Assine digitalmente e poupe recursos da natureza

Assine digitalmente e poupe recursos da natureza

08/12/2022 | Pedro Fagundes

Sua companhia tem se atentado à pauta de bem-estar ecológico? Atualmente, para ser bem vista perante o mercado, uma empresa não pode se reter à boa produtividade ou eficiência de uma equipe. Deve-se, também, demonstrar interesse por questões as quais extrapolam a esfera laboral. No entanto, manter os olhos atentos à natureza vai além de uma simples vitrine. Trata-se de um compromisso global pela saúde e sobrevivência do planeta. Para lutar contra sua devastação, líderes mundiais agendam reuniões, traçam planos e implementam políticas. Todavia, essa diferença já pode começar a ser feita a partir do seu negócio. Quer descobrir como atingir esse objetivo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Compromisso com o ecossistema

Neste último mês, ocorreu em Sharm El Sheikh, no Egito, a 27° Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-27). O encontro anual é um dos principais palcos para o debate da relação do homem com o ecossistema. Pouco antes do evento, a intitulada International Business Report (IBR), da Grant Thornton, apontou como apenas 14% das corporações de médio porte relataram emanar, somente, as chamadas emissões de Escopo 3 – referentes ao lançamento indireto de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera. “Essa falta de compromisso não pode ser mais aceita. Por isso, é necessário investir em inovação a fim de achar alternativas para mitigar danos”, enfatiza a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

infográfico Níveis de emissão de gases de efeito estufa

De acordo com a mesma pesquisa, cerca de 35,2% das instituições afirmam utilizar de emissões dos Escopos 1 e 2 – relacionadas, respectivamente, à poluição direta, como a combustão estacionária, e indireta, associada, normalmente, ao consumo de energia elétrica – como requisitos obrigatórios para a sua atuação. Já 31,5%, também lidam com esse tipo de emanação, porém as enxergam como um fator voluntário – ou seja, capaz de ser substituído. Esses dados apenas são facilmente coletados, pois, em novembro de 2021, a declaração dos escopos passou a ser exigida como obrigatoriedade pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). Dessa forma, é possível realizar um monitoramento do contexto.

 

Vantagens atreladas ao bem-estar natural

A COP-27, realizada entre os dias 6 e 18 de novembro, em 2022, buscou reunir os principais chefes de estado do planeta a fim de pensar estratégias para combater as alterações climáticas e degradações ecossistêmicas. Para tanto, visa-se cumprir as metas ambientais delimitadas pelo Acordo  de Paris, em 2015. Em linhas gerais, o esforço resume-se em diminuir a difusão dos GEEs, a fim de reduzir a temperatura média da Terra em dois graus Celsius. “Para atingir o Net Zero, é preciso começar de algum ponto. Na Assine Bem, encontramos a resposta na disponibilização das assinaturas digitais. Com elas corta-se, de uma vez, a produção de tinta e papel”, explica Paula.

O segredo reside em convencer o empresariado dos benefícios vigentes a uma revolução tecnológica verde. Não raramente, a mentalidade dos grandes CEOs ainda está enraizada em um passado desacostumado a lidar, frequentemente, com a sensibilidade desses tópicos.  Entretanto, a chave está no fato da sustentabilidade representar outras vantagens para além do esforço de diminuir a depredação do biossistema. No caso da Assine Bem, com a rubrica virtual, é possível ganhar em tempo, custo e eficiência. Graças ao sistema, todos os documentos são organizados em nuvem. Esse procedimento elimina o gasto com materiais e auxilia na pesquisa da papelada, pois fornece um mecanismo de busca capaz de selecionar o título da sua escolha”, destaca a gerente.

O deslocamento é outro fator aprimorado pela assinatura digital. Com o programa, não haverá mais a necessidade de contratar um serviço de entregas para transportar a papelada de um lado a outro. As rodovias, hidrovias ou, até mesmo, os céus são aqui substituídos pelo universo virtual. Os arquivos abandonam o físico para se locomover, na instantaneidade de um clique, por meio da Internet. Dessa forma, derruba-se inúmeros impedimentos e burocracias. Com um simples e-mail, é possível acessar, ao mesmo segundo, um colaborador em viagem na China e outro sentado no escritório, em São Paulo. Diminui-se, portanto, a emissão de GEEs, lançados pelos veículos, reduz-se gastos com combustível e subtrai o período de envio.

 

Transformações na mentalidade

Esse ímpeto de mudança – impulsionado pelos benefícios vigentes ao produto – responde aos ideais propagados pela sigla ESG (governança ambiental, social e corporativa). No entanto, apesar de oferecer inúmeras contribuições a quem a adota, tanto no âmbito empresarial quanto social e ecologicamente, esse não é um caminho simples de ser seguido. A exigência de diversos padrões para a atuação – voluntários e obrigatórios – e uma orientação ocupacional defasada transformam uma boa intenção em algo volátil, ou seja, com baixo poder de convencimento. A fama dessas três palavras não pode se reter a uma capa de revista ou matéria televisiva, ela precisa ser levada adiante como um compromisso. 

O cenário pode ser visto, por muitas entidades, como desafiador, no entanto, devido à presença de companhias como a Assine Bem, acende-se uma luz capaz de orientar um norte a quem não sabe por onde começar. Sustentabilidade é um ideal amplamente propagado e, à primeira vista, desejado pelo cotidiano dos empreendimentos. No entanto, o revés reside no pontapé inicial. Desbravar, sozinho, um novo campo é uma missão espinhosa para se traçar. “Muitas vezes, falta conhecimento e técnica para implementar uma preocupação real do estabelecimento. Isso pode ser especialmente difícil para firmas de médio porte. Por falta de recursos, cumprir requisitos os quais exigem investimento imediato de capital torna-se um bloqueio”, finaliza Paula.

 

Gostou do conteúdo apresentado? Esperamos ter aberto os seus olhos para a primordialidade de ajudar o biossistema e como ele pode te auxiliar a poupar recursos. Deixe-se contaminar pela renovação a qual nos guia, passo a passo, desde o início. Transformar o planeta não é tarefa fácil, no entanto, frente a um período repleto de barreiras, mostra-se extremamente essencial. Logo, adote pensamentos contemporâneos, saia do abstrato, ponha a mão na massa e invista em tecnologia. A partir disso, a imagem do seu negócio só tem a crescer. Vença a inércia e avance em direção ao sucesso!

Para conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha já o seu teste grátis e disponha de dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!