Acordo inteligente: 5 ferramentas para facilitar negociações

Acordo inteligente: 5 ferramentas para facilitar negociações

02/07/2025 | Larissa Almeida

No cenário corporativo atual, marcado por velocidade, conectividade e competitividade, o modo como as empresas negociam está cada vez mais remoto e tecnológico. A substituição de processos manuais e presenciais por soluções digitais automatizadas têm permitido interações mais ágeis, transparentes e seguras. Então veja, nesta matéria, cinco ferramentas capazes de tornar os acordos da sua empresa mais inteligentes.

 

Por que digitalizar processos na minha empresa? 

 

Conforme um estudo da Mckinsey, empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA (Lucros antes dos juros, tributos, depreciação e amortização) até três vezes superior em comparação às demais companhias. “Atualmente a facilidade vende. Ela entrega não só melhorias na dinâmica dos colaboradores, mas também acessibilidade para clientes e fornecedores. Quando se trata de formalizações, a tecnologia demonstra um imenso potencial para desburocratizá-las”, observa Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Como formalizar acordos com rapidez? 

Para levar a modernidade em cada etapa, o empresário listou cinco tecnologias indispensáveis para facilitar suas negociações. Confira: 

  1. Chamada de vídeo

A videoconferência tornou- se o novo padrão para reuniões comerciais. Com esse recurso é possível discutir estratégias com tomadores de decisão em qualquer lugar. “Um dispositivo com acesso à Internet já garante economia de tempo e despesas com deslocamento. Além disso, gravar e transcrever automaticamente as reuniões oferece mais controle sobre a discussão e o tema acordado”, comenta o executivo. 

  1. Assinatura digital

A assinatura digital é uma das ferramentas mais importantes na transformação dos acordos. Além de eliminar o papel, essa tecnologia oferece criptografia avançada e autenticação de identidade, garantindo validade jurídica e conformidade com legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para Mencaci, a modernização gerada por esse instrumento é a principal facilitadora dos negócios. “A rubrica eletrônica tirou diversas barreiras para a formalização de um acordo. Agora, basta enviar um link para os signatários e aguardar a validação. Isso exclui a necessidade de agendar reuniões presenciais, ir em cartório, enviar papéis por correio e aguardar o retorno”, relembra o especialista. 

  1. Plataforma em nuvem

A centralização de arquivos em ambientes digitais na nuvem não apenas facilita o acesso remoto, como também previne falhas comuns relacionadas a versões conflitantes de arquivos. “Ter a capacidade de compartilhar documentos em tempo real e com controle de permissões melhora a comunicação e acelera decisões estratégicas nas empresas”, acrescenta o CEO

  1. Documentos rastreáveis

A rastreabilidade documental é fundamental para a segurança e assertividade nas negociações. Plataformas com esse recurso permitem acompanhar todas as interações com o documento, quem acessou, qual página parou e onde ficou por mais tempo na leitura. “O vendedor consegue compreender a trajetória do cliente e com diferentes dados, e estabelecer um diálogo pontual”, diz o empresário.  

  1. Inteligência artificial para resumo de contratos

Contratos extensos e técnicos geralmente atrasam são um gargalo nas negociações. Com a ajuda da inteligência artificial, é possível gerar resumos automáticos e precisos, destacando cláusulas-chave, prazos e obrigações com base no contexto do negócio.

“Modernizar as etapas de negociação com tecnologia deixa de ser uma escolha e passa a ser vantagem competitiva”, ressalta o representante da Digital Helper + Assine Bem. Empresas com essas ferramentas estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado com agilidade, precisão e segurança.

 

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