dados com quem quer assinar e montar automaticamente o documento a ser assinado. Em poucos cliques é enviada uma notificação no e-mail, SMS ou ainda no WhatsApp do seu cliente para a assinatura! Conheça nossos planos e escolha o que contempla o produto "modelos". 
 
Gestão de documentos

imagem1
 
Com a Assine Bem, é possível gerenciar os documentos de maneira assertiva, com um arquivo de armazenamento em nuvem. Assim, não há necessidade de perder metros quadrados para manter a segurança dos acordos firmados. Em apenas uma busca com o CPF do signatário, é possível encontrar todos os materiais assinados por ele, otimizando ainda mais o tempo.

A partir disso, os gastos são reduzidos de maneira expressiva e o ambiente é melhor aproveitado para outras finalidades da instituição. Inclusive, as chances dos arquivos serem corrompidos e ficarem ilegíveis são bem menores, basta contar com um sistema protegido e bem estruturado. Todos os contratos, aditivos e etc. ficam disponíveis para as partes e são validados com certificado digital. Nesse formato, a identidade dos envolvidos é confirmada no ato das assinaturas.

Desse modo, catalogar tudo é muito mais fácil, com a possibilidade de separar cada tratativa por tags (etiquetas) e palavras-chave, bem como data, nomes envolvidos e etc., poupando um tempo valioso no cotidiano corporativo. Saiba mais!

tabela

Quanto custa fazer um plano de assinatura digital para minha empresa? Descubra!

Segurança ao assinar documentos
 
Todos os arquivos assinados digitalmente possuem validade jurídica amparada na MP 2200-2/2002 e, além disso, a plataforma da Assine Bem utiliza a criptografia, garantindo a segurança de seus dados e a inviolabilidade do documento.
 

infografico


São disponibilizados dois formatos para garantir a validade desse tipo de transação: o Ágil e o Autenticado. 

Ágil
 
Nessa modalidade, os assinantes fazem a confirmação dos dados pessoais e recebem um token temporário via e-mail ou SMS para validar seu carimbo no arquivo. 
 
Autenticado
 
Além de seguir os procedimentos anteriores, é preciso enviar uma selfie ao lado do RG ou CNH e, depois, frente e verso dessa mesma identidade. Nessa segunda forma de garantia, a equipe da Assine Bem valida as informações e confirma a tramitação. Essa possibilidade trás uma camada extra de segurança. É um procedimento utilizado por bancos digitais, por exemplo. Entenda!
 
Criptografia

É um método utilizado na assinatura digital para codificar um texto, assim, pessoas não autorizadas não conseguem ler ou alterar o seu conteúdo. 

Certificação digital

O certificado digital é um arquivo de identificação, como um “RG on-line”: serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Com ele, é possível realizar transações pela web com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.
 
Assinar eletronicamente 
 
Depois de criar o arquivo pela plataforma da Assine Bem, é enviado um link para os signatários acessarem, checarem suas informações e, a partir daí, concluírem em poucos cliques o procedimento, sem a necessidade de criar uma conta para isso. Este URL pode ter sido disparado em seu e-mail, SMS ou mensagem via WhatsApp com o direcionamento à nossa plataforma. Ao clicar no endereço, você precisa validar o acesso com os três primeiros dígitos do seu CPF e, assim, liberar o documento. 

Depois, é só passar pelas etapas de validação e pronto! É válido ressaltar como, tanto antes, quanto depois de assinar, o arquivo é disponibilizado para leitura e download, para as partes envolvidas também guardarem os registros, caso queiram. Com o armazenamento em nuvem, esses documentos também ficam salvos e podem ser acessados a qualquer momento pelo usuário da plataforma. 

Facilidades para seu cliente PJ - o visto jurídico digital e a opção de delegar assinatura
 
Sabe aquele diretor que antes de assinar confere com o jurídico se pode assinar? Pensando nisso, uma boa plataforma tem que ter o "visto jurídico", ou seja, o diretor coloca o nome e o e-mail do responsável em dar o visto e aguarda o parecer dele! 
 
Caso seu signatário queira, é possível visualizar o documento e delegar a assinatura de determinado contrato para outra pessoa, com poucos cliques, sem a necessidade de refazer o contrato ou passar por diversas etapas burocráticas. 
 
Fluxo de documentos e ordem das assinaturas
 
Agora, imagine aquele processo enrolado no qual, para assinar alguns documentos, sua empresa precisa garantir que outros já estejam assinados? Muito simples! A plataforma coloca ordem nos arquivos e, se precisar, estipula quem deve assinar primeiro!

Quer assinar digitalmente? Saiba como! 

Tokens
 
Os tokens são muito utilizados em procedimentos feitos pela Internet, principalmente relacionados às questões financeiras ou dados sensíveis. Os primeiros utilizados eram físicos: um dispositivo gerador de senhas eletrônicas com prazos curtos de validade, servindo como uma camada extra de proteção. 
 
Hoje, a Assine Bem utiliza esse recurso para gerar uma chave de acesso digitalmente e enviar para o signatário realizar a assinatura. 
 
Bitcoins
 
Até as bitcoins têm relação com a ferramenta tecnológica. Isso porque a assinatura digital é uma solução “testemunha” na criptografia da moeda virtual, garantindo a veracidade das transações feitas com esse tipo de dinheiro. 

Já conhece nossas soluções? Veja!

Órgãos públicos também podem assinar digitalmente! 

A Lei 14.063/20 estabeleceu os três níveis de assinaturas eletrônicas para interação com entes públicos.
 
Segurança jurídica da assinatura digital
 
A MP 2200-2/2002 define:

Art. 10. Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.
 
§ 2º O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.
 
Além disso, a plataforma da Assine Bem utiliza a criptografia, garantindo a segurança de seus dados e a inviolabilidade do arquivo. Conosco, você utiliza uma ferramenta fácil e intuitiva para solicitar e receber o visto do seu jurídico autorizando as transações. Compreenda!

Todas essas informações estão também no FAQ da Assine Bem.

Entenda mais sobre nossos planos e serviços em www.assinebem.com.br/planos.