A tecnologia é um recurso fundamental para o cotidiano corporativo. As ferramentas desenvolvidas na área digital tornaram-se indispensáveis para qualquer segmento do mercado. Dessa forma, o campo de Recursos Humanos (RH) não ficou de fora do seu impacto. Assim, a assinatura digital surgiu para transformar o manuseio de documentos, desse departamento, no meio virtual. Então veja, nesta matéria, quais as vantagens da integração do mecanismo com os processos administrativos de uma empresa.
A automação de processos é essencial para o RH
Nessa área, os profissionais executam inúmeras atividades e muitas envolvem documentações. Antes, com a impressão delas, as relações eram mais burocráticas. No entanto, atualmente, o meio digital tem impactado positivamente os negócios. “O setor de RH também alcançou a automação dos procedimentos. Dessa maneira, os compromissos ficam mais flexíveis, as contratações rápidas e dinâmicas, reduz as tarefas repetitivas e gera uma economia de tempo e insumos”, revela.
Conforme uma análise da Quixy, 58% dos colaboradores de RH precisam se concentrar na papelada e nos processos de integração. Isso reduz a capacidade de oferecerem uma experiência centrada no ser humano para as novas contratações. Em outra pesquisa, da Nucleus Research, as organizações com sistema de automatização pouparam seu tempo em até 90% nas obrigações administrativas.
Quais atividades do RH podem ser automatizadas?
De acordo com um levantamento da Mckinsey, 56% das ações nesse campo podem ser atualizadas para essa metodologia, sem alterações drásticas no funcionamento da organização. “Nesse âmbito, os especialistas desenvolvem diversas funções, como a seleção de candidatos, contratos, treinamentos, avaliações de desempenho, entre outras. Quando a ferramenta certa é aplicada, todas elas podem ser aprimoradas com sucesso”, observa o executivo.
O que é a assinatura digital?
No ecossistema empresarial a exigência de uma assinatura é um processo comum no dia a dia dos trabalhadores. Em suma, o artifício é um software capaz de armazenar um arquivo com a necessidade de rubrica e enviá-lo, eletronicamente, para quem precisa validar. Assim, após algumas etapas de identificação, o aceite passa a valer como o tradicional preenchimento à caneta.
Ela pode ser usada por todos e em diversos aparelhos, como o celular, tablet ou computador. Tudo começa por meio de uma escritura já computacional, o seu acesso é destinado para as pessoas envolvidas no arquivo. Esse, por sua vez, é enviado para os remetentes por meio de um link no WhatsApp, SMS ou e-mail. A seguir, basta entrar no endereço e realizar as etapas de verificação para garantir a identidade do assinante e não comprometer a segurança dos elementos.
A assinatura digital aplicada aos contratos gera mais automação para o RH
A forma como as companhias conversam no mercado sofreu uma mudança significativa. A adoção da flexibilidade na gestão de um corporação tornou-se obrigatória, principalmente após a ascensão das jornadas remotas e híbridas. Dessa maneira, o empresário, Mencaci, compartilha como o uso da assinatura digital é útil para adaptar o fluxo de contratos a essa realidade. “Não faz sentido, nessa realidade, deixarmos a papelada apenas para ser desenvolvida fisicamente. A integração com a Assine Bem é uma maneira de garantir a rubrica com rapidez, segurança e acessibilidade. As documentações são encaminhadas e podem ser validadas de qualquer lugar, sem a necessidade de envios ou agendamento de reuniões”, finaliza.
Gostou do conteúdo? Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades das ferramentas da Assine Bem, o site tem outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.