Como diminuir a burocracia nas empresas?

Como diminuir a burocracia nas empresas?

19/11/2020 | Gabriela Vasconcelos

No dia a dia das corporações, alguns fatores podem ser verdadeiros empecilhos da produtividade e resultados. Os processos burocráticos, por exemplo, tem potencial para gerar desgaste e perda de horas de expediente. Contudo, essas atividades são facilitadas com a tecnologia.

Tecnologia aplicada aos processos

Para a gerente da Assine Bem, Paula Sino, é muito comum perceber em empresas processos muito bem desenhados. “Vejo nas organizações etapas envolvendo diversas áreas, responsável pelo disparo, pelo recebimento, arquivo etc. Tudo parece muito simples. Entretanto, existem procedimentos mais rápidos? Menos burocráticos?”, pontua.

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - SBVC em parceria com o Oasis Lab Innovation Space, a aposta em transformação digital gera um aumento de 92% no faturamento em vendas. Para as organizações entrevistadas, a ação garante um diferencial competitivo no mercado.

Nesse sentido, de acordo com a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), a automação de documentos pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. Na visão da gestora, essa evolução é fundamental. “Quanto tempo se gasta para imprimir, assinar, enviar o arquivo para outros validarem e, depois, ir até o cartório reconhecer firma? É um processo seguro? Quando utilizamos a tecnologia a favor dos negócios temos a possibilidade de eliminar etapas e otimizar ações e recursos”, ressalta. 

Assinatura digital

Assim, a validação e gestão digital são diferenciais decisivos para os empresários. A plataforma da Assine Bem é completa e permite criar padrões de textos e contratos com campos fixos e variáveis. Uma das principais vantagens é a possibilidade de coletar os dados automaticamente, levando para o sistema do usuário. Então, ela dispensa o uso de múltiplas planilhas de registro. Ainda pode ser integrada ao recurso já utilizado pela corporação. 

Com a criptografia, a segurança dos itens na hora da firma é garantida. Isso porque a ferramenta tranca o documento no momento da firma. Ele não poderá mais ser editado por nenhuma das partes. Portanto, é um método protegido para evitar fraudes. “Em apenas alguns cliques é possível firmar contratos com toda a proteção jurídica”, destaca Paula. 

A crise nos obriga a pensar diferente, sair da caixa e reinventar métodos. A Internet revolucionou a forma de se relacionar e, também, como fechamos novos negócios. Por isso, teste a ferramenta agora mesmo e surpreenda-se!