A preocupação com fraudes no Brasil cresceu significativamente. Em apenas 12 meses, 58% das empresas relataram maior atenção a esse problema, de acordo com uma pesquisa da Serasa Experian. O aumento é ainda mais acentuado entre os grandes negócios, com 68% deles demonstrando aflição nesse sentido. A questão está logo atrás de "conquistar mais clientes" como o principal objetivo dos executivos para 2024.
Com o avanço da digitalização, vieram as ameaças constantes. Segundo o levantamento, a prioridade dos investimentos em proteção subiu do quinto lugar, em 2023, para o terceiro, em 2024. Os maiores medos incluem vazamento de dados dos consumidores (49%), perdas financeiras (48%) e divulgação de informações próprias (39%).
Importância da proteção nas empresas
De acordo com o diretor de prevenção e autenticação à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, a tecnologia trouxe muitos benefícios, mas também abriu portas para golpistas. “Hackers e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, é preciso reconhecer a importância da segurança para mitigar riscos”.
O CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, reforça: "estamos comprometidos em fornecer soluções de ponta para resguardar dados e operações. Ainda, garantimos autenticidade e segurança em cada transação". Aqui estão algumas práticas recomendadas:
Gestão de documentos: localize arquivos assinados facilmente e gerencie todo o ciclo de vida deles.
Assinatura digital com validade jurídica: essa alternativa possui validade jurídica, garantindo segurança e autenticidade.
Ferramenta de visto e assinatura em lote: facilite processos internos solicitando vistos antes da conclusão do acordo e assine múltiplos documentos de uma só vez.
Dicas para consumidores e empresas
Para manter a segurança e evitar riscos, tanto as corporações quanto os indivíduos podem adotar medidas de proteção. Confira algumas dicas:
Para consumidores:
Segurança de dados: utilize senhas fortes e mantenha seus documentos e dispositivos seguros.
Desconfie de ofertas suspeitas: ofertas com preços muito abaixo do mercado podem ser tentativas de fraude.
Cuidado com links e arquivos: não clique em links desconhecidos e desconfie de arquivos recebidos por redes sociais.
Cadastre chaves Pix com segurança: confie apenas nos canais oficiais dos bancos.
Monitore seu CPF: verifique regularmente para garantir que não foi vítima de fraude.
Para empresas:
Análise de compras: invista em camadas preditivas para analisar o comportamento dos clientes.
Verificação de cadastros: atualize as informações para verificar a veracidade.
Mencaci acrescenta: "investir nessas soluções é fundamental para a sustentabilidade e a confiança das organizações”. Na Assine Bem, a experiência segura é garantida ao usuário.
Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem
Serviço: Fraudes são pesadelos para os empresários