Assinatura digital é uma opção ecologicamente correta!

Assinatura digital é uma opção ecologicamente correta!

01/09/2021 | Vinícius Lima

Não é de hoje a discussão sobre o papel do homem na destruição dos recursos naturais e do meio ambiente. A discussão ganhou destaque recentemente com a divulgação de relatórios sobre o clima e alguns desastres naturais causados pelo aquecimento global. 

Preocupação com o tópico é grande

Nesse cenário de preocupação acerca do tema, a união de empresas, instituições e a população podem garantir melhores condições para o futuro e contenção dessa crise mundial. Para se ter uma ideia, segundo a Agência Internacional de Energia, as emissões de CO2 na Terra terão um aumento histórico em 2021. Será um acréscimo de 1,5 bilhão de toneladas apenas este ano. Isso é marcado, principalmente, pela demanda crescente de carvão no setor de energia. 

Assinatura digital como alternativa

Dentre as possibilidades para reduzir o impacto na devastação da natureza e até na emissão de gases na atmosfera está a assinatura digital. Isso porque a modalidade de validação virtual para signatários elimina a necessidade de utilizar papel, recurso obtido com o desmatamento de árvores. 

Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, a conta é lógica: “quanto mais árvores, mais oxigênio e menos gás carbônico”. Assim, empresas com fluxos de documentos intensos têm a alternativa de serem mais ecologicamente responsáveis e, além disso, otimizar processos. “Outros benefícios da ferramenta são a gestão facilitada dos registros, além de um arquivo digital com armazenamento em nuvem”, conta. 

Um ponto de extrema relevância é o fato de como, ainda mais nesse contexto de isolamento, ter documentos compartilhados via web também evita transportes físicos. “Em muitos casos, para fechar um negócio ou até contratar um profissional, era preciso o deslocamento de motoboys e etc.”, comenta. 

Relação benéfica para todas as partes

Assim, assinando digitalmente, é possível facilitar o processo e reduzir custos com envio dos papéis. “Muitas tratativas com clientes e gestão de talentos ficam mais rápidas e ágeis, inclusive. Ou seja, é uma relação de ganha-ganha para todos”, conclui a gerente. 

Até os resultados comerciais podem melhorar. Afinal, de acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), três em cada quatro brasileiros têm preferência em adquirir serviços e produtos de entidades as quais investem em projetos sociais ou ambientais. 

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